Na noite da última quinta-feira, 23, bandidos armados assaltaram duas casas no bairro Florais Léa, na parte chamada Altos do Belvedere. Os meliantes levaram celulares dos moradores e uma Biz rosa. Placa policial NYZ 5018. Quem tiver informações ligar para a Policia Militar através do 190 ou 3628-3471.
Exemplo de imprensa livre nas próprias empresas do Governo
Por falar em liberdade de imprensa, são emblemáticas duas manchetes de hoje do portal da Agência Brasil, pertencente à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), empresa do Governo Federal:
“Cantareira chega a 13,6% com inclusão da segunda cota do volume morto.”
“TSE nega pedido de Dilma sobre reportagem de revista”
A primeira é clara referencia positiva ao calcanhar-de-Aquiles do tucanato, o abastecimento d’água do Estado de São Paulo. A segunda, refere-se à tentativa, na Justiça, por parte da candidata Dilma, de retirar de circulação a edição panfletária da revista Veja, claramente tendenciosa.
Se a democracia na informação é praticada em empresa do Governo, por que insinuar que Dilma vai “endurecer” a censura à imprensa. Aliás, o contrário do que Aécio fez em Minas Gerais, destruindo órgãos de comunicação e blogueiros com a apoio da Polícia e da Justiça.
Revista “Veja” apela aos 48 min do segundo tempo contra Dilma
A capa de Veja da última edição deve ter sido criada pelo mesmo editor que criou a famosa capa da revista, elogiando o desconhecido governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello. Foi a revista que lançou Collor no cenário nacional. Na época, a revista tinha credibilidade. Hoje tem só a propaganda e as assinaturas do Governo de São Paulo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (24) pedido de retirada da reportagem publicada ontem (23) na página do Facebook da revista Veja, segundo a qual a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são citados em um suposto depoimento do doleiro Alberto Youssef. O pedido foi feito pela coligação Com a Força do Povo, que apoia a candidatura de Dilma à reeleição.
A matéria apresenta o seguinte título: “Tudo o que você queria saber sobre o escândalo da Petrobras: Dilma e Lula sabiam”. Segundo a reportagem, Youssef disse que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras.
Depois do Sensus, outra pesquisa importante é divulgada.
Pesquisa realizada pelo Instituto Oeste Debate*, de Barreiras, com os adesivos colados nos carros, indica os candidatos mais cotados para as eleições de domingo:
Aécio 5%
Dilma 10%
Fora PT 15%
Herbalife 41%
“Doação do Senhor” 29%
*Oeste Debate é um grupo do whatsapp que discute política.
Prefeitura inaugura salas para atendimento ao público no CCLEM
Os clientes do Centro Comercial de Luís Eduardo Magalhães (CCLEM), localizado no bairro Santa Cruz, poderão a partir da próxima segunda-feira, 27, dispor dos serviços do Ponto de Atendimento da Prefeitura, inaugurado na manhã desta sexta-feira, 24.
No local serão oferecidos serviços para pequenos empreendedores, através do programa Micro Empreendedor Individual (MEI) da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e recolhimento de impostos e tributos públicos, no ponto de atendimento tributário, da Secretaria de Administração e Finanças.
Participaram do ato o prefeito em exercício, Marcos Alecrim, o secretário de Administração e Finanças, Sérgio Henrique Verri, diretora de captação de recursos, Simone Jacobsen a empresária Rosi Zanetti, responsável pelo empreendimento e o vereador Erik Café.
Para o prefeito em exercício as duas salas vão beneficiar, não só os moradores do bairro Santa Cruz, mas de toda cidade. “Aqui a população poderá tirar dúvidas e obter serviços importantes sem a necessidade de ir até a prefeitura. Isso, sem dúvida, beneficiará a toda comunidade”, disse Alecrim.
O atendimento ao público contará com horários de funcionamento diferenciados e flexíveis, de segunda a sábado das 9h às 21h e aos domingos e feriados, das 9h às 14h. As duas salas do Ponto de Atendimento da Prefeitura funcionarão até as 18h.
Fórum discute Plano Municipal de Saneamento Básico em Luís Eduardo Magalhães

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) cumpriu mais uma etapa na manhã desta sexta-feira, 24, com a realização de um fórum na sala de reuniões da secretaria de Educação. Durante o encontro foram apresentadas as sugestões já trabalhadas nas etapas anteriores, visando a elaboração da proposta que resultará na criação de uma Lei Municipal.
O objetivo deste fórum é promover a discussão, com membros da sociedade e técnicos da área, de todos os componentes do Plano para que Luís Eduardo Magalhães não tenha problemas futuros fornecendo uma melhoria na qualidade de vida da população. Integram o PMSB, temas como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.
Fernando de Almeida Dultra, da empresa Cosmos Engenharia, responsável pela execução do PMSB na cidade falou da importância de todos se acostumarem a viver causando menos impacto ao ambiente em que vive. “O ser humano é um grande gerador de resíduos e nossa intenção com esse Plano é também mostrar que é possível viver e diminuir esse rastro que por onde passa deixa marcas”, comentou
O diretor que também participou da elaboração do Plano Estadual de Saneamento do Estado da Bahia e acompanha a situação de outros municípios é taxativo em afirmar que Luís Eduardo Magalhães está avançado na elaboração do seu plano. “A população com certeza terá um bom Plano, para viver daqui pra frente mais qualidade de vida”, ratificou.
O engenheiro agrônomo, João Frare, especialista em topografia , propôs sistemas de contenção da água da chuva, com bacias de amortecimento do impacto da água em canteiros centrais. Para a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar , a proposta é positiva pois absorve os impactos no Rio de Pedras. “É dessa maneira que pretendemos construir o Plano, com propostas que muitas vezes são possíveis soluções para os problemas da nossa cidade”, observou a secretária.
Estiveram presentes o vereador Claudionor Machado, loteadores, consultores ambientais, representantes do Plano Diretor Participativo e EMBASA, presidentes de associações de bairros, representantes da Secretaria de Saúde, Planejamento e Meio Ambiente e moradores de diferentes bairros da cidade.
“Quinta do Paraíso” é o lançamento imobiliário do ano
O lançamento imobiliário mais esperado do ano, o condomínio residencial Quinta do Paraíso, foi lançado, ontem à noite, com um coquetel para clientes, amigos, corretores e imprensa. São mais de 100 lotes, a partir de 490 m², em localização privilegiada no bairro Jardim Paraíso e a maior área de lazer entre os seus congêneres. O Condomínio é de responsabilidade da OCH Empreendimentos, liderado pelos empresários Uendel Hillebrand, Abel Oliveira e Marcos Oliveira, que recepcionaram o prefeito em exercício, Marcos Alecrim, o representante da Câmara Municipal, Jarbas Rocha, e empresários que participam do investimento, como o diretor da Hiamina, Wherter Brandão. A Hiamina é responsável pela iluminação com lâmpadas de leds do Quinta do Paraíso. Antes mesmo do lançamento, uma significativa parcela dos lotes já havia sido comercializada.
Werther Brandão, da Hiamina, e o empresário do provedor G7, Ruy Carlos Gengnagel, com sua esposa, Patrícia. Ruy está comemorando a chegada da fibra ótica a Luís Eduardo Magalhães, com a qual, integrada à sua rede particular de fibra, poderá oferecer internet de com velocidade de 150 megabits.
Os organizadores do empreendimento, na companhia de Jarbas Rocha.
Uma das mesas do lançamento festivo, liderada pelo advogado Cristhiano Cechet e pelo empresário Marçal Eiji Tsukamoto.
Candidato a soldado PM tinha problemas nos exames do coração
O candidato a soldado da Polícia Militar Egberto Oliveira de Jesus Filho, 31 anos, que morreu após o Teste de Aptidão Física (TAF) da corporação, apresentou problemas nos exames médicos exigidos pela corporação antes de realizar a avaliação. Segundo informações do jornal Correio, foi identificado um bloqueio no sistema elétrico do coração em seu eletrocardiograma.
Durante a execução do TAF, Egberto, que era cobrador de ônibus e estudava História na Ufba, desmaiou e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma com quadro de desidratação e arritmia cardíaca. Sua irmã, Evânia dos Santos, informou em entrevista à TV Bahia, que ele receava ser desqualificado por conta do resultado do exame, mas afirmou que “o médico mal me olhou e me liberou”.
De acordo com o coronel Gilson Santiago, diretor do Departamento de Comunicação Social da PM, as clínicas onde foram realizados os exames é que são obrigadas a contraindicar a realização do teste, não a corporação.
O edital do concurso, no entanto, determina que também cabe à Junta Militar Especial de Saúde (JMES) a responsabilidade de desabilitar candidatos para realização do TAF.
A família vai ajuizar uma ação contra a PM por negligência, disse seu primo, Roberto Almeida. Segundo candidatos que realizavam a prova junto com Egberto, ele já estava no último dos sete exercícios do TAF, ao final de uma prova de corrida de 2,4 mil metros. “Faltavam 20 metros para ele completar a prova quando caiu. O sol estava forte e a gente estava bem tenso”, contou um deles, que preferiu não se identificar.
Embasa refuta denúncias da Câmara de Vereadores sobre crime ambiental em Estação de Tratamento de Esgoto em Barreiras
Em nota da Assessoria de Comunicação, a EMBASA nega que o esgoto despejado no Rio Grande tenha origem na lagoa de decantação da Estação de Tratamento:
Em relação à notícia “Barreiras: Vereadores fiscalizam denúncias de esgoto despejado nas águas do Rio Grande”, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que os esgotos domésticos registrados durante fiscalização da Câmara de Vereadores não se tratam de extravazamento da lagoa de decantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Como apontam os próprios registros da mídia local, os esgotos que caiam diretamente no rio Grande foram despejados nas vias públicas pela população, escoados por meio de um canal de drenagem (destinado para água de chuva) ou por via de menor declividade que descia entre a vegetação.
Os esgotos que chegam ao Rio Grande são despejados in natura nas ruas dos bairros Cascalheira, Vila Rica, Vila dos Funcionários, Vila Amorim e parte do São Pedro chegam ao rio Grande por meio do canal que margeia a BR-135. A Embasa estima uma redução de 60% da vazão que chegava ao rio Grande sem tratamento após o início da coleta nesta região, que hoje beneficia cerca de 5.692 imóveis, ou seja, cerca de 20 mil moradores destes bairros.
Em relação ao entupimento do Poço de Visita (estrutura localizada na rede de esgoto para inspeção ou desobstrução), localizado antes da lagoa de tratamento, que extravazou na última semana, foi corrigido. A equipe técnica continua monitorando a estrutura, que vem rotineiramente sendo entupida pelo despejo de lixo na rede de esgoto pelos usuários como: absorventes, garrafas pets, sacos plásticos, pedaços de brinquedos, papel, panos, pedaços de madeira, pedras, dentre outros.
Para alcançar a totalidade dos imóveis, a Embasa e a área social da obra de esgoto vêm notificando os moradores para se ligarem no prazo de 90 dias, ao mesmo tempo, que orienta ao bom uso da rede de esgoto, onde não deve ser escoada água de chuva, tampouco, ser despejado nenhum tipo de resíduo sólido. Foram realizadas, até o momento, 65 reuniões e palestras com a comunidade sobre orientações relacionadas à rede de esgoto em expansão na cidade.
Sobre a tarifa – O serviço de coleta e tratamento de esgoto, com funcionamento garantido por meio de pagamento da tarifa de 80% do valor da água consumida é a garantia para a retirada dos esgotos domésticos da via pública e do rio Grande. A remuneração do serviço garante os investimentos em equipamentos para a manutenção e desobstrução da rede de esgoto, mão de obra especializada, pagamento de energia elétrica para o funcionamento das bombas bem como novos investimentos em expansão da coleta e tratamento de esgoto na cidade.A tarifa é cobrada legalmente e tem o respaldo da Lei Nacional de Saneamento Básico, com o percentual determinado pela Lei Estadual de Saneamento Básico, e válido em todo o estado.
Ao contrário do que expressa a notícia veiculada na mídia e por meio de declaração de alguns vereadores, a Embasa refuta a informação de que o valor é “altíssimo”. O valor é pago apenas pelos usuários que vem sendo beneficiados com a coleta e tratamento de esgoto. Cerca de 60% da população de Barreiras consome a tarifa mínima (até 10 mil metros litros de água). Aqueles que pagam a tarifa normal, que custa R$ 20,90, equivalente à faixa de consumo mínima, passam a remunerar pelos serviços de água e esgoto R$ 37,62 por mês. Os inscritos na Bolsa Família, beneficiados pela tarifa social, pagam R$ 9,40 natarifa de água, e com a cobertura de esgoto, passarão a remunerar pelo serviço de água e esgoto R$ 16,92 mensais.
A Embasa aproveita a oportunidade e convida os vereadores que visitaram as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), técnicos dos órgãos ambientais e a mídia local a se unirem em uma força tarefa para diminuir a poluição do rio Grande e retirar os esgotos domésticos das vias públicas melhorando a qualidade de vida da população. Para isto, é preciso mobilizar e incentivar os moradores a ligar os seus imóveis na rede de esgoto em áreas onde a rede já esteja devidamente testada e em pleno funcionamento. E em locais onde não haja rede de esgoto disponível, realizar trabalho de educação ambiental e fiscalização para que os moradores destinem os esgotos em fossas assépticas, e não nas vias públicas.
Barreiras: Câmara repudia perda do território do Município
Barreiras: Embasa obrigada por decisão judicial a informar faturamento
A Câmara Municipal de Barreiras conseguiu, na Justiça Estadual, sentença favorável em Ação de Mandado de Segurança contra a Embasa, determinando que informe imediatamente o seu faturamento mensal, desde a data da renovação da concessão em Barreiras, por força da Lei Municipal 975/2011, de 06 de dezembro de 2011, bem como os respectivos valores financeiros que deveriam estar sendo repassados mensalmente ao Fundo Municipal de Saneamento Básico do Município. A concessionária não tem realizado o recolhimento, prejudicando o Município.
A decisão foi da Juíza Dra. Marlise Freire Alvarenga, titular da Vara da Fazenda Pública em Barreiras, que baseou-se nos dispositivos da referida lei e no impecável posicionamento do Promotor de Justiça, que avocando a Constituição Federal, opinou favoravelmente pela concessão da medida. Segundo o Ministério Público, o poder de fiscalização da Casa Legislativa está amplamente delineado na Carta Política de 88, bem como na Lei Orgânica Municipal.
A Câmara Municipal tem sido firme na defesa das suas prerrogativas legais de Poder fiscalizador, principalmente neste caso onde tem encontrando resistência ilegal por parte do presidente da Embasa, senhor Abelardo de Oliveira Filho, forçando com que a Câmara sempre precise recorrer à Justiça para garantir os direitos da população barreirense, vez tratar-se de patrimônio público municipal.
“A Embasa não tem prestado contas sobre as obras financiadas que está realizando em Barreiras nem sobre o seu faturamento e repasse dos valores devido para à Prefeitura e ao Fundo Municipal de Saneamento Básico do Município. Em função dessa grave omissão prejudicial ao patrimônio público que estamos agindo na Justiça para fazer valer os direitos do Município. Não abrimos mão de defender os interesses da população, a Embasa terá que aprender a respeitar o povo de Barreiras e a observar o que lhe compete de responsabilidade para com a população”, afirmou o presidente da Câmara, Carlos Tito.
Verduras e legumes em promoção hoje no Super Marabá
Sérgio Pitt: não procede informação de que Barreiras perderia porto seco da FIOL
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Regional da Umob – União dos Municípios do Oeste Baiano – Sérgio Pitt, a polêmica que se levanta sobre as perdas territoriais de Barreiras não tem sentido, já que nem o Município de Luís Eduardo Magalhães sabia oficialmente das novas coordenadas do seu território.
-Tomamos conhecimento disso durante a elaboração do Plano Diretor de Luís Eduardo, quando consultamos a SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia sobre os limites territoriais. Logo depois de tomar conhecimento, informamos Antônio Henrique sobre o assunto. A lei foi votada por um acordo de lideranças, praticamente sem debates, em cima dos dados da SEI.
Também não procede a informação, ressalta Pitt, de que o futuro porto seco da Ferrovia estaria localizado na área em questão:
-A localização do porto seco, segundo proposição da então prefeita Jusmari Oliveira, seria em propriedade de João Carlos Jacobsen, que fica a exatos 35 km daquilo que seria a nova divisa, ainda em território de Barreiras.
Amanhã, Plano de Saneamento Básico de Luís Eduardo Magalhães
Pesquisa IBOPE confirma: Dilma 8 pontos percentuais na frente de Aécio
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República: – Dilma Rousseff (PT): 54% – Aécio Neves (PSDB): 46%.
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
– Dilma Rousseff (PT): 49%
– Aécio Neves (PSDB): 41%
– Branco/nulo: 7%
– Não sabe/não respondeu: 3%
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.
O Ibope perguntou, independentemente da intenção de voto, em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:
Aécio – 42%
Dilma – 36%
Expectativa de vitória
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo presidente da República, independentemente da intenção de voto. Para 51%, Dilma sairá vitoriosa; 38% acreditam que Aécio ganhará; 10% não sabem ou não responderam. Do G1.globo.

Barreiras: Prefeito protesta pela alteração de seu território sem anuência do Município

O prefeito Antonio Henrique, de Barreiras, enviou há pouco, nota oficial do Município de Barreiras, marcando entrevista coletiva para esta segunda-feira, com o intuito de não influenciar na decisão dos munícipes, mas já protestando pela eventual perda do território de Barreiras, em favor de Luís Eduardo Magalhães, de uma significativa área de 32 mil hectares.
Nesta semana, Antonio Henrique e Humberto Santa Cruz, assessorado pelo secretário geral da União dos Municípios do Oeste, Sérgio Pitt, tiveram uma breve conversa sobre o assunto, na presença de jornalistas, entre eles Fernando Machado, do blog ZDA. Antonio Henrique foi positivamente refratário ao fato. Em 24/09/2013 foi sancionada a Lei nº 12.906/2013, publicada. no Diário Oficial da Bahia de 25/09/2013, que altera os limites territoriais de Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.
O prefeito Humberto Santa Cruz e Sérgio Pitt não foram encontrados hoje pela manhã, bem como os deputados Mário Negromonte Jr, Cacá Leão, Kelly Magalhães e Hebert Barbosa, representantes do Oeste na Assembleia Legislativa, para explicar como se deu essa votação sem a anuência dos prefeitos.
A área que Barreiras perdeu pela Lei: 32 mil hectares de áreas produtivas. Pela pauta de valor de terras praticada em LEM, a arrecadação de ITR – Imposto Territorial Rural, oscila, conforme o nível de ocupação das áreas, entre R$150 mil e R$ 300 mil.
Veja a nota emitida pelo prefeito Antonio Henrique:
É hoje a caminhada do Outubro Rosa em Luís Eduardo Magalhães
Nesta quinta-feira, 23, será realizada uma caminhada contra o câncer de mama, saindo da Praça Gerson Hoffman, ao lado da Escola Ottomar Schwengber até o Centro Administrativo. A iniciativa é da secretaria de Saúde e faz parte das ações do Outubro Rosa no município.
Na última sexta-feira, 17, também parte das ações do Outubro Rosa, foram entregues, no Ponto Cidadão, autorizações com agendamento para realização de aproximadamente 400 mamografias no município.
Giachini consegue liminar para obter extrato de conta da Câmara

O vereador Sidnei Antonio Giachini obteve liminar na Justiça a mandato de segurança, contra o presidente da Câmara Municipal, Domingos Carlos Alves, o Cabo Carlos, em que pede a exposição da movimentação (extrato) da conta corrente n. 0005-7, Ag. 2734, Caixa Econômica Federal, referente aos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de multa diária de R$500,00 (quinhentos reais).
Ao que parece, o Vereador farejou alguma movimentação, na referida conta, que não está dentro dos parâmetros normais do Legislativo. O Vereador não foi encontrado, hoje pela manhã, para falar sobre o assunto.
Embasa diz que abastecimento de água pode ser intermitente
Uma nova queda de energia na madrugada desta quinta-feira (23) ocasionou a paralisação das bombas da captação da sede municipal de Luís Eduardo Magalhães. A interrupção dos equipamentos vai provocar irregularidade do abastecimento de água ao longo de toda quinta-feira (23) nos seguintes bairros: Jardim Paraíso, Santa Cruz, Jardim Imperial, Vereda Tropical, Tropical Ville e Jardim Ipê. Para os imóveis localizados nestes bairros, a Embasa recomenda aos moradores o uso moderado da água reservada nas caixas d´água. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato pelo teleatendimento no 0800 0555 195.
Promoções no Atacado do Super Marabá
Gaspari: o que vem aí é um plebiscito.
Jornalista Elio Gaspari, em artigo de O Globo:
A pancadaria que envolveu Dilma Rousseff e Aécio Neves roncou dos dois lados. Ambos sabiam que esqueletos tinham nos armários. As baixarias não serão suficientes para explicar o resultado que sairá das urnas. Muito menos as teorias destinadas a desqualificar os votos de quem vier a prevalecer. O que vem por aí é um plebiscito para decidir se o PT deve continuar no governo ou ir-se embora.
Hoje lançamento do condomínio residencial “Quinta do Paraíso”
Presidente do PSDB-MG contesta Datafolha, mas usa dados falsos
Do IG-MG
O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, contesta os resultados da pesquisa Datafolha, que aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente do presidenciável tucano, Aécio Neves. Pestana publicou em sua página do Facebook uma mensagem atacando a credibilidade da pesquisa. Uma imagem com os dizeres “Farsa da Pesquisa Datafolha”, divulgada pelo tucano, obteve mais de 4 mil compartilhamentos e 500 curtidas em 24 horas. A imagem, no entanto, traz dados incorretos sobre a pesquisa, por misturar resultados de dois levantamentos diferentes do instituto.
Procurado pela reportagem, o deputado federal diz que há ponderação errada dos dados da pesquisa, que divergem de outros levantamentos como Sensus, Veritá e trackings internos. “Todas dão de seis a sete pontos de vantagem (de Aécio sobre Dilma)”, defende o dirigente do PSDB. “Não gosto da metodologia da Datafolha, que cota no fluxo urbano. Prefiro avaliação domiciliar”, justifica o parlamentar sobre sua contestação dos números que apontam Dilma com 52% e Aécio com 48% dos votos válidos. Tecnicamente, os adversários estão em empate, pois a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar de contestar a pesquisa, Pestana acredita que o vencedor da disputa presidencial terá uma diferença de quatro pontos percentuais, em relação ao segundo colocado, pois a campanha é a mais acirrada desde 1989.
Folha atesta credibilidade da pesquisa
A “Folha de S. Paulo” divulgou nota em seu site esclarecendo sobre o que chamou de mensagem viral, apontando a pesquisa como equivocada. “A mensagem tem dois grandes problemas. O primeiro é que, ao citar as intenções de votos de Dilma e Aécio em cada região, o autor do texto, por engano ou por má-intenção, usou informações da pesquisa feita nos dias 14 e 15 de outubro, não os desta segunda (20). No levantamento de 15 de outubro, Aécio, de fato, aparecia numericamente à frente de Dilma.
O outro problema da mensagem é fazer o exercício com os votos válidos em cada região (os totais de cada concorrente, após o descarte de brancos, nulos e indecisos). Um exercício desse tipo precisa ser feito com os votos totais de cada um, já que os percentuais de brancos, nulos e indecisos não são iguais em todas regiões”
A planilha falsa do tucano:
Ayres Britto diz que temor do abuso não autoriza censura à imprensa
Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil, com edição de Beto Coura
Advogados e jornalistas discutiram na manhã de hoje (22) a liberdade de imprensa e a democratização da comunicação no Brasil em um dos painéis do Congresso Brasileiro de Advogados, que ocorre nesta semana, no Rio de Janeiro. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto defendeu a importância da rejeição da censura prévia.
“Não se pode impedir que o Judiciário fale por último, nem que a imprensa fale primeiro”, disse o ex-ministro, que apontou o fato de a liberdade de expressão, por vezes, se confrontar com outros direitos estabelecidos constitucionalmente, como o direito à imagem, à honra e à intimidade.
Para ele, “a Constituição não hipotetiza a violabilidade do direito de liberdade de expressão. Para os direitos de intimidade, da imagem e honra, ela admite, mas assegura o direito de reparação. A lógica da Constituição foi essa. Não é pelo temor do abuso que se vai proibir o uso”.
Continue Lendo “Ayres Britto diz que temor do abuso não autoriza censura à imprensa”
Barreiras: Vereadores constatam crime ambiental, com esgoto jogado in natura no Rio Grande
Os pontos de vazão que levam o esgoto até as piscinas de decantação estavam todos vazando, alguns deles despejando todo o resíduo diretamente nas águas do Rio Grande, como foi comprovado pelos vereadores e por nossa equipe de reportagem. Alguns técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também acompanharam a fiscalização parlamentar.
A jusante deste ponto do rio, estão as bombas de recalque do Projeto Barreiras Norte, da Codevasf. Isso significa que muitos dos irrigantes estão usando água contaminada em seus plantios, além de dessedentar animais com a mesma água. Isso se não estiverem usando para consumo humano.
Os meninos gostam de Dilma. Mas as meninas gostam muito mais.
A pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha, deu números iguais àquela de segunda-feira. No entanto, um dado importante: a rejeição a Aécio Neves (41%) ultrapassou a de Dilma Rousseff (38%) pela primeira vez. Sinal de que povão também tem opinião. Afirmar que não vota no candidato de jeito nenhum é sinal de firmeza de convicções.
Resultados da pesquisa de 20 de outubro
Chove apenas 7 mm em Luís Eduardo
Apesar do grande movimento do tempo, a chuva foi pouca em Luís Eduardo, no início da noite de ontem. Apenas 7 mm de precipitação. Uma beleza para refrescar um dos dias mais quentes do ano. Esperamos que amanhã tenha mais. Ao menos é o que anunciam os institutos de meteorologia. Mas esses meteorologistas são iguais aos institutos de pesquisa. Por vezes acertam, mas também cometem erros.
Candidato a soldado PM morre em teste de aptidão física em Salvador
Um candidato a soldado morreu depois de passar mal durante um teste físico na tarde desta quarta-feira (22) na Vila Policial Militar do Bonfim. Segundo a Polícia Militar, Egberto Oliveira de Jesus chegou a desmaiar por volta de meio dia quando fazia o Teste de Aptidão Física (TAF). O soldado vitimado seria o de camiseta rosa, na parte inferior da foto.
O candidato recebeu atendimento da equipe médica do Departamento de Saúde da PM, que acompanhava os testes. Uma UTI móvel que estava de prontidão o conduziu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma. O candidato deu entrada já com os sinais vitais recuperados, informa ainda a PM.
Por volta das 17h, o candidato faleceu. Em nota, a PM diz que “lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares” de Egberto. Do Correio*
Reservatórios tem volume mais baixo desde 2001. Valei-me São Pedro!

A falta de chuvas dos últimos meses fez com que o volume de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas que operam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste atingisse ontem (21) o nível mais baixo desde 2001, ano em que o país foi obrigado a adotar o racionamento de energia. Fontes de abastecimento hídrico das principais usinas geradoras de eletricidade do país, os reservatórios atingiram, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), 20,93% de sua capacidade máxima nessa terça-feira. Na mesma data de outubro de 2001, o volume registrado atingia 21,39% do limite máximo.
Há duas semanas, a ONS divulgou uma projeção apontando que, caso a estimativas de chuvas para os próximos dias se confirme, o nível dos reservatórios do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste continuará caindo e chegará, em 31 de outubro, a apenas 19,9% da capacidade máxima, o mais baixo percentual registrado desde 2000.
Nas duas regiões, as chuvas dos últimos dias foram insuficientes para alterar esse quadro. Nos reservatórios de Ilha Solteira e de Três Irmãos, no noroeste paulista, os níveis de armazenamento chegaram a zero – o que não significa que o rio tenha secado ou que as usinas tenham deixado de operar, embora o façam com restrições.
A situação é preocupante também na Região Nordeste. Na média, os reservatórios operavam, ontem, com apenas 17,5% de sua capacidade máxima. Abastecida pelas águas do Rio São Francisco, o reservatório da Usina de Sobradinho (BA) armazenava apenas 23,7% de seu limite máximo. Já as usinas de Luiz Gonzaga (BA/PE) e de Três Marias (MG) tinham, respectivamente, 17,7% e 3,5% da capacidade de armazenamento.
Repetidas vezes, autoridades do governo federal afirmaram que não há risco de desabastecimento de energia, pois o Sistema Interligado Nacional é “estruturalmente equilibrado” e “dispõe das condições para garantir o abastecimento nacional”, conforme nota divulgada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em setembro. Uma das medidas adotadas para compensar a eventual queda de geração das usinas hidrelétricas, complementando-a, é o acionamento das usinas térmicas – mais caras. Da Agência Brasil, editado por este jornal.
Ontem choveu 40 mm na Região da Garganta. E neste momento, 16h13m está “muito bonito” para o lado de Barreiras, prevendo-se uma chuva semelhante. Que venha!
O Expresso Magazine, em breve nas mãos de milhares de leitores do Oeste
O Expresso Magazine ainda está na gráfica, mas os leitores do blog de O Expresso já podem dar, com exclusividade, uma espiada na revista, ainda na diagramação de página dupla. Clique aqui para acessar.
Aécio, policial de carteiraços aos 23 anos
por Rodrigo Lopes, especial para o Viomundo
Sem nunca ter tido formação policial, o senador e candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), já teve e utilizou carteira da polícia mineira para dar a famosa “carteirada”.
Aécio aproveitou da influencia do clã familiar para obter a carteira de polícia de número 8.248, emitida em 19 de abril de 1983 pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (SSP-MG), que assegurava ao seu portador poderes de polícia.
A carteira foi obtida por Aécio quando ele tinha 23 anos, na mesma época em que seu avô, Tancredo Neves, governava o Estado de Minas Gerais.
Cópia do documento publicada neste blog encontra-se arquivada na sede do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon).
Para requerer o seu registro profissional de economista junto ao Corecon, Aécio optou por utilizar a carteira policial em vez da carteira de identidade oficial.
Aécio exerceu o cargo de secretário de gabinete parlamentar da Câmara dos Deputados dos 17 aos 21 anos, entre 1977 e 1981.
No mesmo ano em que “deixou” a Câmara, começou a trabalhar na campanha para o governo de Minas Gerais com o avô. Em 1983, foi nomeado secretário particular de Tancredo Neves.
De 1985 a 1988, Dilma Rousseff exercia o cargo de secretária municipal da Fazenda, na Prefeitura de Porto Alegre, depois de participar da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Gilmar Mendes pergunta: “Essa pessoa passou pelo teste do bafometro?”
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta terça-feira (21) a perda de 1 minuto e 50 segundos da próxima propaganda eleitoral televisiva, no horário noturno, da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, segundo notícia veiculada pelo G1.globo de Brasília, por ofensas pessoais de Lula a Aécio Neves, chamado em propaganda eleitoral, pelo ex-presidente, de “filhinho de papai”.
No entanto, o melhor do julgamento, foi a pergunta de Gilmar Mendes, fora dos microfones, mas ainda assim ampliada pelo sistema de som, sobre o Lula:
“A pessoa que falou isso passou pelo teste do bafômetro?”
Seguiram-se breves e discretas risadas no plenário.
A febre Chicungunya já chega a 35 municípios da Bahia
A febre chikungunya já atinge 35 municípios na Bahia, segundo último relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com a pasta, até o dia 21 de outubro foram notificados 1.267 casos no estado.
Feira de Santana, no centro norte, ainda é a primeira em registros, com 371 casos confirmados de 1.015 notificações feitas, e Riachão do Jacuípe, na mesma região, tem 82 casos confirmados, com 174 notificações.
As outras confirmações da doença ocorreram em Salvador, com dois casos, e em Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues, que registraram um caso confirmado cada uma. No entanto, segundo a Sesab, todos os registros fora de Feira tiveram foco na segunda maior cidade do estado.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, um plano de ação estadual foi aprovado na sexta-feira (17) com representantes de secretarias de saúde do interior para intensificar o combate à doença.
“Pela primeira vez, nos reunimos com um público ampliado de secretários e nós vamos apoiar esses municípios que têm dificuldades de recursos e de qualificação para enfrentar a doença”, disse Jesuína.
A coordenadora afirmou também que o objetivo é manter o mesmo trabalho com a perspectiva de evitar que a doença se torne endêmica (recorrente no estado) em seis meses.
“Nós pretendemos fazer esse trabalho e reduzir ao nível zero [quando a doença não é mais transmitida por pessoas que moram no local]”, completou.
Com o aumento das chuvas, criam-se condições ideais para a proliferação do vetor, o aedes aegypti. Você está vendo alguém combatendo os focos do mosquito? Faça você mesmo: evite focos no terreno de sua casa e denuncie aumento exagerado de mosquitos ao entardecer.
Ofertas de hoje no Super Marabá
Colunista social preconiza prender domésticas para não votar em Dilma
O colunista social Anderson Magalhães foi afastado do jornal O Diário de Mogi, do município de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, depois de ter publicado uma coluna defendendo voto contra o PT e ofendendo nordestinos, pobres e empregadas domésticas na edição nº 15 da revista Actual Magazine, que circula na região.
Em seu texto, intitulado “Desespero”, ele prega voto contra o PT no próximo domingo 26, sugere “trancar nossas ‘secretárias do lar’ em casa, interditar as casas de forró e proibir os porteiros de saírem dos prédios”. Defende que Salvador viva apenas do que produz: dendê, cocada e Luiz Caldas. E que os pernambucanos sejam sustentados apenas de R$ 97 do Bolsa Família e dos direitos autorais de “Morena Tropicana”, música de Alceu Valença.
O colunista idealiza ainda que os estados nordestinos de Alagoas, Piauí e Maranhão fiquem de fora do cenário eleitoral “por falta de fórum privilegiado” e que o voto desses estados só seja validado caso a população formule “uma frase inteira sem erros de concordância e com todos os plurais”. Esquece, porém, de colocar plural em uma frase da própria coluna, quando pede que “Dilma e sua corja perca seus votos” – quando o correto seria “percam”.
Depois da publicação da coluna, Magalhães publicou em suas redes sociais que havia sido “mal interpretado” e que sua intenção era apenas a de ser “irônico”. Em nota, o jornal afirma que “discorda totalmente das opiniões emitidas pelo colunista”, informa não ter responsabilidade pelo conteúdo veiculado na revista e diz que Anderson Magalhães “não é mais colunista deste jornal”, onde assinava a coluna “Beatz”.
Ainda bem que homofobia é crime. Caso contrário, eu teria duas ou três palavrinhas a dizer sobre este colunista. Agora é assim: qualquer xenofobozinho de merda tem revista e coluna em jornal.
Barreiras: Câmara fiscaliza grave crime ambiental.

Nesta manhã de quarta-feira, a Câmara Municipal de Barreiras realiza fiscalização, originada em denuncia de crime ambiental perpetrado pela EMBASA, com o lançamento de esgoto sanitário in natura no leito do Rio Grande. Os efluentes são oriundos das bacias de tratamento localizadas nas proximidades do Hospital do Oeste.
Os vereadores, acompanhados de técnicos do IBAMA e INEMA se reunirão em frente a APAE, ao lado do Parque de Exposições.
Mancada tucana online
Jeferson Monteiro, criador do Dilma Bolada, no twitter, com seu humor ácido:
“Depois dessa ação de marketing com a Lindsay Lohan não vou nem mais zoar o Aécio e a equipe dele, vai que é doença…”
Os pobres continuam ao lado de Dilma
A pesquisa eleitoral divulgada ontem pelo Datafolha indica que Dilma Rousseff praticamente descolou do empate técnico com Aécio Neves, obtendo 4 pontos percentuais à frente do candidato da Oposição, com 52% contra 48% da preferencia dos entrevistados.
É emblemática a divisão das preferências entre os diversos níveis de renda. De um lado, maciça escolha daqueles que ganharam mais no Governo Dilma, os assalariados de baixa renda. De outro, aqueles de mais alta renda, escolhem Aécio. Infográfico da Folha.
No Distrito Federal, a mais alta renda per capita do País, o IBOPE, em pesquisa divulgada na noite de ontem, confirma números do Datafolha:
Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e divulgada na noite desta terça-feira (21), sobre a preferência do eleitorado do Distrito Federal na disputa presidencial, mostra que o candidato do PSDB Aécio Neves teria 61% dos votos válidos no DF e Dilma Rousseff (PT) 39%, se o pleito fosse hoje.
Na pesquisa anterior, o tucano tinha 69% e a petista 31% dos votos válidos no DF. Considerando os votos totais, Aécio teria 54% e Dilma 34%. Brancos e nulos somaram 8% dos entrevistados e não sabiam ou não responderam 4%.
A nova pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob protocolo DF- 00085/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-01147/2014, foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro com 2002 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A verdade é a seguinte: no próximo domingo, a partir das 20 horas de Brasília, vamos descobrir mais um “volume morto” da política brasileira. Um dos candidatos passará para a história, sem direito a retorno, como o defensor de teses políticas não provadas. Ou falando melhor: como o perdedor.
Polícia Federal tem greve de agentes por 72 horas
Os agentes da Polícia Federal da Bahia irão paralisar as atividades por 72h a partir das 8h30 de quarta-feira (22), em adesão à paralisação nacional. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais no Estado da Bahia (Sindipol/BA), a categoria protesta contra a Medida Provisória 657/14, que reorganiza as carreiras de servidores efetivos da Polícia Federal (PF).
A medida restringe a delegado da classe especial (último nível da carreira) o cargo de diretor-geral da PF. O texto ainda estabelece que o cargo de delegado só poderá ser exercido por bacharel em Direito que tenha, pelo menos, três anos de atividade jurídica ou policial.
Aiba incentiva o desenvolvimento da pecuária leiteira no Oeste baiano
Abrir um novo mercado consumidor para os grãos produzidos no Oeste da Bahia, através do incentivo a estruturação da pecuária leiteira do Vale do Rio Grande. Este foi o objetivo da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ao participar do I Simpósio de Pecuária Leiteira do Oeste da Bahia, promovido pela Associação dos Produtores de Leite de Riachão das Neves (Rialeite). Realizado no dia 17 de outubro, em Barreiras, o evento reuniu produtores, estudantes, agentes financeiros e representantes de entidades da agropecuária estadual.
Atualmente, o Oeste da Bahia possui um rebanho estimado em cinco milhões de cabeças de gado de corte e de leite, prevalecendo a prática da pecuária de subsistência, com animais sem melhoramento genético e baixo nível tecnológico no manejo. Segundo o presidente da Rialeite, Neuci Vigna, apesar da falta de estrutura, a pecuária é a principal fonte de renda do produtor do Vale. “O Oeste tem potencial para aumentar e regularizar toda sua produção, mas é necessário que os produtores se organizem de tal forma que, o ciclo produtivo funcione”, disse Vigna.
Reforçando a necessidade de organização do setor para gerar desenvolvimento local, o diretor de Projetos e Pesquisa em Agronegócio da Aiba, Ernani Sabai, afirmou durante sua palestra que, os grãos do Oeste que, atualmente, abastecem o Norte e o Nordeste do país, poderiam mudar de rota e suprir as necessidades dos pecuaristas do Vale do Rio Grande.
“Os criadores poderiam ter uma economia de 22 a 30% no preço da ração, por exemplo, se estivessem reunidos em uma associação ou cooperativa e buscassem aqui mesmo na região a alimentação animal”, explicou Sabai.
De acordo com os dados apresentados por ele, o Oeste produz 4,2 milhões de toneladas por ano de milho, soja e caroço de algodão, quantidade suficiente para atender as necessidades do rebanho local. A área cultiva corresponde a 1,9 milhão de hectares, podendo ser triplicada caso cresça a demanda do mercado consumidor.












































