Pular para o conteúdo

Ex-policial que assassinou George Floyd recebe nova condenação de 20 anos nos EUA

08/07/2022

Derek Chauvin, ex-policial que está preso por assassinar George Floyd em maio de 2020, em Minneapolis (EUA) recebeu uma nova condenação nesta quinta-feira (7). As informações são do jornal O Globo.

Ex-policial de Mineápolis Derek Chauvin durante audiência em tribunal de Mineápolis

© Fornecido por IstoÉ. Ex-policial de Mineápolis, Derek Chauvin, durante audiência em tribunal de Mineápolis.

Chauvin tinha sido condenado a 22 anos e meio de prisão pelo crime. Agora, recebeu uma pena de mais 20 anos em regime fechado por ser considerado culpado por violar os direitos civis de Floyd.

O ex-policial costumava se declarar inocente das acusações, mas em dezembro de 2021 ele reconheceu a culpa pelo crime. Especialistas viram a estratégia como uma forma de evitar uma possível prisão perpétua.

Inicialmente, os promotores tinham pedido uma pena de 25 anos de prisão e mais 5 anos em liberdade condicional, alegando que o ex-policial abusou da autoridade ao colocar o joelho no pescoçod e George Floyd por quase 10 minutos. A defesa, porém, pediu uma pena de 20 anos, a mínima prevista no acordo judicial.

George Floyd morreu acusado de usar uma nota falta de 20 dólares. Sua morte, em 2020, foi gravada em um celular e amplamente divulgadas nas redes sociais. O caso desencadeou uma onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos e alertas sobre a violência policial no país, tornando-se até mesmo debate central nas eleições presidenciais daquele ano.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: