Pular para o conteúdo

Serviços públicos do Brasil enfrentam ‘ameaça muito real de colapso’, diz Lula.

29/12/2022

Luiz Inácio Lula da Silva gesticula com a mão direita enquanto fala em um microfone de mão

Fotografia: Nelson Almeida/AFP/Getty Images

Presidente eleito diz que equipe de transição descobriu que ‘coisas mais simples não estão sendo feitas’ como resultado da má gestão de Bolsonaro.

De em São Paulo, para The Guardian

Os serviços públicos no Brasil enfrentam uma “ameaça muito real de colapso” como resultado da má gestão do governo de extrema-direita cessante, e a nova administração terá uma “tarefa hercúlea” ​​na reconstrução de instituições danificadas, principalmente nas áreas de saúde, educação e meio ambiente, disse o presidente eleito do país.

Luiz Inácio Lula da Silva venceu o titular de extrema-direita, Jair Bolsonaro, em uma eleição acirrada em outubro e deve assumir o poder em 1º de janeiro.

Nas semanas desde a vitória de Lula, sua equipe de transição vem avaliando a tarefa que tem pela frente, e o líder esquerdista, que chamou o mandato de Bolsonaro de “uma tempestade de fascismo”, disse estar chocado com o que encontrou.

“Não pretendo fazer um grande escândalo sobre isso; Só quero que o povo brasileiro saiba a tarefa que estamos enfrentando”, disse Lula na quinta-feira. “Depois de um mandato de quatro anos, encontramos o governo na penúria, com as coisas mais simples não sendo feita, porque o presidente preferiu mentir para sua bolha a governar este país.”

O relatório de transição dizia: “O desmonte do Estado e a desorganização das políticas públicas são profundos e generalizados, e têm consequências em áreas essenciais tanto para a vida das pessoas quanto para o rumo que este país está tomando. , educação, preservação do meio ambiente, geração de trabalho e renda, combate à pobreza e à fome, entre outros.

O vice-presidente de Lula e chefe de transição, Geraldo Alckmin, disse que a educação foi particularmente afetada, com livros didáticos que serão usados ​​no próximo ano ainda precisam ser editados, o número de crianças na escola caiu em relação aos anos anteriores e os recursos para serviços essenciais, como os jantares escolares não são suficientes para atender à demanda. A educação universitária estava “quase em estado de colapso”, acrescentou.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: