Pular para o conteúdo

Refinaria de Mataripe completa um ano de privatização com a gasolina 6,2% mais cara que a da Petrobrás.

24/12/2022

Mubadala Capital assume controle da Refinaria de Mataripe na Bahia - Comunicação | Acelen - Energia para acelerar

Escrito por  Rosangela Buzanelli Torres

Os fatos comprovam a cada dia que privatizar faz mal ao Brasil e defender a Petrobrás é defender o Brasil.

Fez um ano neste mês de dezembro que a Refinaria Landulpho Alves, a Rlam, foi privatizada. E esse tempo foi mais que suficiente pra confirmar aquilo que a gente já vem alertando: a privatização não é a solução para o alto custo dos combustíveis. Ao contrário, esse processo facilita a criação de monopólios regionais, que resultam no aumento dos preços e no custo de vida, impactando a inflação e o bolso da população brasileira.

Refinaria privatizada decide exportar e deixa navios sem | Geral

Um estudo apresentado pelo Observatório Social do Petróleo deixa evidente esse cenário. O levantamento mostra que em 12 meses sob gestão privada, a refinaria baiana vendeu gasolina a um preço, em média, 6,2% mais caro do que o cobrado pela Petrobrás. Em relação ao diesel S-10, o valor ficou 2,6% acima da média da estatal.

Os dados indicam ainda que a Acelen, gestora da Refinaria de Mataripe, manteve os preços herdados da Petrobrás somente no primeiro mês de administração, aumentando, a partir de então, para valores acima do PPI (Preço de Paridade de Importação), política de cálculo dos combustíveis definida pelo governo para a Petrobrás.

O levantamento também indica que a Refinaria de Manaus, Reman, que teve sua venda finalizada em 30 de novembro, deve seguir o mesmo caminho da refinaria da Bahia. No dia seguinte à conclusão do negócio com a Petrobrás, o preço do gás de cozinha produzido pela unidade manauara foi reajustado em 93 centavos por quilo. A Reman é a única produtora de gasolina no Norte do país, responsável pelo atendimento dos estados do Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.

Os fatos comprovam a cada dia que privatizar faz mal ao Brasil e defender a Petrobrás é defender o Brasil.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: