A delação premiada de Paulo Roberto Costa pode interromper eleições?

Paulo Roberto, em Foto de Luiz Marenco, da Folhapress
Paulo Roberto, em foto de Luiz Marenco, da Folhapress

Por Mario Cesar Carvalho, da Folha de São Paulo

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa aceitou fazer na tarde desta sexta-feira (22) um acordo de delação premiada com procuradores que atuam na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, para deixar a prisão.

Costa é considerado uma bomba política pelos contatos que tinha. Ele foi indicado em 2004 para a diretoria da Petrobras pelo PP, obteve posteriormente o apoio do PT e tinha trânsito no PMDB. Ao mesmo tempo, tinha contato com a cúpula das maiores empreiteiras do país. Ficou no cargo até 2012.

Ele teria dito na prisão que se contasse tudo o que sabe à Justiça não haveria eleições neste ano.

A decisão sobre a delação ocorreu no mesmo dia em que a Justiça autorizou operações de busca e apreensão em 13 empresas no Rio de Janeiro que pertencem a uma filha, um genro e um amigo de Costa.

Delação premiada ou colaboração com a Justiça é um recurso no qual um réu fornece informações para a Justiça em troca de uma pena menor. No caso de Costa, sua família quer que ele deixe a prisão o mais rapidamente possível.

Uma nova advogada, especializada em delação premiada, foi enviada pela família a Curitiba para discutir os termos da delação. Beatriz Catta Preta, a defensora escolhida pelos familiares, já cuidou da colaboração dos doleiros Raul Srour e Richard Andrew de Mol van Otterloo.

O advogado que defendia Costa, Nelio Machado, deixou o caso por discordar da estratégia da família. “A defesa do Paulo Roberto é absolutamente viável. Estão trocando uma defesa certa por uma aventura”, disse Machado à Folha.

O ex-diretor da Petrobras foi preso pela segunda vez no dia 11 de junho, após as autoridades da Suíça informarem a Justiça brasileira que ele tinha contas com US$ 23 milhões naquele país. Ele havia sido preso inicialmente em 20 de março sob acusação de ocultar provas, mas foi liberado 59 dias depois por decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.

Costa foi diretor da Petrobras no período em que a estatal começou uma de suas maiores obras, a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que já consumiu US$ 18,5 bilhões (R$ 42,2 bilhões). A construção de Abreu e Lima estava subordinada à diretoria ocupada por Costa na Petrobras.

Ele é réu em um processo sob acusação de ter superfaturado contratos da refinaria e o valor a mais pago teria retornado a ele como propina. O doleiro Alberto Youssef, preso junto com Costa, é acusado de cuidar da lavagem do dinheiro recebido como suborno.

Na única entrevista que deu após a sua primeira prisão, à Folha, Costa negou que houvesse superfaturamento e suborno em contratos da Petrobras.

A Folha revelou no dia 10 de agosto que Youssef também queria colaborar com a Justiça por não ver saída jurídica para o seu caso tamanha é a quantidade de provas contra ele.

O doleiro é réu em 12 processos e pode ser condenado a mais de cem anos de prisão. No caso de Youssef, porém, havia resistência dos procuradores porque eles não confiam no doleiro e já tinham documentos para provar uma plêiade de crimes contra ele.

920x180

Começa amanhã o Rally dos Sertões. Turismo ganha com a competição

 

João Antonio Franciosi, piloto de Luís Eduardo Magalhães
João Antonio Franciosi, piloto de Luís Eduardo Magalhães

Começa neste sábado (22) a 22ª edição do Rally dos Sertões, o segundo evento da categoria, atrás apenas do rali Dakar. Neste ano, os competidores largarão de Goiânia (GO) e atravessarão 2,6 mil quilômetros divididos em sete etapas até a linha de chegada, em Belo Horizonte (MG), programada para o próximo dia 30.

A expectativa é que entre pilotos, jornalistas, equipes de apoio, organização, produção e logística, uma caravana de aproximadamente duas mil pessoas atravesse os municípios, movimentando o turismo e a economia local. “O evento ajuda a promover o turismo nacional e estimula a competitividade dos destinos”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

A competição deve acrescentar cerca de R$ 100 milhões à economia das cidades visitadas, quase o dobro do ano passado – e movimentar toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, que vai do vendedor de rua aos meios de hospedagem, segundo estimativas de Carlos Ronay, coordenador do Rally dos Sertões em Goiás.

Dos sete municípios pelos quais o Sertões passará, três serão sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições. Além do Brasil, mais nove países terão representantes na competição: África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai.

Veja aqui a lista extra-oficial de participantes da versão 2014 da competição. 

 

Correios estão com falta de jegues?

correios

Luís Eduardo Magalhães, o município, está no extremo Oeste da Bahia. Mas nada justifica o fato de que um objeto complete hoje 7 dias de viagem entre Salvador e a cidade. Ou está vindo via jegue ou é o tradicional desmazelo com que os Correios tratam o consumidor. E os petistas ainda falavam, na campanha de 2010, em evitar privatizações nas estatais.

 

A2 escadas

 

cardápio - hashi 2014

Agricultores e Senar abrem trabalhos do Programa Jovem Aprendiz Rural em Barreiras

Abertura das aulas do curso jovem aprendiz senar_20.08.14

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e os agricultores do oeste da Bahia abriram nesta quarta-feira (20), os trabalhos da segunda turma do curso do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural, que tem o objetivo de capacitar jovens entre 18 e 24 anos para atuarem em propriedades rurais na região. No primeiro de dia, se apresentaram 52 estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), que vão se dividir em turmas específicas para o cultivo de algodão e grãos. Eles receberam, na oportunidade, kits com livro didático, bloco, camisa, boné e caneta.

Os jovens foram contratados, com as carteiras de trabalho registradas, por 34 empresas da região, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e as associações de classe como Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Federação da Agricultura da Bahia (Faeb) e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras. As empresas estão cumprindo a legislação trabalhista que determina que empresas de médio e grande porte devem contratar o número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e máximo de 15% do seu quadro de funcionários. Continue Lendo “Agricultores e Senar abrem trabalhos do Programa Jovem Aprendiz Rural em Barreiras”

Dilma diz que implantou 23 mil km de linhas de transmissão de energia. Foi um pouco menos: 16,7 mil km.

Termelétrica Eneva
Termelétrica Eneva, em Itaqui

O blog Preto no Branco, do jornal O Globo, diz que Dona Dilma ampliou um pouco, na propaganda política, as obras do Governo Federal para transmissão de energia elétrica.

Na tarde desta quinta-feira, 21 de agosto, o terceiro programa eleitoral de TV da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, informou que:

Segundo relatório oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) referente a 2012, em 2010, ao fim do governo Luiz Inácio Lula da Silva, portanto, o Brasil tinha um total de 95.915 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica.

Em 2011, segundo o mesmo documento, o país já tinha 98.587 quilômetros.

Em 2012, 101.669.

Em 2013, segundo dados da assessoria de imprensa da Aneel, o Brasil tinha 111.669 quilômetros de linhas de transmissão.

Então se pode dizer que, nos três primeiros anos do governo Dilma, foram implantados 15.754 quilômetros de linhas de transmissão.

No site da agência reguladora, o leitor/eleitor encontra um documento oficial com a previsão de crescimento das linhas no primeiro semestre de 2014.

De acordo com esse texto, entre janeiro e junho de 2014, já foram “energizados” 1.016,7 quilômetros.

Assim sendo, o total implantado por Dilma até junho de 2014 é de 16.770,7 quilômetros.

E emblemático o fato dos parques eólicos do Rio Grande do Norte e da Bahia terem ficado quase dois anos parados à espera de linhas de transmissão, no momento que o País atravessa uma crise de fornecimento de energia sem precedentes. Esta semana, duas termelétricas, a gás e carvão importado, próximo ao Porto de Itaqui, foram colocadas em funcionamento, uma delas a Eneva, que foram construídas pelo grupo OGX de Eike Batista e vendida a terceiros.

Tragédia de Santos: o avião cujo dono não se conhece.

Foto de Rodrigo-Zanette-Aviacao-Paulista-Cessna-560XL-PR-AFA-: o avião em exposição na feira de aviação Labace, em São Paulo.
Foto de Rodrigo-Zanette-Aviacao-Paulista-Cessna-560XL-PR-AFA-: o avião em exposição na feira de aviação Labace, em São Paulo.

O avião Cessna Citation PR AFA, que acidentou-se em Santos, continua sem um dono oficial. O Cessna pertence oficialmente à Cessna Finance Corporation, que fez um leasing (arrendamento) à AF Andrade Empreendimentos e Participações. Um regulador de seguros agora avalia o acidente, porque a lei pode livrar a seguradora das indenizações, em caso de falha técnica ou humana.

O Cessna estava à venda até o dia 9, quatro dias antes da tragédia. O dono oficial do jatinho, “quebrado”, não teria como pagar indenizações.

Se não tiver cumprido exigências legais para alugar ou obter o jato, o PSB é passível de ação judicial. Mas o partido não quis se pronunciar.

Pelo Código Brasileiro de Aeronáutica, indenizações de acidente aéreo fatal são dever do dono, do transportador ou do explorador do avião.

A teoria da desorientação espacial dos pilotos, veiculada fortemente pela Rede Globo de Televisão, é precoce ante o início da perícia técnica que os restos do avião estão sofrendo. Existe a hipótese, de igual chance, de colapso nos sistemas hidráulicos, responsáveis pelo equipamentos direcionais de voo, como profundores, leme, flaps e ailerons.

UFOB participa da Exposição Agropecuária da Barra

Com o objetivo de apresentar os cursos de bacharelado em Agronomia e Medicina Veterinária e divulgar ações científicas, a Universidade Federal do Oeste da Bahia participa da quarta edição da Exposição Agropecuária da Barra. Até domingo (24), visitantes e moradores podem conhecer, no estande da instituição, os experimentos desenvolvidos pelos alunos do curso de Física, sob a supervisão dos professores Eduardo Reis e Tamila Marques, e saber mais sobre as aulas de graduação oferecidas pela UFOB na cidade.

Presos de Barreiras ainda causam problemas

A Polícia Judiciária do Complexo Policial de Barreiras ainda enfrentava, na noite de ontem, problemas de conflito entre presidiários na custódia, apesar do remanejamento de presos, revistas para retirar objetos ilegais e outras medidas.

Fontes não oficiais dizem que a inauguração do Presídio de Barreiras não ficará pronta este ano, pois o funcionamento depende de concurso para contratação de pessoal e licitações para o fornecimento de serviços acessórios.

Por outro lado, técnicos do Governo visitaram Luís Eduardo esta semana para ver o terreno doado pela Prefeitura para a construção da central de polícia. Um fio de esperança, tanto para a PM e CIPE Cerrado que estão alocadas em prédios alugados e precários, como para a Polícia Judiciária, apertada em 3 ou 4 salinhas em um prédio antigo e insalubre, onde na estação das chuvas as goteiras tomam conta da papelada.

É de desanimar tantos problemas na Saúde, na Educação e na Segurança Pública, principalmente ao ver e ouvir a propaganda eleitoral dos candidatos, “vendendo” o melhor dos estados. A Bahia ainda vai passar um longo tempo antes de ter seus graves problemas sociais e de gestão pública resolvidos.

 

 

gacea

Bahia: DataNilo registra nova pesquisa para divulgar na próxima semana.

O Babesp, instituto de pesquisa vinculado ao deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), registrou uma nova pesquisa de intenções de voto à sucessão estadual no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com previsão de divulgação na próxima semana. Desde ontem e até o próximo dia 25, segunda-feira, o Babesp aplica dois mil questionários em 84 municípios baianos.

A nova pesquisa inclui no cenário a candidatura presidencial de Marina Silva (PSB) e uma simulação de segundo turno com a candidata ao governo Lídice da Mata (PSB), que havia ficado de fora do primeiro levantamento, motivo porque o partido dela decidiu impugnar a sondagem, sem sucesso, na Justiça Eleitoral.

A primeira pesquisa foi questionada judicialmente também pelo DEM, que viu em suas perguntas um viés tendencioso. Os partidos questionaram também porque o Babesp anterior não divulgou os números para o Senado e a avaliação do governo Jaques Wagner (PT). A disputa ao Senado também deve ser avaliada pelo instituto.

Vamos ver se a propaganda gratuita no rádio e na televisão surte resultados para o candidato governista. Particularmente, ainda não consegui ver nenhum horário eleitoral, porque a minha prosaica antena convencional não está funcionando direito. Hoje em dia, até o pessoal do Bolsa Família tem parabólica ou TV paga.  A Tv local está relegada a um terceiríssimo plano.

 

hotelcolumbiadavi

Relembrar não ofende: bater em Marina pode favorecer Aécio

Se o pessoal do PT continuar “baixando a lenha” em Marina, do jeito que está fazendo, vai acabar elegendo o Aécio no segundo turno. Quem ganha verdadeiras fortunas para defender Dona Dilma, são eles, os marqueteiros. Mas colocar em evidência negativa a Candidata do PSB pode acabar favorecendo Aecinho das Neves. A não ser que eles achem que o telhado de vidro de Aécio é mais delicado e mais fácil de quebrar no segundo turno.

 

cardápio - hashi 2014

Veja só a força do Matopiba: soja, algodão e cereais puxam exportações em julho no Piauí

As exportações piauienses referentes ao mês de julho alcançaram US$ 41,5 milhões. O crescimento, de 67% em relação ao mesmo período de 2013, é apontado como o melhor de 2014.

Nos sete primeiros meses do ano, a soja, ceras vegetais, mel e algodão lideram o ranking, totalizando US$ 117,5 milhões. A soja responde por 58% do total de produtos enviados para o exterior.

“O desempenho crescente acompanha o comportamento nacional no período pós-colheita, com tendência de crescimento, reflexo dos investimentos em áreas de plantio e da boa produtividade”, explica a superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Ivani Gonçalves.

Os principais países de destinos foram China, Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Reino Unido. Mas apenas China e Estados Unidos representam 65,5% das negociações do mercado exportador para o Piauí.

O volume de produtos importados pelo Estado foi de US$ 161 milhões com saldo comercial negativo de US$37 milhões.

Fonte: Cidade Verde

6 - SEXTA - HORÁRIO COLETA WEB

Secretário de Saúde ‘dança’ por declaração infeliz

Foi publicada hoje (22) no Diário Oficial do Distrito Federal, a exoneração do secretário de Saúde, Elias Miziara. A decisão foi tomada depois que Miziara declarou, em entrevista ao Bom Dia DF, daTV Globo, que a população tem o “mau hábito” de procurar atendimento nas emergências no período da noite. O cargo será ocupado interinamente pelo atual secretário-adjunto, José Bonifácio Carreira Alvim.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o pedido de exoneração foi apresentado ontem (21) pelo próprio Miziara ao governador Agnelo Queiroz. “O objetivo deste ato foi evitar que tal situação continuasse repercutindo negativamente sobre o belo trabalho que o governo do Distrito Federal vem fazendo pela saúde pública da capital”, destacou o órgão.

Miziara havia assumido o comando da secretaria há cerca de dois meses no lugar de Rafael Barbosa, que se afastou para disputar uma vaga como deputado federal nas eleições deste ano. Da Agência Brasil.

É para isso que o contribuinte paga impostos da ordem de 40%. Para ficar doente só durante o dia, ora essa!

???????

08 - Agosto -_splash expresso copy 2

Polícia Federal inicia nova fase da Operação Lava Jato

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) uma ação no Rio de Janeiro em continuidade à Operação Lava Jato, que, em março último, desbaratou um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões.

O objetivo é recolher documentos de empresas vinculadas a Paulo Roberto Costa, ex-diretor Petrobras, e aos familiares dele.

Os agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão e um de coerção coercitiva – quando a pessoa não é presa, mas é obrigada a prestar depoimento. No caso, sócio de um genro de Paulo Roberto Costa deve ser ouvido. O nome dele não foi divulgado.

Depois de deixar o cargo na Petrobras,Paulo Roberto Costa passou a atuar na área de consultoria. É suspeito de manter parceria com o doleiro Alberto Youssef e de usar seu prestígio na Petrobras para intermediar negócios com fornecedoras e empresas que prestam serviços para a estatal. Costa e Youssef estão presos.

2A lâmpadas

Ford Ka: Prepare-se para conhecer o mais potente e mais econômico 1.0 do País

ka 2

O Novo Ford KA, que a Buritis Veículos deve receber na próxima semana, tem características de sustentabilidade financeira e ambiental de excelência. Veja:

Novo motor 1.0L TiVCT de 85 cavalos, com duplo comando variável, na admissão e escape. O mais potente do Brasil e com menor consumo de sua categoria, com classificação A no testes do Conpet/Inmetro. Projetado para combinar potência com melhor eficiência no consumo e emissões.

1.0L TiVCT

Potência máxima de 85 cv a álcool e 80 cv a gasolina

Torque máximo de 105 Nm a álcool e 100 Nm a gasolina

Taxa de compressão: 12:1

KA

Motor Sigma

Agora também disponível para o Novo Ka, o motor 1.5L Sigma de 110 cavalos tem classificação A no testes do Conpet/Inmetro.

1.5L Sigma

Potência máxima de 110 cv a álcool e 105 cv a gasolina

Torque máximo de 146 Nm a álcool e 143 Nm a gasolina

Taxa de compressão: 11:1

Operação ‘Sorte Grande’ da PF desvenda corrupção com origem no Piauí

A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira, 20, a Operação Sorte Grande para desarticular suposto esquema de sonegação de contribuições previdenciárias e tributos no valor de R$ 896 milhões. Segundo a PF, o alvo da investigação são empresas do Sistema Integrado Meio Norte – conglomerado do Piauí que reúne emissoras de comunicação e outras atividades comerciais -, controlado pelo empresário Paulo Delfino Guimarães, o PG.

Investigadores informaram que Fernando Sarney, filho mais velho do senador José Sarney (PMDB-AP), mantém ligações próximas e é sócio de PG em alguns negócios, mas não está entre os suspeitos.

A operação foi baseada em Teresina (PI) e se estendeu para o Maranhão e São Paulo, onde Guimarães depôs. Outros 12 investigados foram ouvidos pela PF. A apuração mira, ainda, a prática de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro em associação criminosa.

Foram realizadas buscas e apreensões de computadores e documentos em escritórios de empresas do grupo e na residência de PG e de uma filha dele. A Sorte Grande mobilizou 85 policiais federais, além de 18 auditores e quatro analistas tributários da Receita Federal.

Segundo a PF, as investigações, que tiveram início em 2006, demonstraram que o grupo utilizou-se de laranjas e de offshores sediadas no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas para realizar “sucessivas mudanças nos quadros societários das empresas devedoras do fisco para afastá-las de seus verdadeiros proprietários”.

A PF constatou que por meio desse expediente Guimarães promoveu uma verdadeira “blindagem patrimonial”.

O esquema desmontado pela Sorte Grande teria transferido ativos para novas pessoas jurídicas, também constituídas com laranjas e offshores, deixando as devedoras “desmontadas”, apenas com as dívidas.

Os investigadores destacam que, para evitar o efetivo pagamento dos débitos tributários e impedir que o esquema fosse descoberto, os suspeitos aderiram a programas de recuperação fiscal, no âmbito da Receita, arrolando, em garantia, bens de baixo custo – cadeiras e aparelhos de ar-condicionado -, conseguindo, assim, parcelar os valores devidos, “cujo pagamento integral nunca será concretizado”.

‘Grande equívoco’

O advogado Jurandir Porto, que defende Guimarães, reagiu às suspeitas. “Guimarães prestou depoimento e saiu (da PF). Foi apenas uma condução para esclarecimentos. Tudo é hipotético, sem provas. Baseiam-se em elementos sem nenhuma sustentação. Não há absolutamente nada contra Guimarães. Há um grande equívoco da PF. Não há sonegação, não há lavagem. Essas empresas estão entre as maiores contribuintes de impostos do Piauí.” Porto afirmou que Fernando Sarney não é sócio de PG no Meio Norte. Sarney não foi localizado. (Fausto Macedo/Estadão).

Se o dinheiro da corrupção fosse lavado e investido no País, na iniciativa privada, o mal seria menor. O problema é que fica rendendo jurinhos em paraísos fiscais, esperando que o corrupto possa aproveitá-lo. Duplo prejuízo para a “Pátria Mãe tão distraída, subtraída em tenebrosas transações”.

Luís Eduardo: Escola promove diversidade cultural

A Escola Municipal José Cardoso de Lima realizará uma grande festa, neste dia 30 de agosto, com o tema “Várias culturas, um só país: Brasil”, com o objetivo de mostrar a diversidade, o respeito e a valorização das pessoas que migraram para Luís Eduardo Magalhães.

O tema deste ano reflete a importância da diversidade cultural que compõe nossa escola, nossa cidade, nosso país.

Segundo a Associação de Pais e Mestres, organizadora da festa, “a expansão da cultura teve um impacto importante no desenvolvimento de nosso município e traçou o perfil da escola, que tem como missão oferecer um ensino de qualidade, num ambiente participativo e inovador.”

A 17ª edição desta Festa terá comidas típicas de cada região do Brasil e apresentações das manifestações folclóricas.

festa

UMOB itinerante está em Formosa do Rio Preto

O secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti e o senador Walter Pinheiro (PT) estão  em Formosa do Rio Preto, para participar de encontro patrocinado pela União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB). A principal pauta do evento será a infraestrutura da região. O encontro será aberto também para assuntos gerais da entidade. A reunião, que se inicia  às 14h, no auditório do Hotel Casarão, será coordenada pelo presidente da Umob, Humberto Santa Cruz – prefeito de Luís Eduardo Magalhães.

Marina diz que Dilma não sabe como resolver ameaça de apagão

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, criticou a política energética criada e gerenciada pela presidente Dilma Rousseff desde que ela assumiu o Ministério de Minas e Energia no primeiro governo do ex-presidente Lula. “É lamentável que o Brasil tenha, desde 2002, a ameaça do apagão. E digo lamentável, porque temos há 12 anos uma mesma pessoa à frente da política energética do nosso País, inicialmente como ministra de Minas, depois da Casa Civil e, agora, como presidente”, afirmou. “Essa política energética está custando caro ao povo brasileiro”, disse.

Marina considerou que o uso de usinas termelétrica para compensar a baixa dos reservatórios de hidrelétricas em períodos de seca, como atualmente, deve ser acionado para “eventualidades extremas” e não como componente fixo do grid energético como é feito há cerca de um ano. “Infelizmente, estamos sujando a matriz energética brasileira”, disse. “Os arremedos que estão sendo feitos com as térmicas para os momentos que são baixa dos reservatórios têm de ser reduzidos”, sugeriu.

Apesar da crítica, ela reconheceu que é difícil substituir neste momento as térmicas e que, caso eleita, vai “recorrer às fontes que já existem para fazer a complementação” representada pela baixa na produção das hidrelétricas.

A candidata expôs suas propostas para o setor, afirmando que a meta de um eventual governo seu será “aumentar as fontes de geração sustentáveis”. Marina afirmou ser importante “combinar o que temos (hidrelétricas) com outras fontes, como solar, biomassa e eólica”. “Temos o compromisso de resolver de forma estrutural esse problema que se arrasta desde 2001, com fontes sustentáveis para não ter a dependência quase exclusiva das hidrelétricas”, disse. Do Diário do Poder.

Por falar em obras sustentáveis, é digna de nota a lentidão para a liberação ambiental de novas obras de instalação de aerogeradores. Sabe aquela velha história de criar dificuldades para vender facilidades? Pois é o que está acontecendo.

08 - Agosto -_splash expresso copy 2

Itaberaba: Prefeito é multado por fazer festa cara em plena situação de emergência

O prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na terça-feira (19), em função da contratação irregular de atrações musicais para animar o São João, no exercício financeiro de 2012, quando o município sofria graves consequências ocasionadas pela estiagem. Os conselheiros aprovaram como punição a aplicação de uma multa de R$ 19,5 mil, a ser paga pelo prefeito e que deve ser recolhida aos cofres municipais. Isto porque João Filho contratou sem licitação a empresa Joedson Farias Costa – ME, pelo montante R$ 390 mil, visando a apresentação de bandas musicais durante os festejos juninos.

Ocorre que, além de não realizar concorrência para selecionar as atrações musicais para a festa, o prefeito não demonstrou que a empresa contratada fosse representante exclusiva das bandas que escolheu. Os inspetores do TCM constataram ainda que a administração, à época, não demonstrou ter capacidade econômica para investir no forró e, também, atender as demandas da população que sofria com os efeitos da seca – graves a ponto de o próprio prefeito decretar situação de emergência no município. Ainda cabe recurso da decisão. As informações são do TCM, editadas pelo Jornal da Chapada.

Internacional perde e afasta chance de assumir a ponta

O Fluminense perdeu para a Chapecoense? O Flamengo virou em cima do Atlético Mineiro? O Palmeiras está na lanterna do Brasileirão? O Vitória perdeu por 2×0 para o Coritiba e agora está sofrendo na vice-lanterna? Pois é: desastres acontecem e o Internacional perdeu em casa, pelo escore mínimo, para o São Paulo, na noite desta quarta, interrompendo uma série de cinco vitórias. Os gremistas guardaram suas flautas, pois hoje à noite jogam com o líder Cruzeiro, em Belo Horizonte.

O Internacional segue em segundo, com 31 pontos, seguido de perto pelo próprio São Paulo com 29 e Corinthians com 28. Este enfrenta hoje o Goiás no Itaquerão.

Veja os resultados dos jogos desta quarta e os confrontos desta quinta e de sábado.

jogos

 

Hashi delivery

Globo denuncia: Graça e Cerveró doaram imóveis para fugir do bloqueio de bens

Graça Foster, em foto da revista Veja: saindo à francesa.
Graça Foster, em foto da revista Veja: saindo à francesa.
Cerveró
Cerveró

A presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ex-diretor da Área Internacional da estatal Nestor Cerveró doaram imóveis a parentes após estourar o escândalo sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, como mostram registros em cartório obtidos pelo GLOBO no início da tarde desta quarta-feira. A movimentação envolve apartamentos em áreas valorizadas do Rio.

Os bens mudaram de mãos antes de o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar o bloqueio do patrimônio de dez gestores da Petrobras apontados como responsáveis por um prejuízo de US$ 792,3 milhões na compra da refinaria. O bloqueio foi determinado no dia 23 de julho justamente para garantir que os bens não sejam movimentados pelos gestores e possam garantir o ressarcimento aos cofres da estatal.

Os documentos oficiais obtidos pela reportagem revelam que, em 20 de março deste ano, Graça doou “com reserva de usufruto” um apartamento em Rio Comprido a Flavia Silva Jacua de Araújo, tendo o marido Colin Silva Foster como interveniente. No mesmo dia, a presidente da Petrobras fez uma doação semelhante a Flavia e a Colin de um imóvel na Ilha do Governador.

Graça ainda fez uma “doação com reserva de usufruto” a Colin em 9 de abril deste ano. Trata-se de um imóvel na Praia de Manguinhos, com direito a uma vaga de garagem.

Cerveró, por sua vez, doou três apartamentos a parentes em 10 de junho, 45 dias antes de o TCU determinar o bloqueio de seus bens e de mais nove gestores da Petrobras. Cerveró doou um apartamento na Rua Prudente de Moraes a Raquel Cerveró; outro apartamento no mesmo prédio a Bernardo Cerveró; e um apartamento na Rua Visconde de Pirajá, também a Bernardo Cerveró.

PLANALTO DEFENDE

O Palácio do Planalto opera para que a presidente não seja atingida pela medida. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que fez a defesa de Graça em plenário, já declarou que o bloqueio inviabilizaria a permanência de Graça no cargo.

No dia 19 de março, um dia antes das transações feitas por Graça, veio a público um posicionamento da presidente Dilma Rousseff de que apoiou a compra da refinaria de Pasadena por conta de um “parecer falho” elaborado por Nestor Cerveró. Era o início de uma crise que resultou na instalação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) no Congresso Nacional.

Dilma, como presidente do Conselho de Administração da Petrobras em 2006, votou a favor da aquisição da primeira metade da refinaria. No processo em curso no TCU, os ministros a eximiram de responsabilidade no negócio.

Barreiras: nesta quinta-feira, nova audiência pública sobre o lixo

Acontecerá nesta quinta, a partir das a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Barreiras, a segunda audiência pública para discussão e apresentação dos resultados preliminares identificados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Barreiras – PMGIRS.

A audiência pública é um instrumento de diálogo entre o poder público e a população e tem por objetivo colher opiniões e informações que possam contribuir para a construção dos assuntos em pauta. Portanto, estão convidadas a participar todas as pessoas com interesse em contribuir ou conhecer melhor a proposta de gestão dos resíduos sólidos em Barreiras.

 O PMGIRS – Desde março deste ano a Secretaria do Meio Ambiente deu início a uma série de consultas públicas em todos os bairros de Barreiras e também em povoados da zona rural. O objetivo foi ouvir a população e a partir das sugestões apresentadas, elaborar um diagnóstico para a melhoria do sistema de coleta do lixo no município, pré-requisito para a criação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. O resultado dos 12 encontros realizados será apresentado amanhã, durante a audiência pública.

2A lâmpadas

 

???????

 

faahf semana

 

Yara agosto banner_600x300px

5 - QUINTA - HORÁRIO COLETA WEB

Aí vem chumbo. E do grosso!

Dilma-Marina-e-Aécio-Blog-marcos-frahm (1)

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) informa que de amanhã (21.08) até domingo (24.08) realiza o trabalho de campo para a 120ª Pesquisa CNT/MDA. A previsão é que a divulgação ocorra na quarta-feira da próxima semana (27.08).

Nesta nova edição da pesquisa, constará o nome de Marina Silva como candidata do PSB à Presidência da República. Ela será incluída na pesquisa eleitoral em substituição ao candidato Eduardo Campos, vítima de um acidente aéreo neste mês. A 120ª Pesquisa CNT/MDA está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00400/2014.

“LEM Vento em Popa” faz nova contratação

Lem vento em popa x Abare - FT  Zerosa Filho - 0593

Fabio Lauck "esse é meu presente para torcida do LEM Vento em Popa Janjar Futsal, Canabarro "
Fabio Lauck: “Esse é meu presente para torcida do LEM Vento em Popa Janjar Futsal, o ala Canabarro”

Rodrigo Canabarro Montenegro, natural do Rio Grande do Sul, 27 anos, foi revelado pela equipe da Ulbra-RS em 2006. Em 2008, conquistou o título da Super Liga de Futsal e o vice-campeonato da Liga Futsal. Com o fim do Ulbra em 2009, Canabarro foi para o Umuarama-PR. Em 2010 partiu para o futsal italiano em brilhante carreira.
Neste ano de 2014, o ala esquerdo Canabarro atuou junto à equipe do Lem Vento em Popa Janjar nos jogos da Taça Estado da Bahia e teve ótimo desempenho, manifestando o desejo de voltar a jogar no Brasil e agora, volta para nosso time com objetivo de ajudar os companheiros na luta pelo tão sonhado título da Liga Nordeste de Futsal 2014, o qual será realizado em Luís Eduardo Magalhães, entre os dias 11 a 15 de Novembro, no Ginásio Ottomar Schwengber.
Canabarro ainda está em processo de transferência internacional, realizado dia 12 de agosto, dois dias antes de fechar a janela. O craque chega a Luís Eduardo Magalhães dia 27 de agosto e por telefone falou da vontade de vestir também a camisa da seleção brasileira e poder representar melhor o futsal da Bahia.

Ministro da Agricultura assiste colheita do algodão

abapa 1

Na manhã desta terça-feira (19), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, acompanhado com os representantes de entidades, como a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia (Aiba) e Sindicato de Produtores Rurais, visitou o oeste baiano para conhecer as potencialidades agrícolas da região, em especial as plantações de algodão.

“A região oeste tem se destacado na produção de algodão e de grãos, é importante que os representantes do poder público federal acompanhem de perto esse desenvolvimento e conheçam as necessidades do setor produtivo. Nessa visita foi repassado ao ministro uma lista de demanda da região. Assim, esperamos resultados positivos”,  disse a presidente da Abapa, Isabel da Cunha.

08 - Agosto -_splash

Continue Lendo “Ministro da Agricultura assiste colheita do algodão”

Prefeitura estimula a capacitação de jovens profissionais

???????????????????????????????

logo_senai_transpA Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está oferecendo os cursos de Costureiro Industrial do Vestuário e Modelista, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal.A pré-matrícula já pode ser realizada no anexo do Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), localizado na Rua Yitzhak Rabin.

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental II completo e ter no mínimo 15 anos de idade. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, um programa do Governo Federal e tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Mais informações 3628-5064.

Estes suportes com instituições de ensino são ministradas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (SETA), que também oferece oportunidades de empregos com cursos em diversas áreas. A SETA está com os cursos de Operador de Caixa e Cozinheira em andamento e com uma turma, de um curso para Gestantes já completa, com inicio em 04 de setembro.

De acordo com a assistente social do CRAS, Valdivone Maria da Silva, estes cursos, além da capacitação profissional oferecem uma bolsa que auxiliará com alimentação e passagens. “Também iremos oferecer cursos de Eletricista Instalador Predial , Soldador, Recepcionista e ainda existe a possibilidade de oferecer o curso de Padeiro por meio do Instituto Federal Baiano (IFBA)”.

Barreiras: Caduda Braga anuncia apoio a João Gualberto

Caduda Braga, Paulo Souto e João Gualberto

O presidente do PSDB de Barreiras, Caduda Braga, declarou apoio à candidatura a deputado federal do correligionário João Gualberto. Caduda, que é suplente de deputado estadual, pretendia concorrer a uma vaga da Câmara Federal, mas decidiu abdicar desse projeto. “O momento político em Barreiras requer um projeto diferenciado e João Gualberto representa isso. Em pouco tempo na política, como prefeito de Mata de São João, Gualberto liderou um projeto politico-administrativo arrojado, moderno e eficiente. Entendo que, nesse momento, esse é o mais adequado para Barreiras e para o Oeste”, explicou Caduda. A aliança promete imprimir um novo ritmo e apontar novas direções à corrida política na região Oeste. “O apoio de Caduda Braga vem fortalecer a nossa caminhada na região e, sem dúvida, o nosso projeto político para Bahia”, reiterou Gualberto.

Acuado, Argôlo põe todo mundo na roda e prega sua inocência

argolo

De Fernando Machado, do ZDA.

O deputado federal Luiz Argôlo (SD/BA), declarou na última segunda-feira, 18, que foi vítima de extorsão por parte da ex-contadora Meire Bonfim da Silva Poza.

O parlamentar baiano é acusado de possuir vínculo com o doleiro Alberto Yousseff, preso na Operação Lava Jato. Em entrevista a jornalistas na tarde de ontem, Argolo contou detalhes do caso e afirmou que foi usado pelos verdadeiros culpados.

“Não existe um processo jurídico contra mim. Nesse processo de investigação contra Alberto Yousseff, tem falas com diversas pessoas. E o que eles encontraram nessas falas? ‘Pegaram’ um ‘cabra’ do interior, que não tem padrinho nenhum, e colocaram pra falar”, defendeu-se.

Na semana passada, Meire Bonfim, que durante quatro anos prestou serviços contábeis a empresas de Alberto Yousseff, foi ao Conselho de Ética da Câmara e denunciou o envolvimento do deputado, bem como de outros de outros parlamentares, com o esquema.

A contadora disse conhecer bem Argôlo, que, de acordo com ela, era chamado de “bebê Johnson”. “Só estive com essa mulher uma vez e, não sei como, ela descobriu o meu telefone celular e mandou uma mensagem para mim, dizendo que precisava falar comigo urgentemente”, contrapõe o deputado.

Segundo ele, seu advogado marcou um encontro com Meire, que declarou problemas financeiros e pediu uma quantia em dinheiro.

“Na ocasião, ela disse que não queria prejudicar ninguém. Disse que Yousseff não queria resolver a vida dela, e pediu R$ 300 mil para pagar um advogado e algumas contas que estavam acumuladas. Ela chegou a mostrar um extrato da conta bancária”, relatou, acrescentando que se recusou a dar o dinheiro, por nada dever nem temer, o que teria motivado a declaração de Meire no Conselho.

Inocência

Aos jornalistas, Luiz Argôlo confirmou manter relações comerciais com Alberto Yousseff, mas negou a acusação de qualquer negócio ilícito.

O primeiro contato do parlamentar baiano com o doleiro teria ocorrido em 2011, quando o membro do SD elegeu-se deputado federal pelo PP.

“Conheci Yousseff, em um jantar de boas-vindas para os deputados. Do meu partido, na casa do também deputado João Leão. No fim de 2011, o partido fez uma festa de confraternização e Yousseff estava lá novamente. Ele me disse que tinha alguns investimentos aqui na Bahia, como um hotel e um terreno em Salvador e outro hotel em Porto Seguro. Eu o conheci como investidor. E como defendo a bandeira do investimento, vou atrás de investidor para o meu estado”, contou, e disse ainda que, após as eleições de 2012, teria vendido um imóvel a Yousseff, motivo para a transação financeira que o doleiro fez para a sua conta.

Amplamente noticiado pela imprensa nacional, o nome de Luiz Argôlo tem sido manchete nos principais jornais e sites brasileiros. “Aí eu pergunto: que tamanho tenho para ter tanto direcionamento por parte da mídia nacional? Estou em um partido que foi criado agora, sou o deputado mais novo da Bahia, com apenas 34 anos, e só tenho três anos e meio de mandato”, questionou-se.

Para ele, tamanha exposição se trata de uma tentativa de desviar o foco para o que realmente importa: “’Pegaram’ um ‘cabra’ do interior, que não tem padrinho nenhum para crucificar”, acusou.

Entre uma das hipóteses levantadas para explicar as acusações, Luiz Argôlo acredita que está servindo de bode-expiatório e boi de piranha pelos deputados realmente envolvidos com o esquema de lavagem de dinheiro.

Para ele, os verdadeiros culpados não querem se comprometer a pouco mais de um mês das eleições. “A disputa eleitoral esse ano está muito acirrada. Os deputados estão muito preocupados porque não estão conseguindo fazer a leitura do eleitorado. Pensaram o seguinte: vamos bater em Luís para haver um desgaste. Para que os holofotes se voltem para ele. Fazem isso porque têm a convicção de que eu tenho uma cadeira. É o jogo das cadeiras”, acredita.

De acordo com ele, Alberto Yousseff lhe deve mais de R$ 150 mil do imóvel comprado pelo doleiro. Sendo assim, as gravações de conversas obtidas pela Polícia Federal se referem apenas a esse assunto. “A única coisa seria o terreno que foi vendido pra ele. Ele me garantiu que iria me pagar, mas nunca fez isso” disse, afirmando que nunca soube que Yousseff era doleiro: “Por acaso o ‘cara’ vem com cartão de doleiro?”.

Argolo destacou também que políticos bem mais influentes poderiam ajudar ou ter negócios com Yousseff e que ele seria um mero integrante do sub-baixo clero, com pouco ou nada a oferecer ao doleiro e aproveitou para lembrar que quando o diretor da Petrobras envolvido em denúncias foi indicado para o cargo ele nem era deputado. “Querem me pegar de qualquer jeito, mas com inverdades jamais conseguirão” arremata ele.

Luiz Argôlo está tentando a reeleição para deputado federal pelo SDD.

Acusados de matar cinegrafista vão a júri popular

O momento em que o cinegrafista é atingido pelo rojão
O momento em que o cinegrafista é atingido pelo rojão

Os dois jovens acusados pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, atingido por um rojão durante uma manifestação em frente à Central do Brasil, vão a Júri Popular. A decisão foi divulgada nesta terça-feira.
Caio Silva de Souza e Fábio Raposo Barbosa são acusados de terem acendido o rojão que atingiu Santiago na cabeça no dia 6 de fevereiro. O cinegrafista acabou morrendo poucos dias depois, em 10 de fevereiro.
De acordo com nota divulgada no site do Tribunal de Justiça, os dois jovens respondem por homicídio triplamente qualificado: motivo torpe, uso de explosivo e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima. O juiz decidiu manter os réus presos e a data do júri somente será marcada após o julgamento dos possíveis recursos impetrados pela defesa. Foto de O Globo.

Campanha de candidata do PT no Paraná é flagrada com falsos testemunhais

“Eleitores” usados em campanha de Gleisi Hoffman ao Governo do Paraná na verdade são modelos. E de outros países. Veja o que diz a Gazeta do Povo, de Curitiba:

Esses dois homens nas fotos acima votam em Gleisi declaradamente, certo? Eles fazem parte de uma série de imagens que a candidata do PT ao governo do estado vem divulgando na internet. A campanha da petista põe a cada vez a imagem de um profissional de uma área e divulga que ele (ou ela) vota em Gleisi. Curiosamente, porém, esses dois homens das fotos ao lado aparecem também fazendo propaganda de uma empresa de serviços na Califórnia, como se pode ver logo abaixo.

gleisi

Bolsa bate recorde de 2 anos com possibilidade de segundo turno nas eleições

O principal índice da Bovespa fechou no maior nível em 17 meses nesta terça-feira, puxado pelas ações da Petrobras e de bancos e em meio a uma chance quase irreversível de haver segundo turno nas eleições presidenciais, com a ascensão de Marina Silva como candidata. O Ibovespa terminou a sessão em alta de 1,54%, a 58.449 pontos, maior patamar desde 11 de março de 2013, quando fechou em 58.544 pontos. Este foi o quarto pregão consecutivo de alta do índice.

Ministro da Agricultura dá uma rápida revoada no Oeste

O Ministro com o deputado Oziel Oliveira
O Ministro com o deputado Oziel Oliveira

O mestre de cerimônias do evento que recepcionou o ministro da Agricultura, Neri Geller, ontem, em Luís Eduardo Magalhães, concedeu, generosamente, 10 minutos para “perguntas da imprensa”. Diante de prazo tão dilatado, a maioria dos representantes da imprensa local foi saindo de lado. É bom constatar-se também que o Ministro chegou quase uma hora atrasado ao evento, alegando uma inversão no programa. Particularmente, este Editor vai mandar, via email, ao Ministro, umas perguntinhas, transferindo aos seus assessores a delicada tarefa de informar os produtores da Região.

Formosa do Rio Preto: atestado médico não “colou”.

A candidata: contas de campanha
A candidata: contas de campanha

Intimada em 06/08/2014  para ciência da sentença prolatada nos autos do processo de Prestação de Contas de Campanha, a candidata, em 2012, à Câmara de Formosa do Rio Preto, Nildaci Rocha de Araújo, por intermédio de sua advogada, requereu, em 11/08/2014, dilação do prazo para apresentação de recurso contra a referida sentença, juntando atestado médico que recomenda  afastamento das atividades laborais por 2 (dois) dias. O juiz eleitoral Francisco Moleda de Godoi foi enfático:

“Tendo em vista que o afastamento de atividades rotineiras, por motivo da CID-10 G43, não é suficiente para impedir alguém de constituir advogado que o represente em qualquer ação e/ou instância, indefiro a dilação requerida.”

A decisão foi tomada em 15 de agosto e publicada hoje no Diário Oficial da Justiça Eleitoral da Bahia.

É bom esclarecer: CID-10 G43 é a tal de enxaqueca.

 

faahf semana

 

 

Jardim Imperial Bella Vista

Deputado federal é acusado de desvio de verbas em Porto Seguro

janio-natal22A Segunda Turma do Superior Tribunal Federal (STF) recebeu nesta terça-feira, 19 de agosto, por unanimidade, denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o deputado federal Jânio Natal Andrade Borges por desvio de recursos públicos em favor de terceiros.

Em sustentação oral a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio rebateu as respostas do deputado que, em sua defesa, ressaltou, entre outros argumentos, não ter conhecimento das irregularidades praticada. O denunciado alega inclusive não ter entre suas atribuições a fiscalização do contrato que, segundo ele, não era destinado apenas ao abastecimento dos veículos destinados ao transporte escolar.
A subprocuradora-geral enfatizou que a empresa Vargas Comércio de Combustíveis Ltda. recebeu, pelo mesmo serviço, mais de R$ 848 mil, desviados em favor empresa pelo fornecimento de combustíveis.
Segundo a denúncia, o Município de Porto Seguro (BA) firmou contrato com a empresa Sociedade LA Serviços para locação de veículos destinados ao transporte escolar. Caberia à contratada todos os custos do serviço, inclusive com combustível. No entanto, os veículos eram abastecidos por outra empresa, a Vargas Comércio de Combustíveis Ltda., que firmou com o mesmo Município contrato destinado ao abastecimento que deveria ser custeado pela primeira contratada.

08 - Agosto -_splash expresso

hotelcolumbiadavi

Reunião debate, amanhã, situação de mulheres em risco em Luís Eduardo

Nesta quinta-feira, 21, a partir das 15h, no Ponto Cidadão, será realizada uma reunião para debate sobre a implantação de uma Unidade Móvel da Rede de Atendimento à Mulher em situação de Violência, uma ação da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia com apoio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães.

O objetivo da ação é implantar um modelo de atendimento multidisciplinar composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública. A proposta de implantação das unidades móveis visa atender às necessidades de atenção às mulheres do campo. O deslocamento da unidade possibilitará a identificação de demandas que usualmente não são identificadas.

Estão convidadas a participar da reunião todas instituições locais que prestam serviço ou possuem ligação com o atendimento à mulher.

2A lâmpadas

???????