Pular para o conteúdo

Ayres Britto diz que as Forças Armadas ‘não têm nada a ver’ com a eleição: ‘Isso não é uma republiqueta’.

17/07/2022

Biografia do ex-ministro do STF Ayres Britto - Estudo Prático

‘Em nenhum país civilizado Força Armada é mentora, cabeça, guia, condutora de processo eleitoral’, afirmou a CartaCapital o ex-ministro do STF.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto afirmou, nesta sexta-feira 15, não haver espaço para atuação eleitoral das Forças Armadas sem requisição do Tribunal Superior Eleitoral. Ele também defendeu que o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, compreenda a natureza civil do cargo que ocupa.

Ayres Britto presidiu o STF entre 2012 e 2014. Em entrevista a CartaCapital no YouTube, ele declarou que o ministro da Defesa e as Forças – Exército, Marinha e Aeronáutica – “não têm de cobrar nada do TSE e da Justiça Eleitoral”.

“Ainda que seja um militar no exercício do cargo, está exercendo um cargo civil”, reforçou. “É um ministério. Não temos ministérios militares no Brasil atualmente. É ministro de Estado. Defesa não é ataque, não é agressão. Defesa é resguardo, é anteparo, é proteção. Parece estar havendo uma confusão elementar.”

Da Carta Capital

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: