Pular para o conteúdo

Encontro fortalece bovinocultura de leite no Oeste da Bahia 

29/11/2022

Representantes do Governo do Estado, prefeituras municipais, empresas privadas e cooperativas e associações da agricultura familiar iniciaram, nesta terça-feira (29), o IV Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Estado da Bahia, em Barreiras.  

A abertura do evento teve a presença do gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, que comentou os avanços da agricultura familiar na bovinocultura de leite, graças aos investimentos na base de produção e na agroindustrialização dos produtos derivados do leite. 

“A agricultura familiar na Bacia do Rio Grande e na Bacia do Rio Corrente tem avançado graças ao modelo de desenvolvimento implementado pelo Governo do Estado, que investiu esforços com os consórcios públicos municipais e as cooperativas e associações, para fortalecer a bovinocultura de leite aqui na região. Então, temos emponderado esses parceiros para que, através do desenvolvimento local, com a assistência técnica, possamos consolidar e alargar as experiências exitosas que já temos”, comentou o secretário. 

Uma dessas experiências positivas é da Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), que recebe investimentos de R$ 5,1 milhões, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR). O diretor comercial da Cooperleite, Josafá Jesus, agradeceu o apoio do Estado. “Desde 2018, que a gente tem passado por uma revolução, com produtores buscando o melhoramento genético e aumentando a produção de leite, com um resultado acima do esperado”. 

Para avançar ainda mais com a produção de leite na região, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, presente ao Encontro, informou o início das obras para a construção de um laticínio, via Bahia Produtiva, no valor de R$ 2,2 milhões para favorecer o beneficiamento e comercialização dos produtos da Cooperleite. “Primeiramente, nós investimos com equipamentos para fortalecer a base de produção. Foram máquinas, equipamentos e ordenhadeiras para aumentar a produção de leite. E, agora, nessa semana, começa a construção do laticínio, que vai ter uma capacidade instalada de 10 mil litros de leite por dia”, anunciou Wilson Dias. 

O IV Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Estado da Bahia segue discutindo alternativas para aumento da produção leiteira, de forma on-line e presencial, em Barreiras, até a próxima quarta-feira (01/12) 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: