Notícias do front de uma guerra anunciada

A temida carga dos cortadores de cabeça de Siquara
A temida carga dos cortadores de cabeça de Siquara

Os municípios de Luís Eduardo e Barreiras se preparam para a guerra.

O líder do MST e PT em Barreiras, Siquara, está preparando a sua cavalaria ligeira. Mais de mil militantes do famoso esquadrão dos cortadores de cabeça, montados em mulas de mais de 10 palmos de altura, prometem atacar o centro de Luís Eduardo a qualquer momento.

casco-corintio-penacho-bicolorO Generalíssimo Santa Cruz encomendou na Europa um elmo com penacho tricolor para comandar suas tropas. Antonio Henrique não conseguiu nenhum que acondicionasse sua cabeçorra, por isto está adaptando um tacho de cobre de fazer doces.

A flotilha de Barreiras está pronta para zarpar a qualquer instante. E vai atacar Luís Eduardo via Rio de Ondas e rio das Moças.

As forças aéreas dos dois municípios se concentram na pista da ABA, em Barreiras, e no novo aeroporto de Luís Eduardo. O espaço aéreo está fechado para voos de carreira.

Veículos aéreos não tripulados (VANTs) patrulham o céu constantemente, plotando as posições do inimigo.

A Viação Cidade de Barreiras disponibilizou ônibus blindados para o transporte de tropas.

Uma proposta de emissários de paz de Barreiras foi rechaçada, ontem. Luís Eduardo condicionou a retirada das placas na BR 242, como condição de sentar à mesa de negociações.

Outra condições exigidas pelos eduardenses:

A) não ser chamados de “mimosenses”;

B) Declaração do estabelecimento à beira da BR 242, próximo a Barreiras, conhecido como “Quebra Gaúcho” território livre, administrado pela ONU;

C) A declaração dos plantios de soja como marca de identificação territorial de Luís Eduardo Magalhães. Se Barreiras desejar, pode chamar os plantios de soja como de “feijão branco” ou pagar royalties para Luís Eduardo.

 

Aiba assessora produtores para declaração do Cadastro Estadual de Imóveis Rurais

O agricultor baiano tem apenas seis meses para regularizar ambientalmente sua propriedade. Para isso, é necessário que ele faça o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) até maio de 2015. O Cadastro é obrigatório e, caso não seja realizado, outros serviços ambientais solicitados ao Estado não serão atendidos. O cadastramento é feito apenas pela internet através do site www.sistema.seia.ba.gov.br.Entretanto, antes de dar início ao processo, é preciso ter em mãos o documento de posse ou propriedade; dados de reserva legal, APP, área produtiva e passivos; dados do responsável técnico; localização geográfica do imóvel e informações gerais como ITR/ Receita Federal. Todos os documentos devem estar autenticados e digitalizados.

Devido à importância do cadastramento, a Aiba está oferecendo o serviço de assessoria para realização do Cefir ao produtor-associado. Para agendar o atendimento, o produtor deve ligar para o telefone (77) 3613-8027 (diretoria de Meio Ambiente). Ao finalizar o Cefir é importante que o proprietário assuma as informações prestadas, uma vez que será gerada uma senha com a qual, e só através dela, o produtor poderá ter acesso às informações cadastradas.

Na Bahia, já foram cadastrados 5,5 milhões hectares, sendo que 4,1 milhões estão no Oeste da Bahia. Isso reflete diretamente a preocupação do produtor da região em regularizar ambientalmente sua propriedade.

 

 

 

Hotel Columbia 1 (1)

 

 

Topvel vendas

 

??????????

 

???????????????????????

Oeste terá mais um ano de emergência fitossanitária.

A região do oeste da Bahia foi declarada, no ano passado, como estado de emergência fitossanitária devido ao intensivo ataque da praga Helicoverpa armigera. Com isso, a área recebeu a implementação do plano de supressão e adoção de várias medidas coordenadas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com duração de um ano. Nesta terça, dia 4, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), este prazo de vigência da emergência fitossanitária foi prorrogado por mais um ano, a contar do dia 5 de novembro de 2014.

De acordo com o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV), Luis Rangel, a renovação da situação de emergência do oeste da BA irá dar maior segurança ao agricultor.

– Durante a safra 2014/2015, ele terá as ferramentas de manejo ainda disponíveis para conviver com a praga. É muito importante que os instrumentos de controle sejam estabilizados para que, no final da emergência, possamos conviver com a helicoverpa de uma maneira sustentável – destaca.

Segundo Rangel, se espera que os outros Estados que declararam emergência no ano passado, como o Maranhão, o Mato Grosso e o Goiás, dentre outros, tenham também o prazo prorrogado.

– As cidades que não declararam podem demandar ao Ministério um pedido a ser analisado. Trabalhamos no sentido de ter ferramentas mais ágeis para lidar com essa praga – diz o diretor do DSV. Do Canal Rural.

 

?????????????

 

banner sampaio topo vestibular cm

 

2A minipa

Cheia de gracinhas, Graça Foster diz que aumento da gasolina está próximo

Mesmo após a passagem do dia das bruxas, Gracinha anda assustando as criancinhas
Mesmo após a passagem do dia das bruxas, Gracinha anda assustando as criancinhas

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, desconversou ontem (4) ao ser questionada sobre um possível aumento da gasolina nos próximos dias. Ao sair da reunião do Conselho de Administração da empresa, ela limitou-se a dizer que reajustes não são anunciados na portaria da estatal.

“Aumento da gasolina não se anuncia, pratica-se”, afirmou Graça Foster no fim da reunião, que começou por volta das 9h30 e durou cerca de nove horas. Além de discutir o preço dos combustíveis, o Conselho de Administração debateu a aprovação do balanço da Petrobras no terceiro trimestre.

Ela é engraçadinha, não é?

Marcelo Nilo quer ser hexa na Assembleia baiana

Apesar da disposição dos deputados Sargento Isidório (PSC) e Alan Sanches (PSD) e a pressão do PT, através de Everaldo Anunciação, de ter um novo presidente na Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT) segue tranquilo, depois de 5 mandatos. Ele diz ter 25 assinaturas de apoio. Ainda assim perderia, se o restante do 63 deputados votassem em seu opositor. Mas Nilo pensa em dividir para ganhar, com certeza e ainda terá outros aderentes de última hora.

Almiro Sena é afastado, por 60 dias, do Ministério Público.

Almiro Sena ouve Humberto Santa Cruz, quando da inauguração em Luís Eduardo
Almiro Sena ouve Humberto Santa Cruz, quando da inauguração em Luís Eduardo

O promotor de Justiça Almiro Sena, do Ministério Público da Bahia, acusado de se utilizar da sua posição hierárquica, quando secretário de Justiça, na Bahia, para assediar funcionárias durante o expediente de trabalho foi condenado, hoje, ao afastamento do MP por 60 dias.

A relação de João Leão

Afirmação de um empresário bem humorado de Luís Eduardo Magalhães sobre as afirmações do deputado e vice-governador eleito, João Leão:

– Eu não estou incluído na relação de pessoas que João Leão citou. Não tenho avião, nem Pajero. Só tenho um helicóptero e algumas Land Rover Evoque.

Ontem, outro empresário, este bem mal humorado, afirmou que já trouxe uma caixa de 30 duzias de ovo para o sol, com o objetivo de receber Leão na próxima visita. Se os ovos estiverem galados, João Leão pode receber uma chuva de pintos de 1 dia.

VCB é a vencedora da licitação do transporte público em Barreiras

A empresa VCB Transportes ganhou, hoje, os dois lotes da licitação dos transportes públicos, urbano e rural, em Barreiras. No grupo Oeste Debate, o jornalista Fernando Machado disse que o representante legal da VCB assegurou a compra de 35 ônibus novos para atender o serviço.

Atenção: tropas armadas de Barreiras invadem território eduardense

Divisa1

Ai, ai, ai! Acho que a guerra vai começar e, em breve, os eduardenses vão precisar de passaporte e salvo conduto para ir até Barreiras. O prefeito Antônio Henrique comandou pessoalmente, hoje, a demarcação das antigas divisas, depois da decisão da Assembleia da Bahia, que dava perdimento de cerca de 30 mil hectares de Barreiras em favor de Luís Eduardo Magalhães.

As placas assinalando a divisa entre os municípios ficaram a cerca de 2 Km do recinto de exposições da Bahia Farm Show. A foto, de autor desconhecido, foi publicada no ZDA.

Vamos retaliar! O Chefe do Estado Maior das forças eduardenses, Marcos Alecrim, já está com toda a guarda municipal em forma, esperando a ordem do generalíssimo Santa Cruz para contra atacar.

Luís Eduardo: Secretaria da Saúde diz que é baixa incidência do mosquito da dengue

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Luís Eduardo Magalhães entre os dias 20 e 24 de outubro apontou um índice de infestação predial para o mosquito de 0,7% o que é considerado satisfatório, de acordo com o Ministério da Saúde.

O levantamento feito em todo país foi realizado em capitais e municípios de regiões metropolitanas, municípios com mais de 100 mil habitantes e municípios com grande fluxo de turistas e de fronteira.

A partir do levantamento é possível identificar as áreas da cidade com maior proporção e ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Luziene de Souza Silva essas informações possibilitarão a intensificação das ações de combate à dengue nos locais de maior presença do mosquito Aedes Aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRAa.

Segundo o Ministério da Saúde, os municípios que apresentarem índices inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. Municípios com índices de infestação entre 1% e 3,9% ficam em situação de alerta. Por fim, municípios com índices superiores à 4% possuem risco de surto de dengue.

Coleta de pneus – As ações de combate a Dengue em Luis Eduardo Magalhães não param, somente este ano de 2014 a Secretaria de Saúde através do Núcleo de Endemias já coletou 4.217 pneus inservíveis em toda a cidade, que já receberam a destinação final correta. Esta semana, entre os dias 03 e 05 os Agentes de Combate as Endemias com apoio da Secretaria de Infraestrutura continuam a coleta de pneus nos bairros Conquista e Santa Cruz.

O pneu demora até 600 anos para se decompor no meio ambiente e é extremamente prejudicial à saúde, já que contém derivados do petróleo. Quando descartado em local errado, causa poluição e serve como criadouro do mosquito da dengue, neste ano de 2014 o município notificou até o momento 204 casos de Dengue com 31% positivos, sendo os bairros com maiores incidências de casos notificados o Jardim das Acácias, em segundo, o Florais Léa e em seguida o Mimoso I.

O município possui um ECOPONTO, localizado na Avenida Brasília, Quadra 96, Lote 12 no Bairro Mimoso II. O interessado em descartar corretamente os seus pneus deverá entrar em contato pelos telefones 8817-5566 / 8808-8266 ou comparecer a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações.

Pelo mínimo 10 capitais estão em alerta máximo contra a dengue e a chicungunya:  Maceió, Natal, Recife, São Luís, Aracaju, Vitória, Cuiabá, Porto Alegre, Belém e Porto Velho. Segundo o ministério, 44% dos 1.463 municípios que fizeram o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) estão em situação de alerta ou de risco para as duas enfermidades que são transmitidas por mosquitos da família Aedes. Nas capitais e nos demais municípios foi verificado um alto grau de criadouros.

Dia “D” de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado

Entre os dias 08 e 28 de novembro acontece em todo país a Campanha Nacional contra Sarampo e Poliomielite (Paralisia Infantil). No próximo sábado, 08 de novembro, é o dia “D” de vacinação. Em Luís Eduardo Magalhães serão 12 postos de vacinação para atendimento de crianças de 1 ano a menores de 5, para sarampo, e seis meses a menores de 5, para pólio. A partir do dia 08 de novembro as doses da vacina estarão disponíveis 11 das 12 unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. No dia “D” também haverá atendimento na Policlínica Municipal.

Confira todos os postos de vacinação:

ESF Mimoso I (Mimoso I)

ESF Moacir Marchesan (Mimoso II)

ESF Luis Gustavo Rosa (Mimoso III)

ESF Oscar Doerner (Santa Cruz)

ESF Oswaldo Cruz (Santa Cruz)

ESF Antônio Carlos Faedo (Florais Lea)

ESF Nair Idite Poganski (Florais Lea)

ESF Jardim das Acácias (Jardim das Acácias )

ESF Paulo Rodolfo Castelli da Silva (Jardim das Acácias)

ESF Vereda Tropical (Vereda Tropical)

ESF Buriti (Vila Buritis)

Alagoas: promotor pega 76 anos de cadeia por abusar das filhas

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas condenaram a 76 anos e cinco meses de prisão o promotor da Vara da Infância Carlos Fernando Barbosa de Araújo. Segundo denúncia oferecida pelo Ministério Público, ele abusava sexualmente de duas filhas e uma enteada, todas menores de idade, entre 1993 a 2003.

De acordo com os depoimentos, uma das filhas começou a ser abusada aos 12 anos, enquanto dormia, por todas as noites. Depois, os abusos passaram a acontecer durante os banhos. Fotografias da garota foram encontradas no computador do promotor.

“A vítima passou a perceber na enteada os mesmos comportamentos que ela tinha quando criança. Descobriu que o promotor molestava da menina desde os 7 anos e resolveu denunciar. No Ministério Público, acharam várias fotos das duas em trajes íntimos e nuas também. A filha passou anos sendo abusada porque ninguém jamais acreditaria que um bom profissional, um promotor técnico, faria isso. E seria difícil de provar os fatos se não tivéssemos encontrado as fotos”, descreveu o procurador Antiogenes Lira, no plenário do TJ.

Segundo avaliação psicológica, o promotor estava lúcido e a memória era conservada nos abusos. Ou seja, não tinha doença mental.

No caso da outra filha, a babá informou, em seu depoimento, que o promotor pedia que ela saísse de casa para comprar alguma coisa. Ao retornar, a garota estava chorando.

“A mãe descobriu que ele abusou das três crianças e com o mesmo modus operandi. É uma história de jovens que perderam a infância. O Ministério Público pede a condenação para que seja feita justiça e elas saibam que ainda existem juízes em Alagoas”, decreveu o procurador, durante o julgamento.

Segundo o advogado Welton Roberto, que fez a defesa do promotor, a primeira filha foi espontaneamente ao motel, por três vezes, com o pai. E era maior de idade.

“No depoimento, ela teria dito que, em 2004, apanhou do pai e, em 2009, perdeu um filho devido a isso. Mas ela não apresentava provas da agressão”, explicou o advogado. “Ela esteve em contato com diversos promotores e por que não falou a nenhum deles sobre o que aconteceu em casa? Por que ela não falou antes? Só decidiu denunciar depois, quando perdeu o emprego devido à Lei do Nepotismo, de 2006”, analisou.

O TJ recebeu, oficialmente, a denúncia do MP em 15 de fevereiro do ano passado. A decisão desta terça-feira pede a perda definitiva do cargo e a prisão imediata do promotor.

?????????????

mural do oeste

A2 escadas

coral natalino

Hotel Columbia 1 (1)

CEMAC realiza Mostra Cultural

Acontece nos dia 05, 06 e 07 de novembro no Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC a Mostra Cultural CREARE CEMAC. Durante os três dias de Mostra Cultural haverá uma programação diversificada   com exposição de quadros e fotografias de alunos e convidados, palestras com os temas “A juventude é uma nova nação – Isso é realidade”, “ Um olhar diferente através da fotografia”,  bate papo informal: “A Importância da arte na vida do ser humano” e mesa redonda com a participação dos jovens escritores de Luís Eduardo Magalhães, “Escrever! Essa prática pode estar mais próxima do que você imagina” além de oficina de teatro e Espetáculo Nucleart com poesia, música e dança.

Segue Programação da Mostra Cultural CREARE CEMAC

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

Barreiras: licitação do transporte público segue durante a tarde.

otoniel teixeira

Quatro empresas, Cidade de Barreiras, Rena Turismo, Consórcio Central Brasília e Real Maia  se apresentaram para a licitação pública do transporte coletivo em Barreiras, iniciada agora às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal. Os trabalhos foram interrompidos neste instante, 12h, com a abertura do primeiro grupo de propostas,  e retornam às 13h30m. A foto é da assessoria de imprensa do vereador Otoniel Teixeira.

LICI

Estudante da rede municipal de Luís Eduardo Magalhães é vencedor de prêmio de literatura

Direção da escola José Cardoso de Lima, secretaria de Educação e o aluno vencedor

O estudante Matheus Henrick M. de Souza, do 9º ano da Escola Municipal José Cardoso de Lima foi o grande vencedor do 8º Prêmio Agrosul de Literatura de 2014. Matheus concorreu com outros 40 estudantes de escolas de dez localidades da região: Luis Eduardo Magalhães/BA, Roda Velha – São Desidério/BA, Rosário – Correntina/BA, Dianópolis/TO, Formosa do Rio Preto/BA, Garganta – Vila Panambi/TO,  Barreiras/BA e Bom Jesus/PI.

Além do primeiro lugar, Matheus foi contemplado com um notebook e uma viagem cultural. A escola receberá uma biblioteca com amplo acervo literário doado pela Fundação John Deere. A redação teve como tema “A origem e importância da Agricultura no Oeste da Bahia”. Ao todo, a 8ª edição do Prêmio Agrosul de Literatura de 2014 contou com a participação de 5 mil alunos de escolas estaduais, particulares e municipais.

A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na sexta-feira, 31 de outubro. Na manhã desta segunda-feira, 04, Matheus foi homenageado pela escola que estuda. A homenagem contou com a participação da secretária de Educação do município, Alessandra Hillmann. O Prêmio Agrosul de Literatura é uma iniciativa tem a parceria e apoio da John Deere, Fundação John Deere, Dupont, Nobretour e Secretaria de Educação de Luís Eduardo Magalhães.

PRF flagra condutor com R$53.000,00 em dinheiro sem comprovação de origem

prf

Policiais Rodoviários Federais encontraram R$53.000,00 (cinquenta e três mil reais) em espécie, durante fiscalização em um veículo GM/Classic Life com placas de Ibitiara\BA. A ação ocorreu por volta de 08:00h de hoje (04), no KM 446 da BR 242, onde os PRFs fizeram a abordagem, encontrando o dinheiro no interior do veículo. Ao ser questionado pelos policiais, o condutor, de 62 anos, não conseguiu comprovar a origem, sendo então encaminhado, com todo o dinheiro para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

Mulher é refém de maluco no Distrito Federal

Homem armado com faca faz mulher refém em ponto de ônibus em frente ao Palácio do Buriti, em Brasília (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)
Homem armado com faca faz mulher refém em ponto de ônibus em frente ao Palácio do Buriti, em Brasília (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

Um homem com uma faca na mão mantém uma mulher refém em frente ao Tribunal de Contas da União do Distrito Federal. Antes de render a vítima ele parou o carro em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, e tentou quebrar os vidros do prédio. O material quebrou e ele saiu correndo, sem ser detido pelos seguranças.

Seguranças do Palácio do Buriti e a Polícia Militar tentam negociar para que a mulher seja libertada. Ele ainda não foi identificado. Informação de O Globo.

 

Faahf abre inscrições para o vestibular 2015

A Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – FAAHF, em Luís Eduardo Magalhães, inicia as inscrições para o vestibular 2015. Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Letras, Pedagogia, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Irrigação e Drenagem e Logística são os cursos oferecidos pela instituição.

As inscrições acontecem de 01 de novembro a 06 de dezembro de 2014 no valor de R$ 45,00. Os interessados deverão se inscrever na secretaria acadêmica da instituição ou pelo link do Portal Faahf

A prova será realizada no dia 06 de dezembro, com início às 14h e término às 17h com duração de três horas onde constarão questões de matemática e suas tecnologias, ciências e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias (inglês e espanhol), ciências da natureza e suas tecnologias.

Mais informações pelo telefone (77) 3628-9900 ou pelo edital. 

 

Topvel vendas

??????????

Faahf banner topo

 

Prefeitura de Barreiras abre licitação de transporte no plenário da Câmara

A Prefeitura de Barreiras abre na manhã desta terça-feira, 4, a primeira licitação pública para o transporte coletivo da história do município. Para garantir a transparência do processo, a sessão de abertura da Comissão de Licitação será realizada no plenário da Câmara Municipal, aberta à participação da sociedade, dos vereadores, membros do Ministério Público e instituições locais interessadas. A instalação dos trabalhos está prevista para iniciar a partir das 9h.
O modelo da licitação é o de concorrência pública, o que garante que empresas do setor que atuam em todo território nacional participem do processo licitatório. De acordo com o prefeito Antonio Henrique, o principal objetivo da licitação é a melhoria do transporte coletivo urbano e rural no município. “Esse é um compromisso assumido com o povo de Barreiras em
nosso programa de governo. Estamos dando um importante passo para melhorar a mobilidade urbana em nossa cidade, preparando um futuro com mais qualidade de vida para todos”, afirmou.
Em fevereiro deste ano, a administração municipal contratou uma empresa especializada em planejamento de transporte público para fazer um diagnóstico de demanda e viabilidade de um novo modelo de sistema de transporte público, os dados foram apresentados em uma audiência pública na Câmara Municipal.  Depois das sugestões da coletividade deu-se a publicação do edital da licitação em setembro.
Agora será dado o próximo passo para a escolha da empresa que vai operar o serviço, garantindo a ampliação da frota, novos veículos, novas linhas e a instalação de abrigos para os passageiros e acessibilidade.

?????????????

PRF adota tolerância zero com ultrapassagens e fugas pelo acostamento

Após o endurecimento das penalidades para certas infrações de trânsito no País, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou balanço nesta segunda-feira, 3, que mostra que no primeiro fim de semana de vigência das novas regras, 1.439 multas foram aplicadas a motoristas que as desrespeitaram.

A estatística diz respeito às autuações feitas pela PRF e não leva em consideração as de outras autoridades, como as Polícias Rodoviárias Estaduais. Em média, nos dois últimos dias, foram aplicadas quase 30 multas por hora em decorrência dessas infrações, todas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), editado em 1997.

Das 11 que sofreram alteração na lei aprovada pela presidente Dilma Rousseff em maio deste ano – e que passaram a valer no sábado, 1.º -, a que mais gerou multas no último fim de semana foi a que prevê multa de R$ 957,70 para quem fizer ultrapassagem pela contramão em linha contínua amarela, uma infração gravíssima. O valor é cinco vezes maior que o patamar anterior, de R$ 191,54. Se houver reincidência em até 12 meses, o valor dobra.

Ao todo, a PRF autuou 1.190 veículos no Brasil cometendo essa irregularidade. Logo em seguida, figuram, com 145 ocorrências anotadas nos dois dias, casos de ultrapassagem pelo acostamento. Desde sábado, essa infração passou a ser considerada gravíssima e a custar R$ 957,70, ante R$ 127,69 até a semana passada, quando ainda era tida como grave.

Na terceira colocação, com 43 multas no sábado e no domingo, 2, está a infração por forçar a ultrapassagem, que agora é de R$ 1.915,40, gravíssima, fazendo com que o condutor incorra na suspensão do direito de dirigir. Em caso de reincidência no período de um ano, o preço da multa dobra.

E agora, o que vou dizer lá em casa?

Dalva Sele Paiva e Afonso Florence
Dalva Sele Paiva e Afonso Florence

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar deve instaurar nesta terça-feira (4), às 14h, processos contra os deputados Afonso Florence, Rui Costa e Nelson Pelegrino, todos do PT baiano. Também será feito o sorteio do relator de cada processo. Costa foi eleito governador da Bahia; Florence e Pelegrino foram reeleitos para a próxima legislatura.

As representações contra os parlamentares foram protocoladas pelo PSDB e pelo DEM no dia 16 de outubro. No documento, os dois partidos citam denúncia publicada pela revista Veja no dia 24 de setembro sobre o suposto envolvimento dos deputados no desvio de dinheiro destinado à construção de 1.120 casas populares para famílias de baixa renda.

A operação teria desviado R$ 17,9 milhões do Fundo de Combate à Pobreza desde 2004, com a participação da ONG Instituto Brasil. Segundo a presidente da ONG, Dalva Paiva, “o instituto recebia os recursos, simulava a prestação do serviço e carreava o dinheiro para os candidatos do partido”. Segundo ela, “se o acordo pagava pela prestação de mil casas, por exemplo, o instituto erguia apenas 100”.

A ONG encerrou as atividades em 2010. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também é citado na acusação. Todos os citados pela ex-presidente do Instituto Brasil negaram envolvimento com o esquema. Informações da Agência Câmara, editadas pelo Bahia Notícias.

Colisão no acesso do Jardim das Oliveiras à BR 242

DSC_0050

O piloto desse Fiat Uno vermelho deixava o Jardim das Oliveiras para acessar a rodovia BR 242, em Luís Eduardo Magalhães. A pressa era tanta que não freiou ou não enxergou o poderoso bi-trem, que vinha chegando à cidade. A colisão foi forte e o motorista do carro pequeno foi socorrido pelo SAMU 192. A Polícia Militar atendeu o acidente.

DSC_0055

 

Se o Parque de Exposição da Bahia Farm Show e o novo aeroporto estão merecendo um acesso melhor, mesmo que pouco utilizados, o que dizer dessa confusão que é o acesso ao Jardim das Oliveiras, que se prepara para receber em torno de 9.000 habitantes? Afinal, são quase 4.000 votos, senhores gestores públicos.

O acesso ao bairro, apesar da instalação de um redutor de velocidade, é crítico. Não passa uma semana sem um acidente de proporções.

DSC_0207

Clima tenso adia para amanhã reunião do Conselho de Administração da Petrobras

A reunião do conselho de administração da Petrobras, na sexta-feira, interrompida e adiada para amanhã pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi uma notícia inesperada e com razões ainda não esclarecidas que deixou o mercado surpreso.

À tarde as ações subiam mais de 5%, provavelmente tentando antecipar a possibilidade de alta dos combustíveis, antes do adiamento. A estatal enfrentou outro complicador: o mercado recebeu com reticência a notícia de que o Partido dos Trabalhadores (PT) quer indicar o ex-governador da Bahia, Jacques Wagner, para o lugar de Graça Foster na Petrobras.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico, o que travou a reunião do conselho na sexta-feira, agora marcada para Brasília, tem a ver com problemas em relação à auditoria PwC, responsável pelos balanços da Petrobras. O clima foi tão tenso, conforme relatos, que sequer deu tempo de mencionar a questão do reajuste.

banner sampaio topo vestibular cm

Standbyte nova loja

43% dos deputados estaduais eleitos terão primeiro mandato

Dos 1.057 parlamentares eleitos para as 26 Assembleias Legislativas e para a Câmara Distrital, 459 não são deputados reeleitos – taxa de 43% de renovação. Esse índice, porém, mascara outro dado, obtido por um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo: apenas 153 (15%) desses novatos nunca exerceram nenhum mandato eletivo e realmente estrearam nas urnas em 2014, um ano após os protestos que, entre outras bandeiras, pregaram a renovação política.

Esse índice de estreantes nos Legislativos estaduais é 26% inferior ao registrado em 2010, quando o mote de “mudança” não estava tão espraiado pelas candidaturas País afora. Naquele ano, 207 parlamentares nunca haviam sido vereadores, prefeitos ou mesmo deputados em mandatos anteriores.

A Região Norte foi a que mais renovou seu quadro de parlamentares no País em 2014. Dos 185 deputados eleitos nos sete Estados, 41 são inexperientes na função. No Acre, os eleitores renovaram 75% (18) das cadeiras – dez deles são novatos.

Na ponta contrária, o Sul e o Centro-Oeste foram mais conservadores neste ano e elegeram menos de 10% de nomes sem experiência legislativa. Com edição do jornalista Políbio Braga.

Helicoverpa volta a atacar as lavouras; produto biológico se destaca no controle da praga

???????????????????????????????

O saldo negativo apresentado nas lavouras brasileiras desde a safra 2011/2012, em decorrência do ataque da lagarta Helicoverpa armigera, a que tudo indica, ainda deverá preocupar os agricultores de todo o país.

No oeste da Bahia e no Mato Grosso, a praga sequer esperou o bom estabelecimento das culturas e já tem atacado plantas recém-germinadas de soja irrigada, aumentando a preocupação dos agricultores, que reconhecem o potencial destrutivo da lagarta. “Até hoje eu não consigo mensurar as perdas com o ataque da helicoverpa armigera ”, pontua o produtor rural do oeste da Bahia, Douglas Radoll, que ainda dribla com os prejuízos decorrentes da praga. Nos dois estados, medidas de controle já estão sendo utilizadas pelos produtores.

Desde 2011/2012, quando a praga começou a ser percebida com maior protagonismo na cultura do algodão, os prejuízos  acumulados na região oeste da Bahia ultrapassam a casa dos bilhões. As perdas são decorrentes tanto na redução da produção, uma vez que a Helicoverpa ataca as partes reprodutivas (flores e vagens nas culturas da soja e do feijão; flores e maçãs no algodoeiro e espigas no milho), quanto no custo operacional financeiro, com o uso mais intenso de inseticidas e máquinas.

PRODUTO BIOLÓGICO

O cenário que até então era aterrorizante, aliviou na safra passada com a chegada do Hz-NPV CCAB, um inseticida biológico a base do vírus, sendo o único no mercado a apresentar duas estipes distintas e altamente virulentas de baculovírus de helicoverpa.  O produto, hoje, registrado emergencialmente no Brasil pelo Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB) controla as lagartas da subfamília Heliothinae, que incluem a Helicoverpa spp. e a lagarta da maçã do algodão (Heliothis virescens).  Utilizado com sucesso desde o ano passado, o vírus é a melhor opção de controle, conforme atestam os produtores rurais.  “Antes trabalhávamos dia e noite com o pulverizador e agora temos certa tranquilidade com as infestações de Helicoverpa”, comenta Rony Reimann, agricultor de Luís Eduardo Magalhães/BA, recordando-se dos tempos em que somente havia inseticidas químicos para o controle da Helicoverpa.  Somente na última safra, mais de 700.000 hectares foram tratados com o Hz-NPV CCAB em todo o país.

O alto índice de eficiência associado a uma baixíssima toxicidade, tanto para o ambiente quanto para organismos não alvo vem se provando dia após dia no campo, como garante o agricultor, Odacil Ranzi, também do oeste baiano. “Aplicamos o vírus na soja plantada em pivô nesta safra, após dois dias da aplicação já percebemos que as Helicoverpas  já haviam parado de comer e a partir do quarto dia começaram a morrer. O produto é fantástico!”, comemora.

Segundo o produtor, Marconde Ferraz, os resultados em pivôs em V4 são de excelente eficiência já na primeira aplicação. “O Manejo proposto é utilizar o vírus no período vegetativo com aplicações noturnas, entrando com presença de lagartas pequenas até médias (monitoramento), e se necessário repetir a cada sete a oito dias. Com isso, mantém-se a população de inimigos naturais e a diminui a exposição das lagartas a diamidas”, explica Ferraz.

Para o engenheiro agrônomo, Celito Breda, consultor e produtor rural, atualmente, o controle biológico consolida-se como uma opção viável e eficiente para o combate às pragas da agricultura. “O vírus Hz-NPV CCAB tem se mostrado o carro chefe no resgate do controle biológico no Brasil, como ferramenta essencial, o produto vem sendo a locomotiva de todas as ferramentas biológicas do mercado brasileiro (que são poucas). Não há dúvidas quanto a sua eficácia!” atesta Breda.

Reconhecido internacionalmente, o Hz-NPV CCAB também apresenta resultados excepcionais em nível de campo e pesquisa em outras regiões produtoras do país. Em Campo Verde (MT) o agricultor, Alexandre Bottan vai para a segunda safra utilizando o vírus. “Testamos o produto na safra passada com ótimos resultados, este ano já começamos a nos deparar com o surgimento das primeiras lagartas aqui na região de Campo Verde  e o vírus (Hz-NPV CCAB) realmente tem se mostrado uma ferramenta de controle imprescindível neste início de ciclo! É sem dúvida a melhor ferramenta de controle da Helicoverpa!”, destaca Bottan.

A eficiência do produto ainda anima os especialistas, que veem no produto uma ferramenta de Manejo de Resistência de Pragas. “Mesmo em lavouras Bt’s, principalmente no algodão Bt1,  tem se mostrado necessário o seu uso, nestes casos podemos encarar o Hz-NPV CCAB  tanto  como ferramenta de controle efetivo como ferramenta de manejo da resistência das lagartas que eventualmente escapem da ação das proteínas Bt.”, explica Breda.

MANEJO

O Hz-NPV CCAB deve ser utilizado assim que for constatada a presença da praga na lavoura. A eficiência do produto não é reduzida pela baixa área foliar do início do cultivo. Quanto menor a lagarta no momento da aplicação, mais rápido e eficiente será a atuação do Hz-NPV CCAB, garantindo que essas lagartas produzam mais vírus, reinfestando a lavoura e inoculando o campo contra novas lagartas que venham a eclodir nos próximos dias, como atesta Douglas Radoll, que já tem experiência de mais de um ano de utilização do Hz-NPV CCAB: “uma vez constatada a praga o ideal é ir “vacinando” a lavoura”.

 

Topvel vendas

 

???????????????????????

Comitiva cobra do DNIT obras complementares na travessia da BR 242

115

A pedido do prefeito Humberto Santa Cruz, o deputado federal e vice-governador eleito pela Bahia, João Leão, e uma comitiva formada por três empresários de Luís Eduardo Magalhães (João Antônio Franciosi, Lauro Luza e Sérgio Pitt) se reuniu na quarta-feira, 29 de outubro, em Brasília com o Diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Adailton Cardoso Dias. Em pauta a recuperação urgente do trecho da BR 020 que cedeu com a execução da obra de duplicação.

A preocupação do prefeito, levada ao conhecimento do diretor do DNIT diz respeito a volta do período chuvoso e a falta de um canal adequado para drenagem natural das águas pluviais as margens da rodovia. O tema tem sido pauta freqüente nas reuniões que o prefeito Humberto vem mantendo com o pessoal do DNIT, tanto em Brasília, quando em Salvador.

No último dia 20 de outubro, após reunião com o Superintendente Regional do DNIT na Bahia, Amauri Sousa Lima, foi entregue ofício reforçando a necessidade de atenção especial a execução adequada desse canal de drenagem natural das águas que escoam pelas margens da rodovia com o início das chuvas.

Também faz parte da pauta de reivindicações a instalação de lombas eletrônicas ao longo do trecho em obras, afim de se evitar os acidentes fatais que estão acontecendo. Como prova da necessidade de serem tomadas providências urgentes, foi entregue um dossiê com informações de acidente fatais e manifestações públicas.

Outro ponto reivindicado é a construção de uma passarela para cruzamento dos pedestres que todos os dias precisam atravessar a BR; a construção de um trevo ou alça de retorno na BR 242 para acesso ao aeroporto e ao complexo Bahia Farm Show, além de um pedido de mudanças no projeto executivo da duplicação.

São elas: a ampliação das pistas principal e marginais, com obras de aceleração e desaceleração, permitindo as entradas e saídas de veículos sem impactar o trânsito e, assim, reduzir significativamente o risco de acidentes. A comitiva também reivindicou a manutenção dos dois retornos, para quem se dirige do Tocantins para Barreiras, conforme projeto original. O primeiro retorno deveria estar logo abaixo da antiga rótula das Palmeiras e não está sendo feito. O segundo retorno dá acesso à nova rodoviária, já no leito da BR 020, abaixo do posto Imperador.

As cobranças ao órgão responsável tem sido uma constante no governo do prefeito Humberto Santa Cruz. Recentemente, no dia 22 de setembro, foi protocolado ofício na superintendência regional do DNIT na Bahia, solicitando estas melhorias emergenciais no projeto e sua execução.

Na manhã da quinta-feira, 30 de outubro, a pedido do diretor do DNIT em Brasília, foram encaminhadas imagens da situação do trecho danificado pela erosão.

Barreiras: homicídio e menor baleado no Rio de Ondas.

Marcos Lourenço de Souza, de 18 anos, conhecido por Marquinhos foi morto com um tiro, possivelmente de pistola 380, no peito do lado esquerdo às margens do rio de Ondas, na localidade “Três Bocas”. O crime ocorreu por volta das 16h 30 deste domingo, 02.
Conforme declarações da Polícia Civil, o autor chegou ao local numa moto de dados ignorados e disparou dois tiros contra Marcos, mas uma das balas atingiu o braço direito do menor A.A.S., de 16 anos, que estava em companhia da vítima e de outros colegas.
O corpo e o local foram analisados pela Polícia Civil e encaminhado para realização de necropsia no IML regional. De acordo com o delegado Alírio Oliveira, o autor do assassinato ainda é desconhecido. Do blog Alo,Alo,Salomão.
Topvel

Até o Rio de Janeiro pode ficar sem água com a seca

O volume equivalente dos reservatórios da bacia do Rio Paraíba do Sul chegou a 9%. Caso não se confirme o período chuvoso, que começa na segunda quinzena de novembro, a situação pode se complicar e o percentual cair para 4% no início de dezembro, conforme informou hoje (1º) o diretor-executivo do Comitê Guandu, Julio Cesar Antunes.

“A gente está fazendo simulações com os piores cenários. Entre agosto e setembro, nos baseamos em 1955, que foi a pior estiagem para o período. Para outubro, o ano mais crítico foi o de 1968. Confirmados esses cenários, chegaremos a esta projeção de 4% de reservatório equivalente no início de dezembro”, revelou Antunes à Agência Brasil.

Continue Lendo “Até o Rio de Janeiro pode ficar sem água com a seca”

Mídias sociais, eleições e a demonstração de um povo inculto

O período eleitoral gerou cerca de 640 milhões de posts apenas numa das mídias sociais mais frequentadas, o Facebook, nem todos comentários de boa qualidade no que tange à ortografia e, principalmente, à credibilidade das informações veiculadas. De repente, ficou engraçadinho ofender com palavrões, contar historietas de mau gosto e veicular mentiras que facilmente seriam enquadradas na lei.

Isso sem falar na divulgação de afirmações preconceituosas, xenófobas e agressivas, como ameaças à integridade dos internautas.

As mídias sociais, como um todo, perderam uma grande oportunidade de veicular ideias, de propor novações e de debater política. Mas isto é apenas o reflexo de um povo inculto e, à sombra de uma lendária índole pacífica, violento e arbitrário.

 

banner sampaio topo vestibular cm

??????????

Standbyte nova loja

Hashi delivery

mural do oeste

Explosão de banco apavora Sátiro Dias na madrugada deste domingo

explosão de banco sátiro dias 2

“A população de Sátiro Dias acordou, na madrugada deste domingo (02), com a explosão da agência do Banco do Brasil daquela cidade. É a 194ª ocorrência criminosa desta natureza em 2014 na Bahia

os bandidos chegaram à cidade na madrugada deste domingo e tiveram acesso ao banco através da casa vizinha, cuja parede é colada com a da agência. O imóvel invadido pertence à secretaria municipal de saúde. Por volta das quatro horas, eles explodiram os caixas e fugiram numa caminhonete preta, atirando e deixando a população em pânico.

Na sexta-feira, o carro-forte abasteceu os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, de Sátiro Dias. Os bandidos sabiam disso e estudaram a melhor forma de acessar os caixas eletrônicos, que foi pela casa da secretária municipal de saúde. A informação é da assessoria de imprensa do deputado João Carlos Aleluia.

Perdedores instigam golpe com participação do Exército

Banania

Publicado no twitter por um anônimo:

Intervenção militar não significa que o Exército vá tomar o poder, e sim, ajudar a devolver a democracia a quem de direito. Do jeito que está, não dá.

Pergunta-se:

  • “A quem de direito” são os companheiros do dito cujo?
  • Intervém, depõe e depois dá o poder para a turma do helicóptero?
  • O Exército então é o braço armado dos corruptos fora do poder?
  • De que jeito que dá? Assim como aconteceu em Minas Gerais?
  • É moda instigar o golpe?

O Exército tem a sua missão constitucional. E não vai servir de amparo para esse bando de malucos que querem transformar o País numa Banania, uma republiqueta centro africana.

Cadê o forum de Luís Eduardo Magalhães?

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, anunciou um investimento de R$ 3 milhões em construção, reforma e ampliação de oito fóruns do interior do estado. O anunciou foi feito durante uma reunião realizada com juízes na quarta-feira (29), em Alagoinhas, no nordeste baiano. Os recursos serão destinados para os fóruns de Alagoinhas, Candeias, Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca, Rio Real e Terra Nova.

Estamos tendo bom proveito das águas da chuva?

água 1

água 2As chuvas em São Paulo ameaçaram, neste final de semana, até inundar trechos mais baixos da cidade, roubados aos rios e ribeirões. Nem precisa perguntar, mas provavelmente nem 1% dessa água foi recolhida e armazenada, porque nem os administradores da Região e os consumidores tem consciência de armazenar a água da chuva, recolhida em telhados, estacionamentos e outras áreas.

Enquanto isso, a prefeitura de Campinas tem planos de utilizar esgoto tratado no abastecimento dos cerca de 1,1 milhão de moradores da cidade. Antes de chegar às torneiras, a água de reuso será jogada no Rio Capivari, um dos dois cursos d’água que abastecem a cidade, e passará por uma estação de tratamento. O município será o primeiro do país a usar esgoto tratado no consumo humano.

O recolhimento das precipitações da chuva custa muito menos, tanto para utilização como água de reuso, como para o tratamento e utilização como água potável.

O exemplo serve para nós baianos do Oeste. O recolhimento da água da chuva e o armazenamento pode servir para, na época do estio, irrigar jardins, lavar carros, abastecer piscinas e para a utilização em limpeza em geral, além de evitar enxurradas e erosão, além do assoreamento de córregos. O investimento em calhas, cisternas e bombeamento é baixo e dura muito tempo.

50 anos depois, ONU vota contra bloqueio de Cuba

onu

A notícia é da Revista Carta Capital e passou desapercebida no meio do turbilhão de comentários sobre as eleições presidenciais no Brasil:

Nesta terça-feira, 28, a Assembleia Geral da ONU discutiu e votou pela 23ª vez a resolução contra o bloqueio econômico, político e financeiro dos EUA contra Cuba. O embargo já dura 50 anos e é repudiado pela maioria dos países que compõe as Nações Unidas. A resolução vem sendo discutida e votada desde 1992, quando Cuba apresentou pela primeira vez o documento.

Durante o período da tarde, a assembleia contou com 188 votos a favor do fim do bloqueio, dois votos contra e três abstenções. Os dois votos contrários foram de Estados Unidos e Israel.

A recomendação da ONU pode não significar nada se os EUA continuarem retaliando contra aqueles que estabelecem relações comerciais bi-laterais com Cuba.