A Economia Chinesa: caindo, mas não ao ponto de preocupar

chinaCrescimento atinge ponto mais baixo em cinco anos, mas a produção industrial está em ascensão. É o que The Economist afirma hoje.

Segundo a revista, a economia chinesa desacelerou para 7,3% de crescimento depois de 12 meses no terceiro trimestre, deslizando abaixo da meta oficial de 7,5%. Para a maioria dos países, o crescimento acima de 7% seria um triunfo raro. Para a China, é o mais fraco desempenho da economia desde as profundezas da crise financeira mundial no início de 2009.

“Isso não deve ser motivo para alarme”, dizem os editores da Revista. “A economia é de 50% maior do que era há cinco anos, então alguma desaceleração é natural. Além disso, o crescimento mais lento é em parte o resultado da política do governo para conter os níveis de dívida, que se tornaram arriscadas.”

A economia chinesa está profundamente relacionada com o Agronegócio brasileiro, em especial com os cultivos do Oeste baiano. Uma queda nas importações chinesas seria uma má notícia para os produtores de soja. Aliás, a cotação leguminosa deu saltos, no pregão noturno e também no diurno, em Chicago, com variação positiva de até 20 centavos de dólar por bushel, cerca de 60 centavos de real por saca de 60 kg.

As razões da alta nas cotações

Segundo analistas internacionais ouvidos pela agência de notícias Bloomberg, esses preços mais baixos tornam-se mais atrativos para os compradores. “Nós temos visto bons volume de soja sendo embarcados nas últimas semanas. O mercado realmente quer essa soja e está brigando por ela”, disse o editor sênior e analista de mercado do portal Farm Futures, Bryce Knorr.

Desde o início do ano, os preços da soja recuaram cerca de 27% diante das expectativas de uma grande safra nos Estados Unidos, estimada pelo USDA em seu último boletim de oferta e demanda, na casa de 106,88 milhões de toneladas. No entanto, as condições de clima nos Estados Unidos das últimas semanas provocaram um atraso significativo na colheita dessa produção.

Chuvas excessivas impediram o avanço dos trabalhos de campo e, segundo dados do último reporte de acompanhamento de safras divulgado pelo departamento norte-americano, até o último domingo (19), apenas 53% da área de soja no país já haviam sido colhidos. A média para esse período, porém, é de 66% e as expectativas do mercado variavam de 55 a 60%.

 

rádio maior

 

 

Plano Municipal de Saneamento Básico realiza importantes reuniões esta semana

Na próxima quinta e sexta-feira, 23 e 24 de outubro, respectivamente, a empresa Cosmos Engenharia, responsável pela execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) em Luís Eduardo Magalhães realiza dois encontros importantes para o cronograma do plano no município.

Na quinta-feira, 23, a reunião é destinada aos comitês e coordenação executiva do PMSB a partir das 09h na secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária. Na sexta-feira, 24, a reunião começa às 08h e está aberta a toda comunidade, na sala de reuniões da Secretaria de Educação no Centro Administrativo.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é um convênio do governo Municipal com o Ministério das Cidades. Seu objetivo principal é promover a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente, assim como organizar a gestão e estabelecer as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico, de forma que cheguem a todo cidadão, integralmente, sem interrupção e com qualidade.

Entre os temas de maior destaque no planejamento do plano estão abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

 

multiplique

 

Porque Aécio Neves perdeu, no primeiro turno, num dos principais colégios eleitorais, o seu Estado

Joana Tavares, Brasil de Fato

Com mais de 400 mil votos de diferença, Aécio Neves perdeu no primeiro turno em Minas Gerais, estado que governou por dois mandatos, até ir para o Senado. Dívidas bilionárias e redução do investimento em saúde e educação explicam a forte rejeição dos conterrâneos a Aécio.

“A população mineira sabe o que enfrenta. Por mais que os grandes meios de comunicação do estado sempre tentaram esconder os problemas, esses 12 anos de choque de gestão geraram um grande desgaste porque as políticas não são para a maioria da população”, analisa Beatriz Cerqueira, presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas (CUT/MG).

A campanha do senador Aécio Neves utiliza o “choque de gestão” como um bom exemplo de política econômica para aumentar investimento em áreas essenciais, como saúde e educação. Porém, não foi o que aconteceu nos oito anos em governou o estado. Economistas destacam que o modelo de “choque de gestão” significou um aumento da dívida. Atualmente, Minas Gerais deve R$ 79 bilhões. É o segundo estado mais endividado do país. Além disso, sindicalistas e especialistas destacam que os governos do PSDB em Minas deixaram de investir o mínimo constitucional em saúde e educação.

“Um exemplo dessa falta de investimento é o Termo de Ajustamento de Gestão [TAG], que permite um escalonamento no cumprimento da Constituição”, afirma o deputado estadual Rogério Correia, vice-líder do bloco de oposição na Assembleia Legislativa, o Minas sem Censura. Ele se refere ao acordo assinado em maio de 2012 com o Tribunal de Contas do Estado, que permitiu que o governo fosse aumentando seu investimento ano a ano até chegar à norma dos 25% para a educação e 12% para a saúde.

ICMS DA LUZ É O MAIS CARO DO PAÍS

O alto preço da conta de luz em Minas Gerais motivou dezenas de organizações sociais a fazer um plebiscito popular em 2013. Mais de 600 mil pessoas em todo o estado votaram pela redução da cobrança de ICMS na conta de luz, a mais alta do país. Os eletricitários do estado denunciam que o imposto alto não repercute em melhorias na rede e nas condições de trabalho, com grande aumento de contratação de terceirizados. Por outro lado, os lucros da Cemig são repassados quase integralmente aos acionistas. Na véspera do primeiro turno, um montante de R$ 604 milhões foi adiantado, de um total de R$ 3,3 bilhões.

MENOS CPI QUE NA DITADURA

O deputado Rogério Correia denuncia que o Aécio exercia controle em todas as áreas do Estado: na Justiça, no Tribunal de Contas, na imprensa e na própria Assembleia. “A Assembleia Legislativa de Minas teve menos CPIs durante o governo tucano do que durante o regime militar”, exemplifica.Uma das investigações que não foram aprovadas pelos parlamentares da base do PSDB foi em relação a um aeroporto no pequeno município de Claudio, que custou R$13,9 milhões e não tem uso público. O caso ganhou repercussão nacional depois de denúncia na imprensa, mas ainda não foi investigado. A CPI também pedia a investigação da construção de uma pista de pouso em Montezuma, que também não é aberta ao público. A família materna de Aécio tem uma fazenda em Claudio e a paterna na pequena cidade do norte de Minas.

MG NÃO PAGA PISO AOS PROFESSORES

Além de não investir na educação, a gestão do PSDB acumula uma extensa lista de denúncias no setor da educação. “Fizemos uma das maiores greves do país em 2011, com 112 dias, com a reivindicação do piso salarial. O governo assinou o acordo de que pagaria o piso e dois meses depois rompeu o acordo, aprovando outra forma de remuneração”, denuncia Beatriz Cerqueira, que também é coordenadora geral do SindUTE/MG.

Além disso, o plano de carreira dos professores foi congelado.Outro grave problema que atinge os professores no estado é uma lei sancionada por Aécio em 2007 que permitia a contratação de 100 mil professores sem concurso. A Lei 100 foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal em julho deste ano e os educadores correm risco de demissão, sem acesso ao FGTS e aposentadoria.

RÉU EM PROCESSO

Aécio chegou a ser réu em um processo que denunciava o desvio de R$ 3,5 bilhões da área da saúde de 2003 a 2008. O processo foi arquivado pelo procurador-geral de Justiça, indicado por Aécio. O procurador alegou que não caberia ao Ministério Público entrar com esse tipo de ação. Segundo a promotora Josely Pontes Ramos, que entrou com o processo, o governador Anastasia também utilizou dessa prática e o rombo na saúde pode ser bem maior.

“CHOQUE DE GESTÃO” E AUMENTO DA DÍVIDA

Baseado em dados da Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais, Fabrício Augusto de Oliveira, economista da Escola de Governo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, destaca que, no ano passado, o estado teve déficits em todos os conceitos: orçamentário, nominal e primário. Ele chama a atenção para o déficit primário, de R$86 milhões, que não acontecia desde 1999. De acordo com o economista, esse número é preocupante, pois significa que o governo não está sendo capaz nem de pagar seus gastos básicos.

“Além de não dispor de recursos para pagar um centavo dos encargos da dívida, o governo ainda se vê obrigado a recorrer a novos empréstimos para honrar suas despesas primárias”, afirma. Ele também destaca o déficit nominal de R$8,9 bilhões, que compromete 20% da receita líquida do Estado. Diante desse desequilíbrio orçamentário, a dívida consolidada líquida só aumenta, tendo saltado de R$ 70,4 bilhões em 2012 para R$ 79,7 bilhões em 2013.

O mapa dos votos em Minas Gerais:

votos-dilma-aecio-minas

Opinião: “A evasão da ética”

                    por João Guilherme Sabino Ometto*

         dr-ometto É constrangedor para o nosso povo e prejudicial ao ambiente de negócios a informação de que mais de 30 bilhões de dólares em dinheiro ligado ao crime, à corrupção e à sonegação de impostos saem do Brasil a cada ano. Os dados, divulgados pela Global Financial Integrity (GFI), grupo de pesquisa sediado em Washington (EUA) e defensor da transparência financeira, impõem reflexão sobre o que queremos para o presente e o futuro, pois é premente combater esse mal.

 

O artifício mais utilizado para as remessas ilegais é a precificação irregular, ao se cobrar a menos ou a mais por bens e produtos. Há, ainda, o contrabando, a lavagem de dinheiro e as transferências de recursos do crime organizado internacional. Conforme observa a GFI, nosso país tem um sério problema com fluxos financeiros ilícitos. A esse diagnóstico soma-se a corrupção do setor público, crônica em nossa história, estabelecendo-se um cenário negativo para a economia.

Segundo o estudo, as perdas anuais equivalem a 1,5 por cento da produção econômica nacional, drenando dinheiro que poderia ser utilizado para impulsionar o crescimento do PIB e/ou melhorar os serviços públicos. Para que tenhamos ideia mais concreta dos danos representados pela fuga de recursos, fiz um exercício matemático. Os resultados são espantosos!

Ao câmbio oficial do dia 10 de setembro, os 30 bilhões de dólares que perdemos todo ano equivalem a 62,42 bilhões de reais. Com esse montante seria possível realizar quase oito obras como a transposição do rio São Francisco, um dos maiores empreendimentos da engenharia brasileira em todos os tempos, orçado em oito bilhões e duzentos milhões de reais (o custo previsto em 2007 era de R$ 4,6 bilhões, mas houve vários aditivos contratuais, em análise pelo Tribunal de Contas da União).

Por ocasião da Copa do Mundo, foi imensa a polêmica quanto à construção das doze arenas brasileiras, que custaram, somadas, oito bilhões e meio de reais, média de 700 milhões cada. Pois bem, com o dinheiro que perdemos nas remessas ilegais, seria possível construir 89 estádios padrão FIFA.

Este ano, o Governo Federal liberou 24,1 bilhões de reais para o Plano da Safra da Agricultura Familiar 2014/2015. Os recursos evadidos representam quase três vezes esse valor. Poderíamos praticamente ter triplicado as verbas em apoio a um segmento decisivo para a agropecuária, produção de alimentos, fixação das pessoas no campo e geração de trabalho e renda.

Na área do ensino (prioridade ainda não atendida a contento no País), os recursos desperdiçados na ilegalidade possibilitariam multiplicar em 53,8 vezes o orçamento total previsto para 2014 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, de 1,16 bilhão de reais. E estamos falando da maior rede educacional do Brasil, com 5,3 mil escolas, 230 mil professores, 59 mil servidores e mais de quatro milhões de alunos.

Em 2010, o Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp produziu o estudo “Relatório Corrupção: custos econômicos e propostas de combate”, com base no modelo da Transparência Internacional. Em valores de 2012, o custo anual médio da improbidade corresponde a R$ 60,7 bilhões, algo muito próximo do agora apurado pela GFI, referendando a gravidade do problema.

Temos instituições sólidas, Estado organizado de acordo com padrões avançados da democracia, empresários e trabalhadores com grande capacidade laboral e pautados pela correção de conduta, bem como governantes e parlamentares eleitos pelo voto direto. Contamos, assim, com os elementos necessários para impedir que a minoria desonesta promova a evasão da ética no setor público e na iniciativa privada, pulverizando recursos gerados pelo trabalho de nossa gente.

*João Guilherme Sabino Ometto, 74, engenheiro (Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP), é vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo São Martinho, vice-presidente da FIESP e coordenador do Comitê de Mudanças Climáticas da entidade.

O exemplo de São Paulo pode servir de alerta para destruição do Aquífero Urucuia

Em marrom, o Urucuia, sob o solo de Bahia, Tocantins, Piauí, Minas e Goiás.
Em marrom, o Urucuia, sob o solo de Bahia, Tocantins, Piauí, Minas e Goiás.

Escolas fechadas, racionamento geral, baixa pressão na tubulação, poços semi-artesianos clandestinos (sem outorga ou análise da água), apreensão ilegal, por parte de populares, de caminhões carregados com o líquido precioso. O caos se estabeleceu no Estado de São Paulo e na Capital.

Sabe quais são os municípios que não tem esse problema? Aqueles que estão sobre o aquífero Guarani, o maior do mundo, que compreende Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Isso deveria servir de exemplo para nós, oestinos, que não estamos dando muita importância ao aquífero Urucuia, que abastece as nossas lavouras e as nossas cidades. Estamos permitindo passivamente a implantação de poços exploratórios do xisto betuminoso (veja sequencia de matérias exclusivas de O Expresso) e estamos permitindo que as chaminés de captação das águas do aquífero sejam destruídas pelo pé-de-grade das lavouras.

Nem um estudo, financiado pelo Governo Federal, sobre a capacidade do aquífero foi conclusivo, pois faltou verba.

Estamos destruindo o futuro de nossos filhos e netos e o seu acesso à água potável com passividade e ignorância.

Matérias no blog de O Expresso:

print aquífero

 

 

hiamina

Hotel Columbia 1 (1)

 

Tempo no Nordeste permanece com tendência de chuva

Na quarta, áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Maranhão, o Piauí, o oeste e o sul da Bahia. Há previsão para pancadas de chuva nestas áreas, além da faixa que vai desde o leste do Rio Grande do Norte até a costa do Alagoas. O dia começa com calor no interior da região e as temperaturas se elevam bastante até o fim da tarde. A máxima passa dos 35°C na parte mais ao norte da região.

Nesta quinta, uma frente fria continua atuando sobre o litoral sul da Bahia e continua provocando chuva na maior parte do Estado. Apenas no nordeste baiano e nas áreas litorâneas entre o Maranhão e o Ceará é que o sol predomina e não chove. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo segue mais instável, com chance para pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

 

facilita

 

Prefeitura promove ação em prol da saúde dos catadores do projeto Coleta Seletiva

Os catadores e a secretária Fernanda Aguiar durante ação do projeto Saúde do Catador
Os catadores e a secretária Fernanda Aguiar durante ação do projeto Saúde do Catador

A Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA) promoveu na noite desta segunda-feira, 20, nova etapa do Programa Saúde do Catador, com a realização de consultas médicas aos integrantes do projeto Coleta Seletiva Solidária de Luís Eduardo Magalhães, na Policlínica Municipal.

Os catadores passaram por um médico clinico geral e posteriormente foram encaminhados para especialistas como cardiologistas, dentistas, oftalmologistas, urologistas e ginecologistas.

O catador Gilvan Alves dos Santos foi um dos  atendidos
O catador Gilvan Alves dos Santos foi um dos atendidos

O objetivo é que esses profissionais sejam valorizados como seres humanos e tenham melhorias na qualidade de vida. “Incentivamos esse tipo de ações, pois entendemos que a sociedade só tem a ganhar com o apoio dos serviços prestados pelos catadores de materiais reciclados”, comentou a secretária Fernanda Aguiar.

Faahf banner topo

Hashi delivery

Prisão de eleitor, a partir de hoje, só em flagrante delito

A partir de hoje (21) e até 48 horas após o encerramento das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

A determinação está no Código Eleitoral, caput do artigo 236. No domingo (26), quase 143 milhões de eleitores voltam às urnas e escolherão entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) para comandar o país pelos próximos quatro anos. Eleitores de 13 Estados e do Distrito Federal também definirão seus novos governadores neste segundo turno. Mesmo com o horário de verão, que começou no último domingo, nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal, o período de votação no segundo turno não terá qualquer alteração, ou seja, será das 8h às 17h, obedecendo o horário local.

2A lâmpadas
topvel
??????????

Abastecimento de água fica irregular em Luís Eduardo Magalhães por causa de quedas de energia

Sucessivas quedas de energia elétrica que ocorrem desde ontem (20) vem provocando interrupção no funcionamento das bombas que abastecem a sede municipal de Luís Eduardo Magalhães. Ao longo do dia, o fornecimento de água fica irregular nos seguintes bairros: Jardim Paraíso, Vereda Tropical, Jardim das Acácias, Tropical Ville e Loteamento Ipê. Para todos os imóveis localizados nestes bairros, até que o abastecimento seja normalizado, a Embasa recomenda o uso moderado da água reservada pelos moradores em suas caixas d´água. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato pelo teleatendimento no 0800 0555 195.

 

Panfleto-Novo-Ka---final-x3-2

Jantar Dourado

postoalemateus

Plano Diretor Participativo realiza primeira audiência pública

Humberto salientou que cidade poderia ter problemas menores se tivesse planejamento no passado
Humberto salientou que cidade poderia ter problemas menores se tivesse planejamento no passado

Uma ferramenta de planejamento. Com essa definição o arquiteto e urbanista Enio Perin, consultor contratado para revisão e atualização do Plano Diretor de Luís Eduardo Magalhães pautou a primeira audiência pública que trata do plano, na noite desta segunda-feira, 20, no auditório da Câmara de Vereadores.

“Uma cidade como Luís Eduardo Magalhães, localizada em uma região do agronegócio, ninguém consegue segurar. É preciso planejamento e o Plano Diretor é uma ferramenta importante para seu desenvolvimento”, disse, citando o caso de outras cidades que tem no agronegócio sua principal atividade econômica como Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, ambas no estado do Mato Grosso. Enio participou da revisão dos planos diretores das duas cidades, além de outras, também no Mato Grosso e no estado do Paraná.

 

Enio Perin, consultor contratado para revisão e atualização do Plano Diretor, pautou a primeira audiência pública como uma ferramenta de planejamento urbano.
Enio Perin, consultor contratado para revisão e atualização do Plano Diretor, pautou a primeira audiência pública como uma ferramenta de planejamento urbano.

Em meio à apresentação das propostas elencadas durante as reuniões setoriais, o consultor afirmou que um dos grandes desafios do Plano Diretor é organizar, não só, a ocupação urbana, como o sistema viário, a demanda por infraestrutura e ainda controlar o impacto ambiental. “A proposta do novo sistema viário precisa inovar na concepção do ponto de vista estrutural, complementando um projeto de lei que se destine a hierarquizar, dimensionar e disciplinar esse novo sistema”, explicou o consultor.

Para o prefeito Humberto Santa Cruz é preciso olhar para o futuro. “Muitos problemas que temos hoje seriam evitados se tivéssemos nos atentado para esse planejamento no passado”, comentou. O prefeito citou o bairro Jardim das Acácias que teve as obras de macro drenagem iniciadas antes da realização das obras de pavimentação. “Muita gente me critica por causa disso. É claro que existem dificuldades, a obra não evolui na mesma velocidade que esperamos, mas precisa ser feito”, disse.

Segundo Humberto pensar a Luís Eduardo Magalhães dos próximos anos, significa também projetar a cidade a curto, médio e longo prazo. “Não vai ser fácil. Sei que muito debate ainda vai acontecer, mas a revisão do Plano Diretor serve exatamente pra isso”, comentou, lembrando que o Plano Diretor, desde fevereiro, está com um escritório exclusivo funcionando na Avenida Kichiro Murata, na parte superior do Almoxarifado Municipal.

A audiência pública foi prestigiada por um público aproximado de 200 pessoas, entre autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário e membros da sociedade civil organizada. Uma segunda audiência pública pra discussão do Plano Diretor está agendada para o dia 26 de novembro. A previsão é que o documento final seja entregue à Câmara de Vereadores no mês de dezembro.

Hotel Columbia

Vox Populi: Dilma na frente, mas com empate técnico

pesquisa-ibope-eleicoes-2014

Pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta segunda-feira aponta a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 46% das intenções de voto – números parecidos com o Datafolha.

Aécio Neves (PSDB) tem 43%. No levantamento anterior, Dilma vencia por 45% a 44%.

Pela margem de erro do Instituto, de 2,2% para mais ou para menos, os candidatos estão empatados.

O número de brancos e nulos soma 5%. Indecisos também são 5%.

A pesquisa foi divulgada pela TV Record. Foram entrevistados 2 mil eleitores.

Datafolha confirma com números semelhantes

Com 52% das intenções de voto Dilma Rousseff (PT), está empatada tecnicamente com Aécio Neves (PSDB), que obteve 48% da preferência do eleitorado, na pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20).  É a primeira vez que ela se encontra à frente do rival, segundo o instituto.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Indecisos somam 6%; brancos e nulos, 5%. Considerando os votos válidos, a petista tem 46% e o tucano, 43%. O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios.

Todas as entrevistas foram feitas nesta segunda. O nível de confiança do levantamento é 95% (em 100 pesquisas com a mesma metodologias, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01140/2014.

Algumas constatações nas conversas com amigos:

1) Nível de abstenção no segundo turno é sempre maior que o primeiro.

2) Feriadão com o Dia do Funcionário Público pode incrementar essa abstenção.

3) Se chover forte no dia da eleição, Dilma perde votos. Ela tem os votos da periferia, enquanto os eleitores de Aécio têm mais recursos.

4) A diferença entre os dois candidatos pode ser menor que 1% do universo eleitoral, cerca de 1 milhão de votos.

5) As apurações acontecerão a partir das 19 horas, na Bahia, 20 horas de Brasília, depois que fechar a votação no Acre, que está em outro fuso horário.

lem grande2

Faahf banner topo

???????

O Boticário revela new face baiana durante concurso na Arena Fonte Nova

boti 1

Moradora do bairro do Retiro, Samile dos Santos, de 16 anos, foi a grande vencedora do concurso de beleza

O Boticário realizou, no último sábado (18), uma verdadeira celebração da beleza baiana durante uma grande festa na Itaipava Arena Fonte Nova para mais de três mil pessoas. O público, de diversos bairros de Salvador como Pernambués, Liberdade e Dendezeiros, e até de cidades do interior como Barreiras e Ilhéus, lotou o espaço com faixas e gritos de torcida para escolher uma das 32 meninas baianas selecionadas no concurso Passarela Viva Linda com O Boticário. A vencedora foi Samile dos Santos, de 16 anos, moradora do bairro do Retiro, que ganhou contrato de um ano com a agência de modelos Mega Models, de São Paulo, participação nas semanas de moda mais badaladas do país, como São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, além de uma joia confeccionada pelo designer baiano Carlos Rodeiro.

boti 2

Samile dos Santos

“Eu ainda estou sem acreditar que venci. Tenho medo de acordar amanhã e achar que foi um sonho. Agora sei que tenho em minhas mãos uma grande responsabilidade e, mais do que tudo, uma grande oportunidade de construir uma carreira profissional e, assim, conseguir conquistar todos os meus objetivos”, revelou Samile.

A modelo foi escolhida por uma banca avaliadora expert em beleza, composta pela diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, Ana Ferrell, o make up artist da linha Make B., Fernando Torquatto, o consultor criativo para a linha Intense de O Boticário, Sadi Consati, o designer de joias Carlos Rodeiro, a vencedora da última edição do concurso Cynthia Cerqueira, o representante da Mega Models Murilo Andrade e a diretora da revista Viva Linda, Luana Kondrat. Os jurados foram responsáveis ainda pela escolha do segundo lugar, que ficou com Ana Carolina Silva, de 19 anos, e pela terceira colocação, que foi para Ivana Lima, de 23 anos. Já Juliana Oliveira ganhou o Destaque Floratta por voto popular na fanpage de O Boticário no Facebook.

“Essa é a segunda edição do concurso e estamos muito felizes em poder celebrar a beleza baiana. O Boticário acredita que beleza gera beleza e, por isso, vamos sempre em busca de onde ela está. As baianas, em especial, têm uma beleza que só existe aqui, tons de pele, estilos de cabelo, olhares e traços físicos diferentes”, afirma Ana. Este ano, a marca ampliou o alcance das seletivas para o interior, nas cidades de Barreiras e Ilhéus.

A festa teve início com a apresentação da banda de percussão Didá, seguida da apresentação das 32 meninas que desfilaram na passarela usando vestidos rosa assinados pelas alunas de moda da Unifacs Carol Lisboa e Débora Accioly. Todas as candidatas foram maquiadas por Sadi Consati, que assinou a beleza do desfile e usou itens das duas últimas coleções de O Boticário: Intense Sereias Urbanas e Make B. Tropical Colors. Oito modelos passaram para a segunda fase e, vestindo azul – look idealizado pela estudante de moda da Unifacs Liane Santos –, ouviram o resultado final anunciado por Ana Ferrell e pela mestre de cerimônia, a jornalista e apresentadora de TV Ana Paula Farias. Após o anúncio, a banda Didá retornou ao palco seguida do show da banda Negra Cor, comandada pelo cantor Adelmo Casé, que animou ainda mais a plateia.

boti 3

boti 4

Há um ano, Cynthia Cerqueira passou pela mesma emoção que Samile e hoje revela como a sua vida mudou. “Saí de Salvador, sem nunca ter andado de avião, para uma cidade grande onde os desafios são muito maiores. Hoje, tenho uma rotina supermovimentada, onde divido apartamento com mais 16 meninas, faço testes e casting, aulas de inglês, de postura, de dança e personal trainner”, conta. A modelo, que recebe ajuda de custo da marca durante todo o ano, já soma em seu currículo desfiles para grandes marcas como Ellus, Ronaldo Fraga, 2nd Floor e TNG, participações no SPFW e Fashion Rio, gravou comercial para Zaxi Calçados e campanha O Boticário, catálogo da FARM, além de fotografar para editoriais de moda nas revistas Marie Claire, Glamour e Viva Linda.

boti 5 Anna Carolina 2 º lugar

Ana Carolina (2º lugar)                                                 

boti 6

Ivana Lima (3º Lugar)

O concurso faz parte de uma grande iniciativa de O Boticário na Bahia para estimular as baianas a viverem com mais intensidade o poder transformador da beleza. O Passarela Viva Linda com O Boticário realizou quatro seletivas em bairros de Salvador (Pernambués, Mussurunga, Dendezeiros e Liberdade) e uma nas cidades de Barreiras e Ilhéus, onde, em cada uma delas, meninas foram avaliadas e escolhidas por bookers da agência Mega Models, totalizando 32 finalistas. O evento foi aberto ao público, que retirou os ingressos nas lojas O Boticário de Salvador. FOTOS: MARCELO C. SOARES

 

Apesar de tudo, Petrobras continua batendo recordes de produção

Petrobras_recordes_petroleo_gas

A produção consolidada de petróleo e gás, no Brasil e no exterior, atingiu 2,781 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em setembro, volume 0,8% superior ao registrado em agosto, de acordo com dados divulgados pela Petrobras nesta  quarta-feira (15). Com isso, neste mês, e empresa bateu os recordes históricos como operadora de petróleo e gás no Brasil.

Somente a produção de petróleo da estatal no Brasil atingiu em setembro a média de 2 milhões 118 mil barris/dia (bpd). Esse volume foi 0,6% maior que o produzido em agosto, que alcançou 2 milhões 105 mil bpd.

Já a produção total de petróleo operada pela companhia no Brasil, que inclui a parcela operada pela Petrobras para seus parceiros, atingiu em setembro seu terceiro recorde consecutivo, de 2 milhões 239 mil bpd – volume 0,3% superior aos 2 milhões 232 mil bpd que haviam sido alcançados no mês de agosto.

Produção total de petróleo e gás
A produção total de petróleo e gás no Brasil foi de 2 milhões 565 mil boed, indicando um aumento de 0,5% em relação a agosto (2 milhões 551 mil boed) e também um novo recorde histórico.

A produção total de óleo e gás natural operada pela Petrobras no Brasil, que inclui a parcela operada para seus parceiros, por sua vez, foi de 2 milhões 743 mil boed no mês de setembro, 0,3% acima do volume obtido em agosto (2 milhões 736 mil boed). Esta também é a maior produção total operada já atingida pela Companhia.

TCM tem balanço parcial das contas públicas de 2013 julgadas

TCE

O Tribunal de Contas dos Municípios iniciou no segundo semestre deste ano o julgamento das contas de prefeitura, câmaras e entidades descentralizadas, todas relativas ao exercício de 2013, primeiro ano de mandato de muitos gestores.

Em relação às 417 prefeituras do estado, até esta segunda-feira (20/10), 130 contas foram julgadas pelo pleno do TCM, sendo 115 aprovadas com ressalvas e 15 rejeitadas. Entre os motivos mais recorrentes para reprovação das contas estão a abertura de créditos adicionais sem a existência de recurso ou autorização legislativa e a sonegação de processos licitatório ou irregularidades nos procedimentos.

Quanto às contas das 417 câmaras, um total de 154 já foram julgadas, resultando em cinco aprovadas na íntegra, 141 aprovadas com ressalvas e oito rejeitadas. A maioria dos gestores reprovados descumpriram o art. 29-A da Constituição Federal, ultrapassando o limite para despesa total. Por outro lado, receberam quitação plena os gestores de Filadélfia (Sival Moreira da Silva), Itaguaçu da Bahia (Antônio Ribeiro de Souza), Jussara (Ademar Lopes de Carvalho), Mulungu do Morro (João Batista Alves Neto) e Souto Soares (Josemario da Silva Lopes).

Das 122 entidades descentralizadas, duas foram aprovadas na íntegra, 86 aprovadas com ressalvas e cinco rejeitadas. Apenas a Caixa de Previdência dos Servidores de Várzea Nova – CXPREV não obteve opinativo único, sendo pela reprovação do primeiro gestor, Gefesson Ferreira Lima Gestor, no período de 12/01/2013 a 18/04/2013, e pela aprovação com ressalvas do segundo gestor Humberto Laranjeira, no período de 29/04/2013 a 31/12/2013.

 

audiencia publica

“Lem-Vento em Popa- Janjar” fatura o segundo Open de Futsal da Chapada

open

A arquibancada da Quadra Municipal ficou pequena na noite deste sábado, 18 de outubro de 2014 em Lençóis, na grande final do II Open de Futsal da Chapada. Na final de tirar o fôlego, de um lado à equipe sediante Lençóis Futsal do outro o mega elenco do professor Fininho com o LEM Vento em Popa Janjar Futsal. Com a torcida em estado de choque desde o início da partida, a equipe bi campeã do Estado da Bahia dominou e ditou o ritmo da partida e acabou vencendo pelo placar de 4 x 2. Com esse resultado o clube luiseduardense conquistou o bi-campeonato do Open de futsal da Chapada. Os gols foram marcados por Alex (2), Euller (1) e (1) de Canabarro.
“Foi um jogo muito complicado. Sabíamos da qualidade de Lençóis uma equipe forte que empatamos com eles em 4 x 4 válido pelo primeiro Open da Chapada., mas trabalhamos muito forte para chegar ao título. Lutamos até o final e tive a felicidade de marcar dois gols. Sem dúvida, este gol ficará marcado pra sempre na minha carreira, mas a felicidade maior é pela conquista do grupo, pelo título que demos ao LEM Vento em Popa Janjar Futsal”, comentou Alex.
A 20 dias da maior competição de futsal já realizada em Luís Eduardo Magalhães, a comissão técnica comandada por Fininho fará um planejamento visando valorizar a qualidade do elenco, que sonha com mais uma conquista inédita para os torcedores do LEM Vento em Popa Janjar Futsal.

Salvador: cidade se prepara para surto da febre chikungunya

Após o Ministério da Saúde anunciar que a Bahia está em estado de epidemia da febre chikungunya, a capital começou a se preparar para um possível surto.

Nos últimos 10 dias, o número de pessoas que contraíram a febre dentro do Brasil saltou de 16 para 41, 33 deles em Feira de Santana (BA), a 100km de Salvador.

O plano operativo de contingência da doença foi realizado através  de representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVEP) e da Vigilância Epidemiológica do município (VIEP).

Em Salvador, foram registrados 29 casos suspeitos, sendo que sete foram descartados, dois confirmados após a realização de exames laboratoriais, e outros 20 ainda estão sob análise.

Apesar das duas ocorrências confirmadas no município terem sido consideradas como importadas, já que os pacientes foram infectados em Feira de Santana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está em alerta para evitar a proliferação da doença.

A equipe da Tribuna da Bahia acompanhou os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses e da VIEP durante a busca, o bloqueio, combate e extermínio de possíveis focos dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, transmissores da doença, nas regiões onde ocorrerem casos suspeitos e confirmados da patologia. Entre os principais bairros estão os de Costa Azul, Caminho de Areia, Djalma Dutra e Marback, na região do Imbui.

Somente no ultimo bairro citado, o Marback, a equipe foi atrás de três residências que se tornaram possíveis pontos de foco do mosquito.

A palavra chikungunya vem de um dialeto da Tanzânia e significa “doença do andar curvado”. O nome reflete os sintomas, semelhantes ao da dengue, mas em intensidade bem maior: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço.

As articulações são muito afetadas. O vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção.

O grande perigo da doença é a dor excruciante nas juntas, que pode persistir por meses e mesmo anos depois do estágio febril. Os cuidados para evitar a doença são os mesmos da dengue: evitar deixar água parada em locais de possíveis reproduções dos mosquitos. Do IG e Tribuna da Bahia.

hotelcolumbiadavi

 

Obra de esgoto continua neste inicio de semana em Barreiras

Obra de esgoto_divulgação2

No início desta semana, a obra de esgoto vem sendo executada em sete bairros de Barreiras. No bairro Renato Gonçalves, as intervenções acontecem nas ruas Rui Barbosa (do 10º Batalhão da Polícia Militar) e na Prof. Orlando Gomes para assentamento da tubulação do ramal predial (estrutura que liga a caixa de passagem, na calçada, até a rede coletora).

As frentes de trabalho também se encontram nos bairros Santa Luzia, na rua Vasconcelos; São Miguel, na Napoleão Macedo; Bandeirantes, na Presidente João Figueiredo; e na Vila Brasil, na rua Vila Brasil. Nestes locais existe a paralisação parcial das vias para o assentamento dos ramais prediais.

Nas ruas das Mangueiras e Josaphat Marinho, na Morada da Lua; e Olavo Bilac, na Vila Brasil, as vias ficam interditadas para o assentamento da rede coletora. A rua Senhor do Bonfim, na Barreirinha  s, fica interditada para a recomposição do asfalto do trecho danificado pelas intervenções da obra de esgoto.

As equipes da obra continuam avançando nos imóveis do Jardim Ouro Branco, desta vez na rua São Lucas, onde vêm  apoiando os moradores na execução das suas ligações intradomiciliares, que vão ligar os esgotos domésticos dos imóveis até a caixa de passagem, localizada nas calçadas. Após a conclusão do serviço, estes imóveis já começam a ser efetivamente ligados à rede e os moradores beneficiados com a coleta e tratamento dos seus esgotos domésticos.

Hoje, a primeira Audiência Pública do Plano Diretor

Acontece nesta segunda-feira, 20, a partir das 19h, no auditório da Câmara de Vereadores, a primeira Audiência Pública do Plano Diretor de Luís Eduardo Magalhães. A audiência é aberta ao público e serve para apresentação das sugestões e debate de idéias referente ao plano. Uma segunda audiência pública está prevista para o mês de novembro.

A idéia é poder planejar e construir, a partir da sua revisão, a Luís Eduardo Magalhães do futuro. “Queremos mostrar que é possível planejar o município para os próximos 30 anos”, ratifica o prefeito Humberto Santa Cruz, ressaltando a importância da participação popular e reforçando o convite para que todos participem da audiência pública da próxima segunda-feira.

“As reuniões setoriais tiveram um papel importante na elaboração desse plano, já que será nesses encontros foi possível levantar várias demandas dos bairros e ouvir as preocupações da população em relação ao futuro da cidade”, continuou o prefeito.

Cartaz - Audiência Pública (1)

Candidatos contidos, evitam ataques e apresentam propostas

Foto de Nacho Doce/Reuters, para IG
Foto de Nacho Doce/Reuters, para IG

A repercussão negativa do debate do SBT, tido como o mais agressivo do segundo turno da eleição presidencial, parece ter feito a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff(PT) adotar uma estratégia mais propositiva com a consequente diminuição da intensidade dos ataques a Aécio Neves (PSDB) no debate entre os presidenciáveis, promovido na noite deste domingo (19), na Rede Record. No confronto, a presidente destacou ações em estímulo a micro-empresários, segurança pública, saúde e educação, em especial no ensino técnico.

O debate: Dilma e Aécio trocam agressividade por guerra de números

A candidata à reeleição abriu o debate destacando suas ações em relação aos micro empresários individuais, em especial à legislação do Super Simples, enquanto o tucano propôs a simplificação do sistema tributário. Ao retomar a palavra, a candidata à reeleição destacou que o Simples cresceu 111%, gerando 9 milhões de empregos.

Mais tarde, instada pelo tucano a comentar o financiamento da segurança pública, Dilma destacou a questão não é federal, mas que assim mesmo seu governo investiu mais. Nas palavras de Dilma, enquanto o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) investia R$ 1,2 bilhões por ano enquanto seu governo investiu R$ 4,4 bilhões anuais nesse item. Mais tarde, destacou ainda que o governo federal investiu mais de R$ 17 bilhões em postos de integração das policias e que, se eleita, manterá essa política, inclusive atuando para mudar a Constituição, que retira do governo federal a responsabilidade de financiamento da área.

A presidente também questionou o adversário sobre a flexibilização de leis trabalhistas sustentando que em 2001, os tucanos tentaram levar um projeto de lei nesse sentido, mas que este foi sufocado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Standbyte Outubro 1

Energia eólica: única alternativa para o País aumentar geração, sem apelar para termelétricas

A energia eólica cresce rapidamente, em termos tecnológicos, com a velocidade dos ventos que a impulsionam. A Alstom inaugurou o Haliade 150 na França, o maior aerogerador offshore do mundo.

O aerogerador Haliade 150 de potência 6MW, foi desenvolvido como resposta a uma oferta lançada pelo governo francês em Julho de 2011, cujo objetivo é instalar 3 GW de energia obtida através de aerogeradores offshore na costa francesa até 2015.

O aerogerador e sua estrutura de suporte têm um peso total de 1.500 toneladas.

Blog-Trairi-energia-eolica

Brasil, pouca prioridade

Hoje damos pouca atenção, como consumidores, à energia eólica. No entanto, com as dificuldades hídricas que enfrentamos, talvez seja a única alternativa, no Brasil, para crescer rapidamente a oferta de energia com custos semelhantes aqueles das hidrelétricas.

O País está projetando até o final do ano que vem 5 gigawatts de energia eólica, para uma demanda que oscila entre 80 e 85 GW, portanto mais de 6% da demanda recorde.

Energia suja

O Brasil   utiliza a energia termoelétrica, cara e poluidora, de forma estratégica. Esse uso ocorre quando há diminuição de água, provocada pela carência de chuvas, nas represas que abastecem as usinas hidrelétricas.

Existem em nosso país cerca de 50 usinas termoelétricas, espalhadas por vários estados. Todas estas usinas em funcionamento podem gerar cerca de 15 GW de energia, correspondendo a 7,5% de participação no sistema elétrico nacional, semelhante à geração, em plena carga, da Hidrelétrica de Itaipu, cujos 50% de operação pertencem ao Paraguai.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal, mostram que a capacidade de geração de energia por termoelétricas cresceu 68% entre 2008 e 2013, passando de 22 gigawatt para 38 gigawatt. No mesmo período, a capacidade instalada das hidrelétricas teve expansão de 11%, para 86 GW, comprometidos em mais de 70% nesta última seca, principalmente no sudeste, centro-oeste e nordeste. Com isso, a participação das termoelétricas na matriz elétrica brasileira subiu de 22,3% para 30,4% no período, enquanto o peso das hidrelétricas caiu de 75,3% para 68% – ainda alto quando comparado internacionalmente. Com informações da Alstom, da BBC Brasil e do  Operador Nacional do Sistema (ONS).

postoalemateus

topvel

2A minipa

Hashi delivery

Afinal, chove ou não esta semana?

Vários institutos de meteorologia dizem que nesta segunda tem uma chuvinha fina e esparsa. de 2 mm. E que terça-feira, tem mais: 6 mm, assim como quarta, quinta e nos próximos sábado e domingo. Tudo abaixo de 10 mm, coisa de apenas apagar o pó e sujar a pintura do carro. Ainda bem que a temperatura abaixa um pouco, com máximas de 31 e mínimas de 18. Melhor que o calorão de hoje, com 36º à sombra e mais de 42º no relento do sol.

 

Jantar Dourado

??????????

O bicho vai pegar: antes do debate da Record, Dilma diz que Aécio deve respeitar as mulheres

A presidente Dilma Rousseff (PT) ironizou neste domingo, 19, o fato de o seu adversário, Aécio Neves (PSDB), ter decidido processá-la por conta de um anúncio na TV em que a campanha petista insinua que o tucano desrespeita as mulheres.
A peça de 30 segundos exibe cenas de um debate do primeiro turno das eleições em que Aécio chama a adversária Luciana Genro (PSOL) de “leviana” e de outro em que ele usou o mesmo termo ao se referir a Dilma.
“O comportamento não foi comigo apenas. Ele chamou nós duas de levianas. É disso que ele está querendo nos processar? Ele tem de processar a si mesmo porque quem nos chamou (de levianas) foi ele”, afirmou.

Dilma afirmou ainda que Aécio tem “de aprender a respeitar as mulheres”. “Com mulher não pode ser assim”, disse.
Nos últimos dias, o PT tem tentado passar a imagem de que Aécio está criticando a presidente Dilma porque ela é mulher. Além da propaganda na TV, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou o assunto em um comício em Manaus. “Quando vejo um homem na televisão ser ignorante com uma mulher, como ele tem sido com a Dilma nos debates, eu fico pensando que se esse cidadão é capaz de gritar com uma presidenta, fico imaginando quando ele encontrar um pobre, é capaz de pisar”, disse na última quinta-feira.
Debate
Apesar de dizer que pretende deixar a troca de acusações de lado e apresentar mais propostas no debate na TV Record na noite deste domingo, Dilma afirmou que não vai ouvir calada as críticas do adversário.
“Eu tenho muitas propostas a apresentar. Mas é aquela velha história: quando um não quer, dois não brigam. É impossível escutar agressões, preconceitos e desrespeito sem responder”, disse.
O debate da última quinta-feira, no SBT, foi marcado pelo tom agressivo pelo qual os dois adversários se trataram. No final, Dilma passou mal enquanto dava uma entrevista à emissora.

hiamina

Wagner pode ser a bola da vez em 2018.

Foto de Raul Sipnassé, da Folha
Foto de Raul Sipnassé, da Folha

Deu na coluna Holofote, da Veja impressa:

Depois de ser eleitor governador de Minas Gerais em primeiro turno, Fernando Pimentel transformou-se em aposta do PT para concorrer à Presidência da República no futuro. Seus principais trunfos são comandar um estado forte na economia e na política e ser ligadíssimo à presidente Dilma.

Mas ele tem um concorrente de peso.

Caso Lula decida não disputar mais eleições, a ala do partido fiel ao ex-presidente prefere o governador Jaques Wagner, que está concluindo o mandato na Bahia e conseguiu fazer o sucessor no primeiro turno.

Wagner sempre foi mais ligado a Lula do que Pimentel.

 

facilita

Os municípios do Oeste que mais recebem do programa “Bolsa Família”

Apresentamos os municípios do Oeste e as médias de benefícios por habitante do Bolsa Família. Na primeira coluna da esquerda, o ranking entre os 5561 municípios brasileiros e a relação do volume total de recursos recebidos com o número de habitantes. Luís Eduardo Magalhães, em 3.270º é o município que menos recebe em relação ao número de habitantes. E Mansidão, o que mais recebe.

Em termos de comparação, o município de Algodão da Jandaíra, na Paraíba, com 2.461 habitantes recebe R$74,07 por habitante e é o primeiro colocado no ranking de recebimentos. Alto Feliz, no Rio Grande do Sul, com 3.017 habitantes, recebe apenas R$0,09 (nove centavos) por habitante e é o último colocado no ranking de recebimentos.

ranking

 

 

lem grande2

Faahf banner topo

É Aécio 13 na cabeça!

saco

A pressão dos amigos da direita está tão violenta, que acabei mudando meu voto: agora é Aécio 13. Ao pessoal da lavoura, quero que lembrem do final do Século XX e a famosa década perdida. Foi a hora em que sumiram as verbas de investimento e custeio e o Proagro desapareceu no ar. Sim, voto no PSDB há muito tempo. Votei em Mário Covas para presidente; votei nos dois mandatos em Fernando Henrique Cardoso, mas no Aécio Neves não voto não. Ou melhor: voto sim, no Aécio 13. Até porque acho que entre maus gestores, prefiro um conhecido, do que um anônimo.

Durante muito tempo protestei contra os governos do PT aqui neste blog. E torço pela vitória do PMDB no Rio Grande do Sul contra o PT. Mas no Aécio, não voto não. E depois da eleição, publico minhas razões.

Panfleto-Novo-Ka---final-x3-2 

Bahia não terá horário de verão, mas se adapta à hora do resto do País

Apesar do Estado da Bahia não estar participando do horário de verão, alguns horários vão alterar. Veja: no interior da Bahia, os bancos vão antecipar o horário de funcionamento em uma hora, abrindo das 9h às 15h. Já em Salvador e cidades da região metropolitana o horário das agências continua normal. Nas lotéricas, as apostas só serão aceitas até 18h. Quem fizer concurso ou prova nacional tem que seguir o horário de Brasília.

É preciso ficar atento também aos horários das viagens. Os voos que saem e chegam ao aeroporto de Salvador são antecipados em uma hora. A orientação para os passageiros é de que se informem junto às empresas aéreas caso existam dúvidas com relação à programação dos voos.

Haverá também alteração no horário limite de postagem nos Correios (horário em que os clientes postam seus objetos para seguirem no mesmo dia), nas agências, a exemplo de:
ACCI Terminal de Carga Aérea de Salvador (TECA) – para os objetos SEDEX postados para outros estados e Salvador, terá seu horário limite de postagem alterado de 21h para 20h.
AC Aeroporto Luís Eduardo Magalhães – para os objetos SEDEX postados para outros estados e Salvador, terá seu horário limite de postagem alterado de 20h para 19h.

AC Pituba – O guichê avançado para postagem de objetos Sedex terá seu horário de funcionamento alterado de 19h para  18h.

???????

Jantar Dourado

Alckmin ganhou: agora aflora a tremenda crise de água em São Paulo

caminhao-itu

A notícia do G1 tem três dias, mas reproduzo pela importância emblemática da situação:

A Guarda Civil Municipal está escoltando caminhões-pipa há cerca de duas semanas em Itu (SP). A situação ocorre por causa da estiagem e a falta d’água que afeta a cidade, em que moradores estão abordandos os veículos para pegar água. Muitos moradores alegam que estão sem água há 20 dias.

A GCM é avisada pela manhã quais os bairros que serão percorridos e acompanham o comboio. Três a quatro viaturas ficam à disposição para escoltar os caminhões em alguns bairros.

Na tarde desta quarta-feira (15), os guardas acompanharam a distribuição de dois carros no Portal do Éden. Conforme os guardas, a escolta ainda não teve problema, apenas alguns moradores que ficam alterados quando o caminhão chega ao bairro, mas sem roubo ou furto dos caminhões.

sistemacantareira624x351afp

Quase 40% dos moradores de Bauru, também no interior de São Paulo, podem ficar sem água nos próximos dias. Isso porque o nível da represa de captação do rio Batalha, responsável pelo abastecimento de 158 bairros, está com menos da metade do volume normal que é de 2,60 m. Nesta sexta-feira o nível do rio é de 1,17 m e, segundo o presidente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Giasone Cândia, quando a represa atingir 80 centímetros, a captação terá que ser interrompida.

O profeta Antonio Conselheiro dizia que o sertão ia virar mar e o mar virar sertão. Pelo jeito, começou por São Paulo: Itu já é um sertão, só faltam os jegues e os marmeleiros. As previsões de chuvas para a Região Metropolitana e interior são bastante modestas.

 

SALÃO DE MÓVEIS

postoalemateus

 

 

topvel

 

Campanha eleitoral virou batalha campal no twitter

CORONELDOBLOG ‏@coroneldoblog  6 minHace 6 minutos

A Dilma amarelou, amarelou, amarelou…

Turma do Chapéu ‏@turmadochapeu_  1 hHace 1 hora

Quando um governo pede para trocar carne por ovo, é melhor trocar de governo!

CORONELDOBLOG ‏@coroneldoblog  7 minHace 7 minutos

Dilma conta uma mentira sobre um diálogo que nunca existiu… Cruzes! Muié endoidou!

boteco feminista ‏@botecofeminista  9 minHace 9 minutos

Os mesmos q diziam q não era possível mudar o Brasil querem agora dizer q mudaram. Nós não merecemos isso! #TodosComDilma13

Assis Azevedo ‏@AssisAzevedo  26 minHace 26 minutos

@OrganizadAntiPT @VEJA Não é mais novidade, que a Dilma e Lula estão envolvidos em mar de lama.

Muda Mais ‏@MudaMais  10 minHace 10 minutos

“Ouvi de uma mãe de família: Dilma, gosto muito de você, mas seu governo fez muito mais pelos pobres do que pela classe média” @DilmaBR

CORONELDOBLOG ‏@coroneldoblog  10 minHace 10 minutos

A Dilma diz que quer mais. 3% da Petrobras está pouco, Dilma? Olha a gravação da PF sobre Pasadena, Dilma.

Arquitetarj ‏@arquitetarj  32 minHace 32 minutos

Dilma diz q o PSDB jogava a sujeira debaixo do tapete. Há doze anos, o PT é o guardião do tapete.Por que não o levanta e limpa a sujeira?

Beto Mafra ‏@BetoMafra  13 minHace 13 minutos

Pois é. RT @botecofeminista: #AécioLeviano nem parabeniza os médicos pelo seu dia. Será pq desviou 4,2Bi da saúde em Minas? #TodosComDilma13

Marcio Guilherme ‏@marcioguilherme  18 minHace 18 minutos

Se o doleiro Youssef disse a verdade, Dilma comprou a eleição de 2010 com dinheiro roubado da Petrobras. Não há como usar outros termos.

CORONELDOBLOG ‏@coroneldoblog  23 minHace 23 minutos

Olha o cinismo da Dilma falando dos médicos… Que cara de pau!

Jantar Dourado

hiamina

Motociclista falece ao colidir no Rio de Pedras, na zona urbana de LEM

informe 1

Um grave acidente na BR 020, no Rio de Pedras, na manhã deste sábado, em Luís Eduardo Magalhães, causou uma vítima fatal. Paulo Rogério, 32 anos, colidiu com sua motocicleta em uma caminhonete L200. Após o acidente Paulo ficou desacordado, uma equipe da SAMU esteve no local e o encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento. Paulo não resistiu e veio a óbito. Informações e fotos do Informe Lem.

Não sei como, mas os acidentes com motos têm diminuído, apesar da vocação kamikaze da maioria dos pilotos de moto. Ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, teimosia em não parar nos cruzamentos, troca de pista sem sinalizar, são alguns dos pecados dos motoqueiros da cidade, aliás comum a todas as cidades do País.

Moto também ficou destruída
Moto também ficou destruída

 

O dano causado na camionete dá uma ideia da violência do choque
O dano causado na camionete dá uma ideia da violência do choque

Governo expediciona por estradas do escoamento da produção agrícola

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta, dia 17, uma expedição para verificar os trechos rodoviários com problemas e apontar soluções para melhorar a situação das estradas do país.

A viagem do Ministério começa na próxima segunda, dia 20, quando um técnico de infraestrutura e outro de logística sairão de Rondonópolis, em Mato Grosso, com destino a Santarém, no Estado do Pará, pela BR-163. A ideia é estimular o escoamento de grãos pelo Arco Norte e apontar soluções para os problemas que devem surgir durante a viagem.

O assessor da secretaria executiva do Ministério é um dos técnicos que vai encarar a rodovia pela segunda vez. No final do ano passado, ele foi na boleia de um caminhão. O resultado da primeira expedição foi o mapeamento de pontos de parada para cumprir a Lei dos Motoristas.

A viagem da semana que vem vai render um relatório completo, que poderá servir de referência para ações futuras. Na infraestrutura, o apoio do Exército vai ser reforçado para ajudar os caminhoneiros nos pontos mais críticos da BR-163, durante o escoamento da safra.

Vale também uma expedição ao longo da BR 242 para verificar problemas de monta, como o anel viário de Barreiras, uma falta de atenção muito séria do DNIT. Depois de 15 anos esperando por uma ponte, é uma lástima que o DNIT não determine o asfaltamento de pouco mais de 6 km de rodovia que está castigando os motoristas de caminhão.

 

2A minipa

facilita

Boticário promove hoje final do concurso “Passarela Viva Linda”

boticario

Hoje, 18, a Itaipava Arena Fonte Nova vai sediar um grande evento de moda e a Praça Sul – espaço dentro do estádio – vai se transformar para receber as 32 finalistas do concurso Passarela Viva Linda com O Boticário. A movimentação começa às 16h, quando os portões se abrem para as torcidas das candidatas, convidados e formadores de opinião. A vencedora vai assinar contrato de um ano com a agência de modelo Mega Models, de São Paulo, e participará das semanas de moda mais badaladas do país, como São Paulo Fashion Week.

O concurso faz parte de uma grande iniciativa de O Boticário na Bahia para estimular as baianas a viverem com mais intensidade o poder transformador da beleza. O Passarela Viva Linda com O Boticário realizou quatro seletivas em bairros de Salvador (Pernambués, Mussurunga, Dendezeiros e Liberdade) e uma nas cidades de Barreiras e Ilhéus, onde, em cada uma delas, meninas foram avaliadas e escolhidas por bookers da agência Mega Models, totalizando 32 finalistas.

Ana Ferrell, diretora de Branding e Comunicação da marca, acredita que o movimento é mais uma forma de inspirar a beleza. “O Boticário vem desenvolvendo uma série de projetos e movimentos para as baianas, e o Passarela Viva Linda é, sem dúvida, um dos mais impactantes. Na última edição, centenas de garotas participaram da seleção. Nós entendemos que esta é uma forma de celebrar a mulher baiana. Queremos valorizar a essência delas – essas mulheres confiantes, alegres e que compreendem a força transformadora que a beleza tem. Estamos muito felizes com as conquistas de Cynthia Cerqueira, que, revelada na primeira edição do projeto, já fez diversos editoriais para revistas de moda e contagiou as campanhas de O Boticário com sua alegria e beleza. Essa segunda edição do Passarela Viva Linda que promete ter uma disputa acirrada”, afirma Ana.

A grande final do Passarela Viva Linda contará com um show exclusivo da banda Negra Cor, comandada pelo cantor Adelmo Casé. As candidatas serão avaliadas por um júri que entende tudo de beleza: Fernando Torquatto, make up artist da linha Make B.; Sadi Consati, consultor criativo para linha Intense de O Boticário; Ana Ferrell, diretora de Branding e Comunicação de O Boticário; Paulo Borges, diretor artístico; Carlos Rodeiro, design de joias; Cynthia Cerqueira, vencedora da última edição do concurso; Luana Kondrat, da revista Viva Linda, e Murilo Andrade, representante da Mega Model. A mestre de cerimônia será a jornalista Ana Paula Farias.

A final do concurso Passarela Viva Linda com O Boticário é um evento aberto à participação do público. Os ingressos podem ser retirados nas lojas O Boticário de Salvador.

Sinuca de bico: consumo de energia sobe e reservatórios se esvaziam

Xingó, no São Francisco: vazões mínimas.
Xingó, no São Francisco: vazões mínimas.

O consumo de energia elétrica crescerá durante o mês de outubro e encontrará os reservatório das grandes usinas em níveis baixos, pela redução na quantidade de chuvas, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste. As informações foram divulgadas hoje (17) pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), no boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), que é publicado semanalmente com um análise ampla do setor no país.

De acordo com o ONS, a quantidade de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste será 67% da média histórica, o que contrasta com a Região Sul, onde tem chovido acima da média, com 147%. “Em comparação com as afluências da semana anterior, prevê-se para a próxima semana operativa, recessão nas afluências aos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, estabilidade nas afluências ao Subsistema Norte e aumento nas afluências ao Subsistema Sul”, detalhou a ONS.
Na contramão da redução das chuvas, principalmente em estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, houve aumento do consumo nas residências e no comércio, pela elevação da temperatura.

“Nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, as taxas de crescimento previstas para o mês de outubro, relativamente ao mesmo mês do ano anterior, de 2,5% e 3,4%, respectivamente, refletem o aumento do consumo das classes residencial e comercial, em consequência do desconforto térmico provocado pelas elevadas temperaturas registradas nas capitais dessas regiões.”

No Subsistema Nordeste, segundo o ONS, a expansão do consumo de energia nos segmentos residencial e comercial e a elevação na carga industrial contribuem para a taxa de crescimento de 3,2%, esperada para o mês de outubro. No Norte, há redução prevista de 1,3% no consumo elétrico, pela diminuição na atividade de uma grande indústria do setor de alumínio. Da Agência Brasil.

Em São Paulo, a Agência Nacional de Águas autorizou o uso do volume morto inferior do Sistema de abastecimento hidráulico da Cantareira. A situação é ruim e não existem previsões de chuvas fortes. Os distribuidores de água da Capital paulista, através de caminhões e obtenção através de poços artesianos, já estão no limite operacional, trabalhando noite e dia para abastecer condomínios, prédios e grandes consumidores.

???????

4098081.gif

Luís Eduardo: Prefeitura agenda mamografias em ação do Outubro Rosa

Aproximadamente 400 mamografias serão realizadas no município.

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio de sua Secretaria de Saúde entregou na tarde desta sexta-feira, 17, no Ponto Cidadão, autorizações com agendamento para realização de aproximadamente 400 mamografias no município. A ação faz parte das comemorações do Outubro Rosa, simbolizando a luta contra o câncer de mama.

Essas autorizações são exclusivas para mulheres que já passaram pelo atendimento médico na Unidade Básica de Saúde e foram contatadas pela equipe da secretaria de Saúde. “Nossa previsão é fazer uma média de 50 a 60 exames de mamografia por semana”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz, lembrando que a partir da primeira semana de dezembro terá início as consultas com especialista para as pacientes que apresentarem alguma suspeita em seu exame.

O prefeito acompanhado pelo secretário interino  de Saúde, Sérgio Verri, conversou com as pacientes.
O prefeito acompanhado pelo secretário interino de Saúde, Sérgio Verri, conversou com as pacientes.

Durante toda a tarde as mulheres participaram de palestras educativas sobre o auto-exame da mama. O público alvo no combate ao câncer de mama são mulheres com idade entre 50 e 59 anos, ou a partir de 35 anos que tenham histórico familiar ou pessoal de câncer de mama. Durante o mês de outubro todas as unidades de saúde, estarão ministrando palestras informativas sobre o câncer de mama.

Na próxima quinta-feira, 23, está agendada uma caminhada  contra o câncer de mama, saindo da Praça Gerson Hoffman, ao lado da Escola Ottomar Schwengber até o Centro Administrativo. A mulher que tiver dúvida ou quiser obter mais informações sobre as ações do Outubro Rosa no município ou sobre o câncer de mama pode procurar a secretaria de Saúde ou a Unidade de Saúde mais próxima.

 

Panfleto-Novo-Ka---final-x3-2

4098081.gif

 

Populares invadem e promovem quebra-quebra na Câmara de Muquém do São Francisco

O povo invadiu
O povo invadiu

Moradores da cidade de Muquém do São Francisco, localizada a 274 km de Luís Eduardo Magalhães, invadiram a câmera municipal da cidade, durante a realização de uma sessão, e ameaçaram vereadores, na manhã desta sexta-feira (17). As informações são da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Segundo a polícia, os manifestantes alegaram que os edis estão dificultando o repasse de verbas para o município.

E quebrou tudo. Fotos de Sigi Vilares
E quebrou tudo. Fotos de Sigi Vilares

Em entrevista ao G1, Marcio Mariano, prefeito do município, afirmou que o grupo era composto por professores. O gestor municipal ainda confirmou a versão dos manifestantes. “Essa já é uma situação bem antiga. Os vereadores me deram apenas 5% do orçamento para suplementação, quando o normal seria 100%”, afirma. “Tenho recursos na conta do município, mas o dinheiro não pode ser usado para fazer o pagamento dos professores e nem do funcionalismo, já que os vereadores não aprovam. Pra usar esses recursos eu preciso autorização da Câmara”, completa.

Os professores chegaram na Câmara durante a sessão e pediram para que fosse votada a suplementação, com a finalidade de garantir o pagamento dos profissionais até o final do ano, mas s vereadores teriam se recusado.

Revoltados, os manifestantes quebraram cadeiras e mesas. Com medo, muitos vereadores fugiram do local. A confusão só foi contida com a chegada da polícia, que usou spray de pimenta pra conter os ânimos. Do G1.globo.com

Muquém do São Francisco é um dos municípios mais pobres do País, apenas o 5209º em termos do Índice de Desenvolvimento Humano, com população em torno de 10 mil habitantes. O orçamento é pequeno e muitos vivem dos programas sociais do Governo. Imagina-se a revolta da população pelo fato dos vereadores não permitirem o remanejamento de verbas.

Faahf banner topo

rádio maior

facilita

STF aprova mais quatro propostas de súmulas vinculantes.

Por Auriney Brito, Professor e Advogado

O plenário do STF aprovou, ontem, 16,  mais quatro propostas de súmulas vinculantes. Lembrando que as súmulas vinculantes têm força normativa e devem ser aplicadas pelos demais órgãos do Poder Judiciário e pela administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. Todas as propostas aprovadas tiveram parecer favorável da Procuradoria Geral da República:

Projeto de súmula vinculante 19

O verbete referente ao pagamento da Gratificação de Desempenho de Atividade de Seguridade Social e do Trabalho para inativos, formulado pelo STF, foi aprovado por maioria de votos. Ficou vencido na votação o ministro Marco Aurélio, que entendeu não ser conveniente sua aprovação porque o tema carece de atualidade. Quando publicada, a proposta deverá se tornar a Súmula Vinculante 34:

“A Gratificação de Desempenho de Atividade de Seguridade Social e do Trabalho – GDASST, instituída pela Lei 10.483/2002, deve ser estendida aos inativos no valor correspondente a 60 (sessenta) pontos, desde o advento da Medida Provisória 198/2004, convertida na Lei 10.971/2004, quando tais inativos façam jus à paridade constitucional (EC 20, 41 e 47).”

Projeto de súmula vinculante 68

O enunciado desta súmula vinculante foi proposto Procuradoria Geral da República com o objetivo de dirimir controvérsia existente nos diversos tribunais do País sobre a possibilidade de propositura de ação penal após o descumprimento dos termos de transação penal, o que estaria causando grave insegurança jurídica e multiplicação de processos sobre a questão.

Segundo a PGR, mesmo depois de o Plenário do STF julgar e dar repercussão geral a recurso extraordinário no sentido de que não há ofensa aos preceitos constitucionais a retomada da persecução penal em casos de descumprimento das cláusulas, até o Superior Tribunal de Justiça tem divergido desse entendimento. A partir da publicação, o verbete deverá ser convertido na Súmula Vinculante 35.

“A homologação da transação penal prevista no artigo 76 da Lei 9.099/1995 não faz coisa julgada material e, descumpridas suas cláusulas, retoma-se a situação anterior, possibilitando-se ao Ministério Público a continuidade da persecução penal mediante oferecimento de denúncia ou requisição de inquérito policial”. Continue Lendo “STF aprova mais quatro propostas de súmulas vinculantes.”