
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o candidato com maior índice de rejeição, seguido de Ciro Gomes (PDT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com novo levantamento do Genial/Quaest, divulgado nesta quarta-feira (31/8), o chefe do Executivo Federal tem 56% de rejeição entre os entrevistados.
Ciro, que aparece na terceira posição nas pesquisas de intenções de voto, tem 48% de rejeição. O petista, líder dos levantamentos sobre a intenção de votos para a presidência, tem 43% de rejeição.
Esta é a primeira pesquisa Genial/Quest após as sabatinas dos candidatos no Jornal Nacional da TV Globo, início da propaganda eleitoral gratuita e do debate com os presidenciáveis realizado nos estúdios da TV Bandeirantes.
O estudo ouviu 2 mil pessoas maiores de 16 anos entre os dias 25 e 28 de agosto em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de 2%, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00585/2022.
Larga vantagem mantida.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto na corrida ao Palácio do Planalto. Na sequência, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%. É o que indica a pesquisa Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira (31/8).
No último levantamento, do dia 17 de agosto, o petista contava com 45%, contra 33% do candidato à reeleição. A diferença de 12 pontos se manteve.
Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar com 8%. Em seguida, aparece a senadora Simone Tebet (MDB), com 3%. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) têm 1%.
Felipe D’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Roberto Jefferson (PTB), Soraya Thronicke (União Brasil), Leonardo Péricles (UP) e Constituinte Eymael (DC) não chegaram a pontuar.
Em caso de segundo turno entre os líderes da pesquisa, Lula aparece com 51% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro. O candidato petista “herda” 48% dos eleitores de Ciro, 32% de Tebet e 26% de outros candidatos.
Já o atual presidente fica com 20% dos apoiadores do pedetista, 16% da senadora e 45% dos outros.
Depois dos debates
Esta é a primeira pesquisa Genial/Quest após as sabatinas dos candidatos no Jornal Nacional, TV Globo, início da propaganda eleitoral gratuita e do debate com os presidenciáveis realizado nos estúdios da TV Bandeirantes.
O estudo ouviu 2 mil pessoas maiores de 16 anos entre os dias 25 e 28 de agosto em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de 2%, para cima ou para baixo, e possui um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00585/2022.
