Pular para o conteúdo

Vacina BCG – Informação importante

08/06/2022

Após orientação de racionamento da BCG pela Secretaria de Saúde da Bahia, vacina será aplicada em dias e horários específicos em LEM

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, informa que com a redução do fornecimento das vacinas BCG por parte do Ministério da Saúde, alguns estados já começaram o racionamento do imunizante, inclusive a Bahia. A situação de instabilidade, segundo o Ministério, deve se estender pelos próximos sete meses.

Informa ainda que seguindo orientação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a vacinação da BCG em Luís Eduardo Magalhães será realizada em três dias da semana e em duas unidades de saúde. Confira:

Dias  Segunda, quarta e sexta-feira.

Unidades de saúde Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá (para os recém nascidos) e no posto do Mimoso 1 (das 8h às 13h).

A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG.

A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

Transmissão:

Pessoas saudáveis e infectadas podem não apresentar sintomas e, mesmo assim, transmitirem a bactéria. O contágio se dá de uma pessoa para a outra, através de gotículas de saliva da garganta. O compartilhamento de objetos não oferece risco. Pessoas com o sistema imunológico comprometido têm mais chance de desenvolver a doença, em especial, a forma grave e generalizada.

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos de idade. A vacina, em dose única, é oferecida, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: