Pular para o conteúdo

Três níveis federativos comprometidos com o rescaldo da tragédia do Litoral Norte de SP

20/02/2023

Em pronunciamento conjunto após reunião em São Sebastião, no litoral de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciaram medidas para a região afetada pelas fortes chuvas do último final de semana.

Lula enalteceu a colaboração entre as três esferas de poder – União, governo estadual e municipal – para superar a tragédia. “Nós estamos juntos, acabou a eleição. Ele tem a obrigação de governar o estado de São Paulo, ele a cidade de São Sebastião e eu de governar o país. Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor, é por isso que precisamos estar juntos, para compartilhar as coisas boas e ruins. Juntos, seremos mais fortes e São Sebastião será recuperada.”

“Um governador, um presidente e um prefeito, sentados à mesa, com um microfone, em função de uma coisa comum, que atinge todos nós. É uma demonstração de que é possível exercemos nossa função na democracia, mesmo quando pensamos ideologicamente diferente, o bem comum do povo é mais importante que nossas divergências”, completou Lula.

Freitas aproveitou o encontro para anunciar a transferência da sede do governo para o município. “Estamos aqui em São Sebastião hoje o dia todo e também ficaremos o tempo que for necessário. Transferi meu gabinete ao litoral norte para tomarmos todas as providências. Nossa ideia é atuar em colaboração com a prefeitura, estendendo a mão e acompanhando o trabalho aqui de perto e pessoalmente.”

Lula se comprometeu com a recuperação da principal via de acesso à cidade, que foi invadida por lama e está com diversos trechos interditados. “Fiz questão de vir aqui e trazer um conjunto de ministros para assumirmos um compromisso de governo com São Sebastião. Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura”, disse.

Nesta segunda-feira, o governo de São Paulo, em publicação no Diário Oficial, declarou três dias de luto oficial, “em manifestação de profundo pesar pelas vítimas das fortes chuvas que atingiram os Municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nas últimas horas.”

Emergência - Chuvas no litoral norte de São Paulo

Chuvas no litoral de São Paulo

Leia mais sobre a tragédia no Litoral Norte de São Paulo, onde 40 mortes já foram confirmadas e existe uma lista de 50 desaparecidos. Os danos materiais ainda são avaliados, mas exigirão investimentos pesados na recuperação de cidades e estradas.

Bolsa Família será adiantado para vítimas da chuva do litoral de SP

Ministério do Desenvolvimento Social está em contato com líderes locais para providenciar entrega de cestas de alimentos, colchões e outras necessidades.

Haddad manda doar itens apreendidos pela Receita ao litoral paulista

Segundo o ministro, são mais de R$ 11 milhões em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal, material de limpeza e utensílios de cozinha.

Governo vai liberar FGTS para moradores de áreas afetadas por chuvas

Em visita ao Guarujá, Simone Tebet disse ainda que, entre as prioridades do governo federal, está a recuperação de estradas danificadas pelos temporais.

Centro de monitoramento emitiu alertas três dias antes dos temporais.

“Quinta-feira passada, nós já tínhamos certa confiabilidade da previsão. Pensamos que algum evento extremo ia acontecer no litoral de São Paulo”, diz coordenador do Cemaden.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: