Pular para o conteúdo

Ipespe/ABRAPEL: Lula tem 53% dos votos válidos, Bolsonaro tem 47%.

18/10/2022

A nova pesquisa Ipespe/ABRAPEL divulgou nesta terça-feira, 18, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança para o segundo turno das eleições, com 53% dos votos válidos. O chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 47%. Realizada entre os dias 17 e 18 de outubro, o levantamento mensurou o impacto do debate na Band TV sobre as intenções de voto do eleitorado.

Nos votos totais – aquele em que se considera brancos, nulos e indecisos –, Lula tem 49%, enquanto Bolsonaro aparece 43%. Os votos brancos e nulos 6% e os que não sabem ou não responderam são 2% do total de entrevistados.

Considerando a pesquisa espontânea, o petista continua na frente, com 46%, e Bolsonaro, com 42%. Neste caso, os brancos, nulos chegam a 7% e indecisos marcam 5%.

Na pesquisa de expectativa de vitória, independente da escolha de voto, 53% dos entrevistados esperam a vitória do ex-presidente Lula. Apenas 37% esperam a vitória do presidente Jair Bolsonaro e 10% não sabem ou não responderam.

Debate e interesse eleitoral

O levantamento ainda mostrou uma ligeira queda no interesse pela eleição presidencial, em comparação com a sondagem da semana passada. O percentual passou de 81% de pessoas com muito ou algum interesse em votar para 78%.

A pesquisa Ipespe/Abrapel também mediu o impacto do debate. Entre os que assistiram ou ouviram falar do evento, houve empate técnico entre os candidatos à Presidência. Jair Bolsonaro atingiu 42% na pesquisa espontânea e Lula, 41%. Não souberam responder 7% dos entrevistados e 10% acreditam que nenhum dos candidatos ganhou o evento.

Foram consultados 1.100 eleitores de todo o País por telefone entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e a taxa de confiança é de 95,45%. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-06307/2022. O levantamento foi contratado pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Eleitorais (Abrapel).

Do Estadão, editado.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: