Os dados da pesquisa Istoé/Sensus, divulgados hoje, 17, mostram uma diferença de cerca de 13% entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).
Segundo o levantamento, o tucano aparece com 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% da presidente Dilma. A diferença de 12,8% representa, aproximadamente, 19,5 milhões de votos.
O certame mostrou ainda que a presidente é conhecida por 94,4% dos 2.000 entrevistados, enquanto Aécio é de 93,3%.
“Com os candidatos mais conhecidos, a tendência é a de que o voto fique mais consolidado”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. O levantamento aconteceu em 24 estados e está registrado sob nº BR-01094/2014.
Apesar de divulgado pela Istoé, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o próprio Sensus aparece como contratante da pesquisa.
Alguém está errando feio nessas pesquisas de segundo turno. Aliás, os institutos de pesquisa estão afunilando seu processo de desmoralização, em busca da incredibilidade total, como foi o caso da escolha do Governador da Bahia. Enquanto mostravam um empate técnico entre dois candidatos, o candidato governista acabou ganhando por larga margem. De há muito todos sabem que pesquisa de verdade é nas urnas e isso só acontece no dia 26, depois das 19 horas.
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Diretoria de Vigilância em Saúde realiza, de 20 a 24 de outubro, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRA). A ação será realizada pelo Núcleo de Endemias da secretaria de Saúde com o apoio da 25ª DIRES (Diretoria Regional de Saúde) de Barreiras.
O objetivo desse levantamento é identificar as áreas da cidade com maior proporção e ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Luziene de Souza Silva essas informações possibilitarão a intensificação das ações de combate à dengue nos locais de maior presença do mosquito Aedes Aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRA.
As moradias que serão vistoriadas pelos agentes de combate à endemias foram previamente sorteadas seguindo as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Por isso, morador, receba bem o agente de combate às endemias em sua residência, a visita dele é muito importante para o combate da dengue em nossa cidade.
Mais um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para milho será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na quinta-feira (23). Os detalhes da operação estão definidos no Aviso Nº 185/14. (Clique aqui para acessar). O Prêmio será para a venda e o escoamento de 910 mil t do produto em grãos, da safra 2013/2014 e 2014.
A operação se destina a produtores ou cooperativas localizados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Maranhão e Piauí. Eles deverão, obrigatoriamente, comprovar a venda do milho para produtores de aves, suínos, bovinos e suas cooperativas. Também estão incluídas indústrias de ração e de alimentação humana, além de comerciantes.
O produto in natura ou processado, no caso das indústrias de ração, deverá ser escoado para RJ, ES e norte de MG e para os estados do Norte e Nordeste, com exceção de Bahia, Maranhão, Piauí, Sergipe, Pará, Rondônia e Tocantins.
A operação está dividida em 9 lotes, organizados conforme segue: quatro lotes do Mato Grosso, totalizando 550 mil toneladas, 90 mil t de Goiás; 70 mil t do Mato Grosso do Sul; 70 mil da Bahia; 65 mil do Maranhão; e 65 mil t do Piauí.
Resultado – Nesta sexta-feira (17), a Conab comercializou, por meio do leilão de Pepro Nº 175, o prêmio relativo à venda e ao escoamento de 32,2 mil t de milho do Tocantins. O montante representa 35,78% do total pretendido, de 90 mil t.
Para essa operação o Governo poderá pagar um valor total de prêmio de até R$ 1,75 milhão. A venda do produto deverá ser realizada até o dia 21 de novembro deste ano. Já a comprovação do escoamento terá que ser efetuada até a data limite de 15 de abril de 2015.
Ronaldão: ligeiramente sequelado, chutou para a lateral.
Cada vez mais engajado na campanha presidencial de Aécio Neves (PSDB), Ronaldo resolveu compartilhar uma opinião sobre política em seu Twitter nesta quinta-feira. O ex-jogador, no entanto, se confundiu e acabou fazendo um comentário bastante confuso. Os internautas não perdoaram.
Ronaldo postou, em seu perfil, o link de uma reportagem que trata do desaparecimento de relatórios do Tribunal de Contas de Minas Gerais que teriam informações desfavoráveis ao tucano, mas aparentemente não entendeu o teor da notícia. “Vão sumir todas as calúnias”, escreveu.
“Cara, acho que vc não leu a matéria. Só um toque”, respondeu @leonardopujolrs. “Amigão, acho que você não entendeu bem a situação, cara”, completou @mikerenzetti. “Ué, se é calúnia, por que estava registrado no Tribunal se Contas do estado? Patético”, disse @dudenews. “Esse tipo de conclusão exige raciocínio”, disparou @isis2sz. A edição da matéria é do Poços 10 Notícias.
De modo inédito foi apresentada recentemente no Senado Federal pelo Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a Proposta de Emenda Constitucional nº. 32/2013 que tem por objetivo federalizar a educação básica no Brasil e promover uma revolução na educação. Em seguida, em 08 de abril de 2014, depois de muito debate foi instalada em Brasília a Frente Nacional Mista pela Federalização da Educação Básica, tendo como idealizador o próprio Senador Cristovam Buarque (PDT/DF), com o apoio de mais 32 senadores e 182 deputados federais, além de deputados estaduais das várias Assembleias Legislativas e vereadores de diversas Câmaras Municipais distribuídas por todo o território nacional.
O vereador Tito, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, participou do evento em Brasília a convite do Senador Cristovam Buarque, onde discursou manifestando seu apoio à inciativa corajosa e revolucionária, e desde então tem trabalhado na divulgação desse importante projeto de transformação da educação, onde elaborou em Barreiras o Projeto de Resolução nº 003/2014, que após tramitar no legislativo barreirense foi aprovado por unanimidade, dando origem a RESOLUÇÃO Nº 065/2014, de 23 de setembro de 2014, em apoio, que também Instituiu a FRENTE LEGISLATIVA MUNICIPAL DE APOIO À FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, no âmbito da Câmara Municipal de Barreiras.
Para o vereador Tito, a forte desigualdade na oferta educacional brasileira, proporcionada entre outros fatores, pela difícil realidade das dezenas de Estados brasileiros e dos milhares de municípios da Federação, sendo estes, na sua grande maioria, totalmente incapazes de oferecer uma verdadeira e permanente valorização dos profissionais da educação, de ofertar instalações escolares dignas e bem equipadas, as quais acolham bem os estudantes, e que proporcionem condições pedagógicas apropriadas para o bom trabalho dos educadores, que isso só irá mudar com a Federalização da Educação Básica nos moldes propostos pelo Senador Cristovam. E para isso, o vereador está empenhado na divulgação dessa proposta em toda a região oeste da Bahia numa clara manifestação de apoio e compromisso com o futuro da educação básica.
“Vamos iniciar promovendo uma grande mobilização regional, envolvendo todos os vereadores da região, presidentes das Câmaras, Prefeitos, vice-prefeitos, Deputados, Secretários, Associações de prefeituras, professores, profissionais da educação, instituições de ensino, sindicatos, e a sociedade civil, que irá culminar com a instalação do Comitê Regional do Oeste da Bahia pela Federalização da Educação Básica, quando esperamos contar com a presença aqui em Barreiras do Senador Cristovam Buarque. Agradeço aos meus colegas vereadores pelo apoio e comprometimento na aprovação deste importante projeto”. Afirmou Tito.
Tito defende que a educação deve ser compreendida por todos como uma questão de soberania nacional, como o instrumento fundamental para proteger e garantir a dignidade da pessoa humana e a oferta de oportunidades iguais para todas as crianças e adolescentes brasileiros, independentemente da cidade em que moram e estudam, da condição social a que são submetidos, ou mesmo da condição financeira familiar que possuem.
Para o senador Cristovam Buarque, “a força do ato o surpreendeu e mostra que a Frente pela Federalização da Educação Básica é uma das mais importantes no país, principalmente por envolver os interesses de cerca de 51 milhões de crianças e adolescentes nessa faixa escolar”.
Vereador Tito (PDT) com o Senador Cristovam Buarque (PDT) e o Deputado Oziel Oliveira (PDT).
Para maiores informações sobre essa importante iniciativa, poderá manter contato com a Câmara Municipal de Barreiras pelo telefone (77)3611-9628 ou diretamente no Senado Federal pelo telefone (61)3303-2281.
BR 020, uma das principais rodovias do País. Apesar da manutenção permanente, tráfego pesado acaba com o piso.
As principais rodovias utilizadas para o escoamento da safra brasileira estão entre as 10 piores do país. O dado está no levantamento da Confederação Nacional de Transportes (CNT) divulgado nesta quinta, dia 16. A falta de investimento no setor pode aumentar ainda mais o custo do frete que hoje em regiões como a Norte e Centro-Oeste já são 30% mais altos.
A CNT avaliou mais de 98 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais importantes para a logística do país. Condições gerais, pavimentação, sinalização e a geometria das vias foram analisadas e o relatório vai servir de base para o desenvolvimento de políticas para o setor e programas públicos e privados. De acordo com o levantamento, o Brasil possui 1.691.522 quilômetros de rodovias, dos quais apenas 12% são pavimentadas e 62% são consideradas regulares, ruins ou péssimas.
– Elas melhoraram muito discretamente. A análise que mais preocupa o setor hoje é que no período mais longo as estradas brasileiras não tiveram nenhuma melhora qualitativa de grande vulto. Hoje se verifica muitos pontos críticos, grandes extensões de desgaste de pavimento – afirma o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
As regiões mais críticas são Norte, com 17% das estradas boas ou ótimas, e o Centro-Oeste, com 30%. A região Nordeste tem mais de 34%, a Sul tem 38% e o Sudeste conta com 77% das vias em condições boas ou ótimas. Rodovias importantes para o escoamento da safra, como a BR-364, que liga Mato Grosso a Rondônia, a BR-163 que liga o Rio Grande do Sul ao Pará e a BR-158, no trecho de Jataí a Piranhas, em Goiás, estão no ranking das 10 piores.
– A explicação disso é que elas não receberam os recursos necessários para a solução dos problemas que foram verificados e isso é um fator de grande acréscimo de custo dos produtos agrícolas. O que se percebe é que o Brasil precisa da circulação dos produtos. Precisamos que seja competitivo e a gente está perdendo o dinamismo econômico no país – avalia Batista.
Segundo a pesquisa, o custo do transporte que no Norte e no Centro-Oeste do país é 30% mais caro, deve aumentar nos próximos anos.
– É uma tendência crescer esse custo em função dos acréscimos adicionais que o transportador vai ter que fazer. Uma manutenção mais cara em termos de pneu, de suspensão, e consumo de combustíveis, de motorista que também tende a aumentar – comenta Batista.
O grande problema ainda é a falta de investimento em infraestrutura e manutenção do modal. Em 2013, o governo federal gastou pouco mais de R$ 8 bilhões nas rodovias, enquanto a estimativa da CNT é que são necessários R$ 290 bilhões.
– O ritmo de investimento tem se mostrado muito baixo. O mais preocupante é que apesar dos recursos que o governo tem ele não consegue executar. Isso traduz uma grande deficiência que ele tem e, de certa forma, uma falta de capacidade administrativa pra solucionar os problemas. Enquanto isso não acontece, o Brasil está pagando uma conta muito alta – conclui o diretor da CNT. Do Rural BR e press-release da CNT.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne hoje para votar o parecer do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) sobre o processo contra o deputado Luiz Argôlo (SD-BA).
O relatório ainda precisa ser lido no conselho e discutido, pois ainda não foi apresentado por Rogério. Argôlo responde a processo por quebra de decoro parlamentar, em razão de suposta ligação com negócios ilegais do doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal.
Também está na pauta comunicações sobre o processo contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ).
A reunião será realizada às 15 horas, no plenário 11. Do Diário do Poder.
Argolo não foi reeleito. Quer jogar como a Câmara não cassa, esperando pela extinção do mandato?
Um homem de 36 anos foi encontrado morto, por volta das 17h 30 desta quinta-feira, 16, no povoado de Pau Preto, município de Riacho de Santana/BA. O operário Ailton Ferreira da Fonseca, natural de Uruaçu/GO desapareceu na madrugada de quarta-feira, 15, depois de sair do alojamento de uma empreiteira que trabalha na construção da ferrovia Leste/Oeste.
Segundo seu patrão, o senhor Carlos Emídio Gonçalves, ontem(16), por volta das 16h 00, a vítima foi encontrada sentada na margem de uma estrada vicinal, sem sinais de vida. “Ele estava com alguma perturbação mental, porque saiu do alojamento dizendo que homens estavam lhe perseguindo”.
O caso foi informado à polícia, que encaminhou o corpo para realização de exame no IML regional de Barreiras/BA. Ele não possui sinais de violência física e pode ter morrido de causa natural. Carlos já informou o óbito aos seus familiares na cidade de Uruaçu, onde o mesmo será sepultado. Do blog Alô Salomão.
Gilberto Santana disse que culturas não tradicionais vêm surtindo efeitos positivos na agricultura
O deputado Gilberto Santana (PTN) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação ao governo do Estado, através da Secretaria da Fazenda, sugerindo a adesão da Bahia no Convênio 58/05 que concede isenção de ICMS nas operações comerciais com os produtos nativos de origem vegetal, junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
“Atualmente a produção agrícola na Bahia vem passando por processos de reinvenção, procurando alternativas para fomentar a economia e transpor as dificuldades enfrentadas pelas culturas dos produtos tradicionais. Nos últimos anos, culturas não tradicionais estão sendo experimentadas e vêm surtindo efeitos positivos na agricultura. Paralelamente a estas experimentações, é necessário que o Estado crie mecanismos de apoio e incentivo aos pequenos e grandes produtores, para que estes possam desenvolver tais culturas e assim ascender o status da Bahia no cenário nacional e internacional”, disse Gilberto Santana.
Os estados do Amapá e Amazonas já concederam isenção do ICMS nas operações internas com produtos nativos de origem vegetal, dentre eles óleo vegetal, látex e resinas, frutas e sementes, fibras, polpas de frutas. Para a Bahia, o parlamentar sugere a isenção de produtos como o açaí e cupuaçu, culturas estranhas ao solo baiano, mas que vem sendo produzidas nos municípios de Arataca, Una, Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Camacan e Igrapiúna.
Segundo o parlamentar a isenção fiscal sobre estes produtos são necessários “para que os produtores possam desenvolver a atividade de forma a criar um novo polo na Bahia que concorra em pé de igualdade de condições com as demais regiões”.
Foi deflagrada na manhã de hoje, 17, a Operação Mutação, cujas investigações identificaram esquema criminoso de adulteração de combustíveis em larga escala na cidade de Amélia Rodrigues. Devem ser cumpridos oito mandados de prisão e nove de busca e apreensão nos municípios de Feira de Santana, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe, com o objetivo de apreender os combustíveis adulterados e documentos comprobatórios das práticas da organização criminosa.
A ação está sendo realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária (Gaesf), Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Promotoria Regional Especializada no Combate à Sonegação Fiscal de Feira de Santana e a Promotoria de Justiça de Amélia Rodrigues, com o apoio do Núcleo de Inteligência Criminal (NIC), do Ministério Público estadual; pela Polícia Rodoviária Federal (PRF); Superintendência de Inteligência (SI), da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP); Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pela Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). A operação envolve um contingente de oito promotores de Justiça do MP, mais de 150 policiais, 44 viaturas, um helicóptero da PRF, um caminhão-guincho e um caminhão-tanque.
Durante três anos de investigação, apurou-se que parte da carga de cerca de 200 caminhões-tanque que trafegavam por Amélia Rodrigues diariamente era desviada para pontos (conhecidos como “Bodes”) onde ela era subtraída e comercializada a postos revendedores de combustíveis. Lá, homens chamados de “bodeiros” rompiam os lacres dos caminhões, subtraíam as cargas e depois adicionavam solventes para posterior comercialização de combustível adulterado na região de Feira de Santana.
Segundo as apurações, o esquema incluía também emissão de notas fiscais falsas com o objetivo de legalizar o produto adulterado, indicando crimes de sonegação fiscal. As investigações contaram com interceptações telefônicas, pelas quais se constatou a participação de policiais civis e militares na quadrilha. Em troca de propina, eles teriam fornecido proteção ao esquema criminoso.
Dilma sofre queda de pressão arterial e é amparada pela própria repórter do SBT. Aécio achou bom.
Em ligação com a candidata derrotada Marina Silva (PSB) após o debate realizado pela SBT nesta quinta-feira (16), o presidenciável Aécio Neves (PSDB) questionou o fato da presidente Dilma Rousseff (PT) ter passado mal no fim do evento, quando interrompeu uma entrevista por uma súbita queda de pressão.
“Deu o desespero. Viu que ela passou mal no final?”, perguntou Aécio.
Marina Silva ficou preocupada com o nível de truculência da disputa. Os dois combinaram se encontrar nesta sexta-feira (17). A conversa aconteceu ainda no estúdio do debate, e a socialista teria telefonado para o coordenador de campanha e deputado Walter Feldman (PSB-SP), que repassou o celular para o presidenciável. As informações são da Folha de S. Paulo.
A campanha política está na reta final e vocês não imaginam a importância desta eleição a Presidente da República, para o nosso Brasil, Bahia, LEM, mas em especial as Igrejas e Famílias. Somos responsáveis na escolha do melhor para presidir e garantir a democracia do país.
Defender a família.
Melhorar o desenvolvimento da nação.
Melhorar a inclusão.
Mais segurança.
Melhorar saúde.
Mais e melhor EDUCAÇÃO!!!!
Diminuir a corrupção (muitas notícias de fraudes e roubo).
Acabar com a reeleição (quem governa hoje o Brasil e a reeleição e não os governantes. O sistema não deixa trabalhar, e só politicagem).
Não podemos votar sem conhecer bem os currículos dos candidatos, dando ênfase na sua história política e seu plano de governo.
Não podemos acreditar em governo que está no poder e promete mudança, que não fez. Por fim o meu candidato escolhido e AECIO 45, a quem eu peço o seu voto e a sua ajuda nesta reta final de campanha. Porque com ele no poder acreditamos que teremos um melhor equilíbrio político com a alternância de poder e a certeza da continuidade do brilhante trabalho das Igrejas ensinando a palavra e a total liberdade em podermos consultar o Senhor antes de tomarmos nossas decisões.
A Polícia Civil de São Paulo resgatou ontem (16) 20 bolivianos que trabalhavam em duas confecções da capital paulista em condições análogas à escravidão. Na operação, a polícia libertou também oito crianças que viviam com os pais.
As fábricas estavam instaladas em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo. Segundo a polícia, dois homens que administravam as confecções foram presos.
Nas duas empresas, os bolivianos eram obrigados a cumprir jornadas exaustivas de trabalho e viviam em condições insalubres. Em um dos locais, a polícia informou ter encontrado adolescentes trabalhando.
O resgate dos bolivianos foi possível graças à denúncia de um boliviano que trabalhava em uma das confecções, e que conseguiu voltar ao seu país. Ele fez contato com o Consulado da Bolívia em São Paulo, que levou o caso à polícia.
Os presos vão ser indiciados por reduzir alguém à condição análoga à de escravo, crime previsto no Artigo 149 do Código Penal. Os donos das fábricas poderão responder também por tráfico de pessoas, uma vez que teriam aliciado os bolivianos a virem para o Brasil. Da Agência Brasil.
Nós do grupo “Amigos da Emilly” estamos convidando a todos, pais, mães, jovens e principalmente as crianças para participar do evento neste sábado as 16:00 hrs na Praça Airton Senna, na rotatória do bairro Santa Cruz, aqui em Luís Eduardo.
O evento é destinado às crianças, por isso, vamos ter um parque de diversão, com cama elástica, tobogã, piscina de bolinhas, entre outros.
Traga seus filhos, e parentes, vai ser um dia inesquecível.
O evento é totalmente gratuito. Só pedimos a colaboração dos adultos, em participar e ficar com suas crianças.
Vamos nos divertir e se emocionar com a felicidade de nossos filhos, que são a graça de nosso Deus Todo Poderoso.
Nestes tempos de debates intensos sobre a Educação no País, uma pérola de um secundarista:
– O jogador Garrincha foi o inventor da tecnologia de ponta. Por isso, mereceu até um verso do Hino Nacional, “Do que a terra mais Garrincha, teus risonhos, lindos campos têm mais flores”.
Donde se conclui que Joaquim Osório Duque Estrada, o autor da letra do Hino, era mesmo um homem à frente do seu tempo: desde 1831 já homenageava o herói da ponta direita da Seleção de 1958 e 1962.
A Associação dos Produtores de Leite de Riachão das Neves (RIALEITE) realiza hoje, às 8h, no auditório do CETEP, o I Simpósio de Pecuária Leiteira do Oeste da Bahia. O evento contará com a presença de representantes de entidades da Agricultura e Pecuária da Bahia.
PROGRAMAÇÃO
– 8:00h: Abertura e apresentação
– 8:15h: “Gargalos na produção de leite no Oeste da Bahia”
Dr. Neuci A. Vigna – Médico Veterinário, Presidente RIALEITE
– 9:30h: “Reprodução e melhoramento genético em gado de leite”
Dr. João Henrique Moreira Viana – Médico Veterinário, Embrapa CNPGL
– 10:15h: Coffee Break
– 10:30h: “Nutrição da vaca em lactação”
Dr. André Luis Alves Neves – Médico Veterinário, Embrapa CNPGL/Semi Árido
– 12:00h: Intervalo de Almoço
– 14:00h: “Produção e destino dos grãos produzidos no Oeste da Bahia”
Dr. Ernani Sabai – Economista Aiba
– 14:40h: Coffee Break
-15:00h: “Mesa Redonda” Formação da cadeia produtiva do leite no Oeste da Bahia – Moderador Ivanir Maia, Aiba
DEBATEDORES: Presidentes das Associações de Produtores de Leite, Sindicato Rural LEM e Wanderley, BNB, BB, CEF, Adab, Seagri/Ba, Aiba, Indústrias de Lácteos (FIOB) e CIOB
Um impasse entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) levou ao fechamento de postos de pesagem em várias rodovias, entre eles, o da BR020 em Formosa, Goiás. O funcionamento está interrompido há cerca de três meses e deverá permanecer desativada por tempo indeterminado. Os agentes de trânsito do DNIT foram transformados em zeladores do patrimônio abandonado e os funcionários terceirizados demitidos pelas empresas terceirizadoras. O motivo do fechamento da balança de pesagem, que também atinge outras no estado, é parte de um impasse em âmbito nacional entre o Dnit e o MPT. O Dnit foi processado pelo MPT no Distrito Federal por terceirização ilícita.
Isso porque o órgão terceirizou os cargos de chefe de posto, chefe de equipe, emissor operador de equipamento, fiscal de pista, motorista e auxiliar de serviços gerais. Por considerar ilegal essa contratação, o Ministério Público do Trabalho ajuizou Ação Civil Pública, distribuída à 1ª Vara do Trabalho em Brasília.
Postos estão fechados, terceirizados foram demitidos e agentes do DNIT exercem função de zeladores.
Para a Justiça do Trabalho, que deu ganho de causa ao MPT, a terceirização, no caso do Dnit, envolve violação ao princípio do concurso público. Além disso, dentre as atividades terceirizadas a Justiça entendeu existir cargos que exercem poder de polícia, que não pode ser objeto de terceirização. A sentença impede a prorrogação de contratos, ou a abertura de novo processo de licitação para o chamamento de novas empresas.
Por meio de nota, o Dnit informou que aguarda a solução do impasse e, assim, não há previsão de retorno do funcionamento da balança. Além disso, há, em todo o país, 73 postos de pesagem parados sob a responsabilidade do Dnit.
Fiscalização
O controle do peso dos veículos de carga em circulação pelas rodovias é considerado essencial para a segurança nas estradas e também para a conservação das pistas. O excesso de peso coloca a segurança em risco. Neste contexto, são consideradas indispensáveis as balanças rodoviárias, equipamento usado para fiscalizar os infratores das normas, que carregam veículos com cargas acima do limite de peso.
No posto de pesagem de Formosa de Goiás, ontem, funcionários fiscalizavam a validade da AET – Autorização Especial de Trânsito de veículos de grande porte, como bi-trens e rodo-trens. Mesmo sem poder reter por excesso de peso, identificam a cada momento caminhões com 8 a 10 toneladas acima do peso máximo permitido. Nem informar os agentes da PRF, no Posto de controle ao lado, porque o equipamento não era operada por agentes autorizados. Com informações adicionais do portal Vale do Aço e reportagem local de O Expresso.
Carlos Tito: incentivando o diálogo do Legislativo, Executivo e comunidade.
Nesta quarta-feira (15/10), a Câmara Municipal de Barreiras, sob a presidência do vereador Carlos Tito Cordeiro, recebeu na Tribuna durante a sessão, o vice prefeito e secretário municipal Paê Barbosa, que explanou sobre as ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
Durante 30 minutos, tempo regimental da tribuna, Paê Barbosa, discorreu sobre a proposta do Barreiras Planeja, apresentando dados sobre as ações e captação de projetos, contratos firmados com instituições financeiras para construção de obras públicas, a realização das audiências públicas- PPA, a implantação da sala do Empreendedor e REDESIM, apoio aos pequenos produtores rurais, o seminário estratégico e mais 32 projetos sustentadores que proporcionarão grandes benefícios à população.
O vice-prefeito argumentou que a pasta desempenha inúmeras ações de planejamento estratégico do município, com acompanhamento do estudo de viabilidade até a captação de recursos junto aos órgãos estaduais e federais.
“Estamos com muitos projetos que estarão sendo realizados, como a reforma e requalificação do Ginásio Baltazarino de Andrade com recursos liberados na ordem de 513 mil, também 05 quadras poliesportivas nos bairros com recursos de 445 mil, além do novo Centro Esportivo- CEI e Parque Novo Tempo, que totalizam quase 6 milhões em investimento”, ratificou o secretário.
Paê também apresentou projetos que estão em andamento. “Temos como meta, buscar medidas para melhoria da feira da Vila Rica, Praça Castro Alves, calçadas públicas e também implantar a escola de Governo para valorização dos nossos servidores municipais”, disse Paê.
Por determinação do vereador Carlos Tito Cordeiro, os vereadores tiveram 3 minutos para se pronunciar sobre a explanação, e ao final, o Presidente, agradeceu a presença do vice-prefeito e sua equipe de trabalho, colocando o Poder Legislativo à disposição para contribuir no processo de realização das iniciativas públicas.
O Shushiman Edvaldo Miranda, apresentou uma oficina de como preparar sushi com os peixes produzidos na região.
O primeiro dia de atividades do I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia foi dedicado à piscicultura. Pela manhã técnicos da BAHIA PESCA, CODEVASF e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães abordaram a piscicultura e a relação com a agricultura familiar na região oeste durante o I Encontro de Piscicultores e Aquicultores da Região Oeste.
A tarde os chefes Afonso Ferreira e Chico Amaral ministraram uma oficina de como preparar um tambaqui recheado a moda do oeste. O Shushiman Edvaldo Miranda, apresentou uma oficina de como preparar sushi com os peixes produzidos no oeste. A chefe Maria da Glória do restaurante, Temperos da Glória, ensinou como preparar uma tilápia ao molho de frutas.
Os chefes Afonso Ferreira e Chico Amaral ministraram uma oficina de como preparar um tambaqui recheado à moda do oeste.
Na sequência o chefe Clodomiro Tavares, mediou a roda de conversa “Ingredientes regionais, dando um novo sabor à gastronomia” que contou com a participação dos coletores de sementes que participam do Programa LEM APP 100% Legal.
“A intenção é que nós chefes, aprendamos pratos que os moradores da zona rural fazem com os produtos que eles possuem e conhecem”, disse Clodomiro destacando que os chefes levarão os pratos para serem incluídos no menu dos restaurantes das capitais.
A cozinha do Centro de Tradições Gaúchas, ensinou o passo-a-passo como preparar um porco no rolete.
A Secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar, explicou como funciona o programa de coleta de sementes no município. “A prefeitura compra sementes para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas, porém tem muitas sementes as quais é necessário retirar a polpa. Os coletores estão aprendendo a fazer doces, bolos e diferentes pratos” comentou.
O I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, escola de culinária chefe Rosa Gonçalves, Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM) e Sebrae.
A morte trágica de Ondumar não permitiu que Juninho pudesse sucede-lo. Foto de Carlos Alberto Reis Sampaio
O candidato Ondumar Borges Junior teve sua candidatura indeferida no dia de hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral. Juninho tinha concorrido a deputado estadual no pleito de 5 de outubro sob judice, ao substituir o pai, Ondumar Borges, vitimado em trágico acidente. Mesmo assim, Juninho teve expressiva votação – 22.000 votos – mais de 16 mil nas urnas de Luís Eduardo Magalhães. Hoje, com a decisão do TRE os votos são considerados nulos e deixam de somar para sua coligação, deixando também de eleger mais um deputado da Oposição para a Assembleia.
Um clarão no céu da Região Metropolitana do Recife teria assustado e impressionado os moradores na região na noite desta quarta-feira (15). Muitos usuários da rede social Twitter publicaram fotos do fenômeno junto a expressões de espanto. Algumas pessoas afirmaram terem visto o clarão também no interior de Pernambuco, na Paraíba, Alagoas e no Rio Grande do Norte.
De acordo com a Sociedade Astronômica do Recife (SAR), a alta luminosidade foi provocada por um bólido, um grande meteoro que possivelmente veio de uma chuva de meteoros da constelação de Orion. Também é possível ser um lixo espacial, de acordo com palpite Observatório Alto da Sé, em Olinda.
As imagens das câmeras de monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) mostram exatamente o horário em que o clarão conta do céu, às 22h19, da Avenida Agamenon Magalhães – uma das principais vias da capital pernambucana. Os internautas não deixaram de, pelo fato, fazer brincadeiras: da chegada de ETs a vinda do antigo presidenciável Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo. Do portal Bahia Notícias
Último levantamento da chikungunya na Bahia já registra 354 casos confirmados da doença em quatro cidades baianas. Segundo contagem da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) encerrada nesta quarta-feira (14), Feira de Santana, no centro norte do estado, continua com o maior número de registros, com 274 confirmações da febre, aumento de 76% em relação ao último dado.
Na segunda maior cidade do estado, foram notificadas 922 casos suspeitos (38 foram descartados e 610 seguem em investigação). Depois de Feira, Riachão do Jacuípe, na mesma região, teve 77 casos confirmados, ante sete da última pesquisa, aumento de 1,1 mil %, com 174 notificações da doença.
Depois dos dois municípios, Salvador registrou dois casos, e Alagoinhas, no nordeste, contou uma confirmação de chikungunya. De acordo com a Sesab, os casos das duas últimas cidades foram provenientes de Feira.
O evento acontece nas cidades de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama
Profissionais de vendas ou que atuam na área comercial já podem se inscrever para o 12° Seminário Regional de Marketing “Qual a Cara da Sua Empresa”. O evento será aberto na cidade de Barreiras, no dia 28 de outubro, às 19h, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc). Em seguida, acontece em Luís Eduardo Magalhães, no dia 29, no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Santa Maria da Vitória, dia 30, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB); em Bom Jesus da Lapa, 31, no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep); e no dia 1º de novembro, em Ibotirama, no Cetep, sempre às 19h.
O evento tem carga horária de 2h e conta com o produtor e dramaturgo, André Tadeu, ministrando a palestra “A marca das equipes campeãs de vendas”. Entre os temas abordados na programação estão: “Empresas, profissionais, mercado e vendas ontem, hoje e amanhã: as mudanças que levam organizações e profissionais a reverem paradigmas”, “Consultores de vendas e empresas inteligentes: o profissional de vendas como facilitador de soluções de clientes”, “O que o cliente deseja e precisa: uma visão do perfil de clientes e estratégias para lidar com eles” e “Mudanças de hábitos de vendedores: como mudar atitudes que fazem a diferença no resultado de vendas”.
As inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae Barreiras, localizada na Avenida Benedita Silveira, nº 118, Edifício Portinari, Centro, ou nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de cada município participante. O investimento é de R$ 80 e R$ 40, para associados CDL.
“O objetivo do seminário é sensibilizar os participantes para novos desafios, oportunidades e competências valorizadas no mercado, estimular o autodesenvolvimento e abertura para as mudanças, exemplificar práticas vencedoras e novas competências a serem desenvolvidas”, explica a gerente adjunta do Sebrae Barreiras, Adriana Morais.
O 12° Seminário Regional de Marketing “Qual a Cara da Sua Empresa” é uma realização do Sebrae em parceria com, TV Oeste, Câmaras de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama e Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3611-3013 (Sebrae Barreiras).
Organizadores, chefs e anfitriões participam da foto oficial
O I Festival de Gastronomia e Cultura da Região Oeste da Bahia aberto na noite desta quarta-feira, 15, teve início com um propósito unanime: a partir da diversidade existente na região traçar uma identidade gastronômica que defina a cidade de Luís Eduardo Magalhães. A mesma linha de raciocínio foi utilizada pelo anfitrião da festa, o prefeito Humberto Santa Cruz, a idealizadora do festival, chefe de cozinha Rosa Gonçalves e discutida pelos chefes convidados.
A chef Rosa Gonçalves
“Luís Eduardo Magalhães está inserida numa região com diversidade muito grande e produtora de riquezas. É nesse cenário que surge a tipicidade de um produto verdadeiramente regional”, classificou o chefe Edinho Engel. “Aqui encontramos uma mistura muito positiva caracterizando o que hoje é a gastronomia brasileira, esta soma de diversas cozinhas regionais” continuou, fazendo menção ao município fazer parte do cerrado brasileiro, dispor de muitos elementos culturais típicos desse cenário, embora tenha muito presente em sua raiz a presença da cultura da região do Brasil.
A opinião do chefe é compartilhada pela chefe Rosa Gonçalves. “Nesse período todo pré-festival, conhecendo e visitando a cidade, posso me considerar uma baiúcha”, comentou. “Já me sinto uma comedora de cuca com churrasco”, continuou provocando risos na plateia. Rosa endossou a ideia lançada por ela no lançamento do festival, no último mês de julho. “A ideia é fazer festival uma grande mistura do tchê como o vixe mainha”, cravou.
Para o prefeito Humberto Santa Cruz, é uma grata satisfação receber uma diversidade de chefes de outros estados e até mesmo de outros países, caso do chefe italiano Fabrizio Abbate, que mora no Brasil há 25 anos. “Os próximos três dias, tenho certeza, serão de muita troca de conhecimento. O público que comparecer a Gruta certamente irá aprender e muito com os chefes, e eles também irão aprender com o pequeno produtor de queijo ou salame do assentamento ou com o pessoal do CTG no preparo do churrasco”, pontuou.
Essa diversidade toda, na opinião do prefeito, é que ajudará a definir a identidade gastronômica da cidade e a colocar, definitivamente no calendário de eventos da cidade, esse festival. Para surpresa de parte da plateia, Humberto ainda revelou seu gosto pela cozinha. “Olha minha gente, eu mesmo sou um chefe amador”, disse, pouco depois de destacar que o festival não se resumirá a preparo do prazo, mas também ao aprendizado, por exemplo, do corte da carne.
Apresentações culturais – Logo no início do cerimonial o pequeno instrumentista Kauê Gosh, de 7 anos, deu um show com sua gaita ao apresentar um pout-porri de canções tradicionais do Rio Grande do Sul e da cultura nordestina como “Asa Branca” do rei do baião, Luiz Gonzaga.O público presente ainda conferiu uma apresentação do grupo de teatro Companhia Arte e Dança, do município de Cristópolis, com o espetáculo “Quem roubou o meu futuro” e uma apresentação de capoeira com o grupo Pallmares, também de Cristópolis.
Presenças – Estiveram presentes à cerimônia de abertura o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (SEAGRI), Jairo Vaz; o superintendente regional da Codevasf, Lourival Gusmão; o representante territorial de cultura da Bahia do Rio Grande e secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), Tiago Lira; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Carlinhos Pierozan; o vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Marcos Alecrim; a procuradora Daniella Almeida Luz; a chefe de gabinete da prefeitura, Rosa Stahlke; o secretário de Governo, Carlos Alberto Koch; a secretária de Cultura e Turismo, Janne Scholsser; a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Rosangela Della Costa; o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Gilmar Rocha; o secretário de Agricultura, Renato Faedo; a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Daniel; os vereadores Jarbas Rocha, Vôga Pelissari e Juvenal Xavier.
Também veio prestigiar o festival uma turma de Gastronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenada pela professora Tereza Oliveira.
Programação – O Festival segue nesta quinta-feira, 16, com o Encontro de Piscicultores e Aquicultores da Região Oeste. O encontro, voltado à área técnica, contará com palestras teóricas e práticas, ministradas por profissionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), governo Estadual, através do BAHIA PESCA e o governo de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Agricultura (SEAG). A programação contará também com aulas-show, degustações e oficinas, todas gratuitas.
A Polícia Civil informou ontem (15), que um homem detido em Goiânia (GO), no início da noite dessa terça-feira (14), confessou ter assassinado pelo menos 23 mulheres e moradores de rua ao longo dos últimos meses. Embora ainda esteja apurando a veracidade da confissão, a Polícia Civil adiantou que o vigilante, de 26 anos, admitiu ter matado 15 mulheres e oito moradores de rua na capital do estado. Inicialmente, o suspeito chegou a falar que havia cometido 39 homicídios, mas, até o momento, a polícia diz ter indícios claros de 23 crimes.
Morador de Goiânia, o vigilante está detido na Delegacia Estadual de Investigações de Homicídio, em caráter temporário. Em sua casa foram apreendidos um revólver e uma motocicleta. Identificado como suspeito graças a imagens registradas por várias câmeras de segurança, Rocha vinha sendo investigado há mais de um mês. O suspeito disse que matava para “se livrar de uma angústia e por sentir prazer”.
Em sua página no Facebook, o governador Marconi Perillo confirmou a prisão do suposto serial killer. Por volta das 9h30, Perillo comentou que havia sido informado da prisão “do assassino de mulheres e moradores de rua” ainda de madrugada, após Rocha ter confessado os crimes.
“Nunca tive dúvidas de que a investigação [policial] iria esclarecer esses crimes que afrontaram a tranquilidade e a integridade das famílias goianas”, escreveu o governador. “Sei que isso não preenche a lacuna deixada pela morte de pessoas queridas, mas serve de conforto aos familiares e à sociedade. Que a Justiça seja feita o mais rápido possível”.
Na tarde de ontem, Perillo, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e os delegados que estão à frente do caso reuniram-se com cerca de 40 parentes de vítimas no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual.
Pesquisa Datafolha mostra o candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul na liderança da disputa. José Ivo Sartori aparece com 60% dos votos válidos, contra 40% do adversário Tarso Genro (PT). Considerando os votos totais, Sartori tem 52% das intenções de voto e Tarso, 35%. Brancos e nulos somam 6% e indecisos, 7%.
O Instituto também questionou em qual dos candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum. A taxa de rejeição a Sartori está em 20%. A de Tarso é de 41%.
O levantamento ouviu 1.452 eleitores em 54 municípios gaúchos nesta quarta-feira, 15. A margem de erro é de três pontos porcentuais. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com os números RS-00025/2014 e BR-01098/2014.
Na sessão desta terça-feira (14/10), atendendo a requerimento da Mesa Diretora, compareceram e ocuparam de maneira excepcional a tribuna da Câmara a pedagoga sanitarista Arisleide Bispo e o médico veterinário Antônio Luiz de Moraes Pedrosa (Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses), por 15 minutos cada, os profissionais da saúde explanaram sobre os riscos de propagação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti entre elas a dengue e a chinkungunya.
Passado ao grande expediente, usou da palavra o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), que fez alguns registros como o dia do Guarda Municipal, do fisioterapeuta, dia da criança e registrou que a prefeitura estará realizando nos próximos meses a recuperação das quadras poliesportivas do município.
Em seguida a vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB), reportou-se ao dia da criança, bem como as ações de solidariedade encampadas pela TV Oeste e a Loja Havan recém inaugurada, em favor do Lar de Emanuel, bem como destacou os avanços horizontais e verticais conquistados pelos servidores da Câmara Municipal sob a égide da atual Mesa Diretora.
O próximo orador a subir a tribuna foi o vereador Lúcio Carlos (SD), que destacou os avanços dos programas sociais do governo federal.
O vereador Alcione Rodrigues (PHS), autor do requerimento para que os profissionais da saúde comparecessem a tribuna da Câmara, falou da importância dos profissionais estarem ali prestando tão importantes esclarecimentos.
Gilson Rodrigues (PROS), falou da importância da realização do Seminário Criança para a construção do Plano Municipal para a Infância e Adolescência e disse que seguirá pautando seu mandato pela busca e promoção das políticas públicas para a infância e juventude.
O vereador Vivi Barbosa (PC do B), registrou a importância da presença dos profissionais da saúde na Câmara para trazer esclarecimentos à população.
A dra. Graça Melo (PSL) usou da palavra para falar da indicação de sua autoria para a construção de uma passarela em frente ao Centro de Abastecimento de Barreiras – CAB, enalteceu a importância da discussão em torno do Outubro Rosa e do mutirão para a realização de mamografias.
A vereadora Marileide Carvalho (PSL), falou dos avanços das cirurgias bariátricas, que proporcionará mais qualidade de vida as pessoas com obesidade mórbida, reportando-se a ocorrência de pronunciamentos que insistem em desobedecer à legislação eleitoral a vereadora pediu que os colegas se atentassem para o fato que a Lei Orgânica e Regimento Interno não são as únicas leis que regem os trabalhos legislativos, como já havia dito o presidente Tito em fala orientadora. Marileide ainda cedeu parte do tempo de seu pronunciamento para que o Coordenador de Zoonoses Antônio Luiz pudesse falar sobre os mutirões contra a dengue.
O vereador Ben-Hir Aires (PROS), criticou a ausência de iluminação na Comunidade de Conquista, e lamentou que embora seja uma área propícia para o desenvolvimento de inúmeras atividades de lazer, a Av Eduardo Catalão no Bairro São Pedro não conte sequer com iluminação para oferecer segurança as pessoas que ali praticam caminhadas e outras atividades físicas.
Ao passar à Ordem do Dia, restaram aprovadas várias indicações dos vereadores, em seguida em fala conclusiva dos trabalhos, o presidente Tito agradeceu a todos pela presença e informou que a Tribuna Popular da sessão seguinte será ocupada pelo Secretário de Planejamento e Vice-prefeito do município senhor Carlos Augusto Barbosa (Paê), que explanará sobre as ações de sua secretaria e sobre a licitação do transporte coletivo urbano e rural do município.
A pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Ibope aponta empate técnico ente o candidato do PSDB, Aécio Neves, e a petista Dilma Rousseff.
Considerando apenas os votos válidos, Aécio tem 51% das intenções de voto, enquanto Dilma aparece com 49%. No cálculo que considera também votos em branco e indecisos, Aécio tem 45% e Dilma Rousseff 43%.
Os indecisos são 5% e os que disseram que votarão em branco ou nulo são 7%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01097/2014. Os resultados do Datafolha são praticamente iguais.
O Governo da Itália anunciou hoje que está revisando o método de cálculo do Produto Interno Bruto, para adaptá-lo ao sistema do Mercado Comum Europeu, onde o País tem a terceira economia. Entre as alterações está a inclusão de atividades irregulares como o tráfico de drogas e a prostituição, entre outras.
Se o Brasil adaptar o mesmo sistema do MCE Dona Dilma vai ganhar um Pibão, em vez do atual pibinho. Prostituição, tráfico de drogas e atividades paralelas de pouca licitude não faltam ao sul do Equador.
O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (15/10), aprovou com ressalvas as contas das prefeituras de Conceição do Coité, Esplanada, Várzea do Poço, Itapicuru, Itamari, Mansidão e Acajutiba, sob a responsabilidade de Francisco dos Santos, Rodrigo Lima, Paulo José Ferreira, José Moreira Neto, Valter Andrade Júnior, Ney de Oliveira e José Luiz Brito, respectivamente, referentes ao exercício de 2013.
Os prefeitos de Acajutiba e Itapicuru foram os que tiveram as multas mais elevadas, sendo o primeiro multando em R$ 4 mil pelas falhas remanescentes no relatório e em R$ 54.114,30, correspondentes a 30% dos seus vencimentos anuais, em decorrência da não redução do montante da despesa total com pessoal, e o segundo também multado em R$ 4 mil pelas ressalvas do parecer e em R$ 64.800,00 pela questão dos gastos com pessoal.
A relatoria multou o gestor de Conceição do Coité em R$ 5 mil, o de Esplanada em R$ 2 mil, o de Várzea do Poço em R$ 4 mil e ressarcimento de R$ 3.109,55, o de Itamari em R$ 5 mil e a restituição de R$ 2.400,00 e o de Mansidão em R$ 5 mil e ressarcimento de R$ 4.850,10.
Com os preparativos no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta) em ritmo acelerado para o início da programação do I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, cresce a expectativa pela abertura do festival, na noite desta quarta-feira, 15, no auditório da Faculdade Arnaldo Horário Ferreira (FAAHF).
A chefe de cozinha Rosa Gonçalves, principal idealizadora do evento, está confiante com o sucesso do festival. “A beleza de Luís Eduardo Magalhães é que ela tem várias raízes gastronômicas. São vários pedaços do Brasil num só lugar”, avalia. Para ela o mais importante e um dos principais objetivos do festival é fazer com que essa diversidade culinária não se perca. “Queremos muito juntar o tchê dos gaúchos com o vixi mainha dos baianos e promover uma verdadeira mistura de sabores nos quatro dias de festival”, acrescenta.
A programação da abertura contará com a apresentação dos chefes participantes e a palestra “As raízes da gastronomia brasileira”, ministrada pelos chefes Rosa Gonçalves, Clodomiro Tavares e Elmo Alves, além de apresentações culturais. O festival continua na quinta-feira, 16 e se estende até o sábado, 18, com um vasto cronograma de atividades, incluindo oficinas gastronômicas, degustações, palestras, aulas-show e muito mais.
O evento deve profissionais do setor de alimentos e bebidas, chefes de cozinha, estudantes, professores e amantes da gastronomia, produtores da agricultura familiar, piscicultura, além de empresas produtoras de alimentos e organizações de economia solidária. As inscrições para as atividades previstas na programação podem ser feitas pelo site www.lemgastronomia.com ou na própria Gruta.
O I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, escola de cozinha chefe Rosa Gonçalves, Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM) e Sebrae.
O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu nesta terça-feira,14 do Ministério do Meio Ambiente o Certificado de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública. Luís Eduardo Magalhães foi o único município do Estado da Bahia que conquistou o Certificado. Este programa tem o objetivo de promover a responsabilidade socioambiental e incorporar critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública.
Além de promover a economia de recursos naturais e redução de gastos no Centro Administrativo Municipal, aumenta a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Para a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar, “esse Certificado é um reconhecimento que a prefeitura está fazendo um bom trabalho na área ambiental. São pequenas atitudes que ao longo do tempo fazem grande diferença”, comenta Fernanda.
A prefeitura está implantando o reaproveitamento de sacolas, através da Campanha Saco é um Saco, orientações dentro das repartições públicas sobre a Coleta Seletiva e um container para recolhimento dos materiais recicláveis na prefeitura. Também são distribuídos adesivos com lembretes para apagar as luz, imprimir frente e verso, reaproveitar as folhas de ofício, além de reuniões com funcionários da limpeza para um melhor aproveitamento da água e dos materiais utilizados.
Para o prefeito é um grande passo que o Governo Municipal está dando na sustentabilidade. Segundo ele existe uma tendência de descaso com os materiais públicos que precisa ser mudada. A intenção é que aconteça a mudança de hábito em todos funcionários públicos. “É necessário sairmos da comodidade e saber utilizar da melhor maneira os materiais, para que consigamos ter um consumo consciente dos recursos renováveis”, afirmou Humberto Santa Cruz.