Dando a largada na série de debates do segundo turno da corrida presidencial, o confronto promovido pela Rede Band liderou a audiência em boa parte de sua exibição, segundo dados prévios do Ibope, fornecidos pela emissora.
O confronto entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) teve 11 pontos de média de audiência, com picos de 13,6, ficando em primeiro lugar durante dois terços de sua exibição.
Na próxima quinta-feira (16), Dilma e Aécio vão voltar a se enfrentar na televisão. Desta vez, o debate será realizado pelo SBT, por volta das 18h.
Um passageiro de um avião da companhia aérea TAM que partiu de Lima, Peru, às 12h05, com destino a São Paulo, passou mal e morreu durante o voo na tarde desta terça-feira.
Segundo a TAM, todos os protocolos de segurança foram seguidos e os primeiros socorros foram aplicados pela tripulação ainda dentro do avião, que fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, às 17h31.
O homem, de 42 anos, morreu antes de ser atendido por Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.
A empresa aérea, que não informou a causa da morte, se comprometeu a prestar toda a assistência necessária à família da vítima.
Na noite desta terça-feira (14), Aécio Neves e Dilma Rousseff começaram o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República no segundo turno, organizado pela Band, expondo suas propostas para o Brasil.
Dilma foi a primeira pela ordem do sorteio e disse que acredita que nessa eleição era importante lembrar que o PT tirou 36 milhões de pessoas da pobreza e elevou outros 42 milhões à classe média. Ela também garantiu que investirá mais em saúde e educação, além de combater sem trégua a corrupção.
Aécio, por sua vez, disse que o debate inaugurava a fase final daquilo os brasileiros querem para o futuro. O tucano lembrou os avanços sociais do governo Lula, provenientes da estabilização da economia do PSDB, mas disse que nos últimos quatro anos o “Brasil deixou de funcionar”, destacando a inflação crescente.
No confronto direto, a primeira pergunta também coube à Dilma, que aproveitou para dizer que o governo do PSBD em Minas Gerais desviou R$ 7,6 bilhões, o que prejudicou a Saúde no Estado.
“Lamento que a senhora esteja tão desinformada”, começou Aécio, rebatendo a afirmação da petista sobre a Saúde mineira. O ex-governador disse que Minas Gerais tem a melhor qualidade de saúde de todo Sudeste, fato atestado pelo Ministério da Saúde e rebateu dizendo que o Governo Federal tem diminuído a participação na Saúde.
Aécio também disse que o Mais Especialidades era uma proposta antiga do PSBD e que lamentava que Dilma só falasse sobre ele no final do mandato.
Dilma respondeu que únicas propostas que Aécio apresenta eram a continuidade das dela. Reforçou que o PSBD desviou R$ 7,6 milhões em MG, o que poderia ser checado no site do Ministério da Saúde. Ela ainda afirmou que o serviço do SAMU mineiro era o pior do Brasil
“Não falar a verdade se tornou uma tônica da sua campanha desde o primeiro turno”, revidou Aécio. “O Ministério da Saúde de seu governo é quem diz que MG tem a melhor qualidade de saúde no Brasil”. Aécio para Dilma: “A senhora não se arrepende de ter feito campanha com ataques violentos e cruéis?
“Acho que quem faz ataques violentos é o senhor e distorce os fatos”, respondeu Dilma. A presidente disse que PSBD fez apenas o Bolsa Escola, que tratava de 5 milhões de brasileiros, não 50. Destacou que BNDES e Banco do Brasil são grandes instituições, que serão prejudicadas pelo PSDB. “Vocês têm dois pesos e duas medidas, nunca fizeram programas sociais”, disse a petista.
“A senhora falta com a verdade, ninguém deve nada para saúde”, afirmou Aécio Neves. O tucano disse que maior programa de inclusão social do Brasil não foi o Bolsa Família, mas a estabilidade proporcionada pelo Plano Real. O ex-governador mineiro ainda destacou que o Tesouro deve à Caixa deve R$ 10 bilhões e destacou que dará transparência ao bancos públicos se for eleito. Da redação do site band.com.br
No segundo e terceiro blocos os debates continuaram de forma violenta, com acusações de parte a parte. Os brasileiros não devem ter ficado tranquilos com a falta de serenidade dos candidatos, bem como com a falta de informações positivas sobre os planos de governo de um e de outro. No vídeo, o leitor tem um bom resumo do debate.
Na tarde desta segunda-feira (13/10), os vereadores Alcione Rodrigues, Aguinaldo Júnior, Carlos Tito (presidente), Lúcio Carlos, Marileide Carvalho, Otoniel Teixeira e Rui Mendes, reuniram-se com as representantes da Liga de Ordem para Bichos Órfãos (ONG LOBO), no plenário da Câmara Municipal.
A reunião teve por objetivo dirimir dúvidas acerca do Projeto de Lei nº 009/2014, de 12 de junho de 2014, que “Dispõe sobre a Doação a Título Gratuito de um lote de Terreno à ONG Liga de Ordem dos Bichos Órfãos – LOBO”, que tramita na Casa. Além das sócias-fundadoras Rita Pondé e Janete Lauck, também participaram da reunião Virginia, Renata, Thaislane, Thais, Suzane, Viviane, Ellen e Wesley.
O presidente Tito iniciou a reunião, dizendo da importância do diálogo entre os vereadores e os representantes da ONG, para que todos os esclarecimentos fossem prestados, clareando assim a decisão dos vereadores sobre eventuais dúvidas quanto à aprovação do projeto.
“Todos sabem dos relevantes serviços que tem prestado à sociedade de Barreiras a ONG LOBO, que num primeiro momento tem seu foco voltado para a proteção animal, mas que seu trabalho reflete diretamente na saúde pública”, disse Tito.
Os vereadores presentes na reunião fizeram várias perguntas e ponderaram acerca de suas dúvidas existentes sobre o projeto em discussão, com relação à localização, estrutura, manuseio e dinâmica de funcionamento, obtendo os esclarecimentos pelas representantes da ONG.
Por fim, o presidente Tito concluiu os trabalhos dando por proveitosa à reunião, e salientando que diante dos esclarecimentos o projeto seguirá para pauta nos próximos dias, após as comunicações de praxe aos demais vereadores.
Com 2,25 milhões de hectares cultivados e mais de mil propriedades rurais, o Oeste da Bahia inicia uma nova safra com um importante reforço de segurança. A Polícia Militar da Bahia lançou, nesta terça-feira (14), em Luís Eduardo Magalhães, a “Operação Safra”. Esta ação levará policiamento ostensivo e preventivo à zona rural, evitando os transtornos ocorridos na safra passada, quando diversas propriedades foram invadidas para o roubo de defensivos, deixando um prejuízo que ultrapassou a casa dos R$15 milhões. A Operação deverá se estender até abril de 2015.
Segundo o subcomandante geral da Polícia Militar, Cel. Carlos Eleutério, a “Operação Safra” seguirá os mesmos moldes de ações já existentes da polícia militar como a “ Operação Carnaval” e a “ Operação Verão”. Com um efetivo de 72 homens e o apoio de seis viaturas e um helicóptero, as patrulhas vão circular na zona rural e fazer um monitoramento das propriedades. Em caso de movimentação estranha próxima às fazendas, as centrais regionais poderão ser acionadas e a patrulha será enviada ao local. “Muito mais do que a perda econômica, cada assalto gera um abalo social muito grande e é isso que estamos aqui para prevenir”, afirmou o subcomandante.
A “Operação Safra 2014-15” terá início amanhã, quando as patrulhas começarão a circular na zona rural dos 31 municípios que compõem o Oeste da Bahia.
Aí está a previsão da Somar Meteorologia para os próximos 120 dias, em Barreiras e Região. Chuva da boa, entremeada com dias de boa luminosidade, ideais para a lavoura. Uma boa oportunidade para lavouras de variedades precoces de soja.
Humberto relata a importância da Operação para a Região, na presença do sub-comandante geral da PM
O Comando Geral da Polícia Militar da Bahia apresentou, na manhã de hoje, no hangar do Aeroporto Municipal de Luís Eduardo Magalhães, os planos da Operação Safra 2014/2015, que pretende reforçar o policiamento ostensivo em todo o Oeste, inclusive com ações de policiamento de fronteira, repressão ao roubo em fazendas e a toda uma gama de ações de crimes contra a pessoa e o patrimônio.
Celito Missio, produtor
Estiveram presentes empresários do agronegócio, representantes das instituições classistas da área de produção agrícola, e militares dos diversos comandos da PM do Oeste.
O prefeito Humberto Santa Cruz, que recepcionou os comandantes militares, reforçou a oferta de construção de um hangar para a instalação de um grupamento aéreo da Polícia Militar em Luís Eduardo Magalhães. Uma das promessas de campanha do governador eleito Rui Costa, o grupamento aéreo é antiga reivindicação dos produtores rurais, para atender a repressão aos assaltos em fazendas.
Autoridades, militares e produtores inspecionam a frota disponibilizada para o Oeste
Prefeito saúda chegada do novo contingente
O município de Luís Eduardo Magalhães conta a partir desta terça-feira, 14, com um novo contingente policial formado por 15 policiais militares. A chegada dos novos policiais, segundo o comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Paulo Vinícius Souza Rego, representa uma melhoria de cerca de 20% no policiamento da cidade.
Os novos policiais foram apresentados durante o lançamento da “Operação Safra 2014”, realizada na manhã desta terça-feira no hangar localizado no futuro Aeroporto Municipal de Luís Eduardo Magalhães. Para o prefeito Humberto Santa Cruz a vinda do novo efetivo deve, já nos próximos dias, representar uma melhoria significativa da sensação de segurança da população do município.
O prefeito aproveitou a presença do Subcomandante geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho, para entregar documento propondo convênio com a Polícia Militar para a execução do programa “Olho Vivo”, que consiste na instalação de câmeras de vídeo-monitoramento em diversos pontos da cidade.
O convênio consiste basicamente no destacamento de efetivo para auxiliar a central de controle; apoio ao monitoramento; orientações à Guarda Municipal da cidade e integração dos serviços das viaturas. “Nesse primeiro momento estamos instalando 29 câmeras com grande sensibilidade, visão noturna e quatro quilômetros de alcance”, pontuou Humberto.
A ideia é que as câmeras funcionem 24h por dia e contribuam nas ações de segurança da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Guarda Municipal e da própria Polícia Militar, Civil e CIPE Cerrado no município. O vice-prefeito Marcos Alecrim e o vereador Jarbas Rocha também participaram do encontro.
O empresário Fábio Lauck, o vereador Jarbas Rocha, líder do Governo na Câmara, e o Prefeito
UMOB apoia construção de parcerias com a Segurança do Estado
Na condição de presidente da UMOB, Humberto Santa Cruz, aponta um novo futuro para as relações com a estrutura de Segurança do Estado:
“A região oeste surpreende sempre pela sua capacidade de organização em torno de Parcerias Público Privadas entre prefeituras, governo Estadual, produtores rurais, associações. Sozinha a Polícia Militar da Bahia não consegue alcançar todos os pontos do nosso estado, daí a importância de uma operação como esta, visando a garantia da segurança das propriedades rurais da nossa região”, disse o presidente.
O evento antecedeu o II Encontro de Comandantes Regionais do Interior da Bahia, que reuniu militares dos estados que fazem divisa com a Bahia: Piauí, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
De acordo com Comandante da PM na Região Oeste, Coronel Inácio Paz de Lira a “Operação Safra” tem origem no programa de ações preventivas desenvolvido pela Polícia Militar em todo estado e contará com apoio aéreo e outras seis viaturas destinadas exclusivamente para as ações que serão desenvolvidas na região e suas divisas.
Segundo o Subcomandante geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho, que na oportunidade representou o Comandante Geral da PM na Bahia, Coronel Alfredo Braga de Castro, a região oeste é um polo de desenvolvimento para toda Bahia. “Hoje temos um padrão de desenvolvimento nos quatro cantos do estado e é por isso que a Polícia Militar da Bahia criou esse cinturão de proteção dedicado a esta missão e ao sucesso de toda esta operação”, comentou.
Também prestigiaram o lançamento da “Operação Safra 2014” o presidente da Associação dos Agricultores de Irrigantes da Bahia (Aiba), Julio Busato, o diretor da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Celito Missio, produtores rurais e empresários de Luís Eduardo Magalhães e região, além de outras autoridades militares como o Coronel Paulo Faustino, comandante de Policiamento Especializado da PM, Major Camilo Uzeda, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Barreiras, Capitão Paulo Vinícius Souza Rego, comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar e o Major Aloísio Herwans da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Cerrado).
A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na Quinta-Feira, dia 16 de Outubro de 2014, das 09h00min às 10h30min, nos seguintes logradouros: Rua Jorge Amado do bairro Jardim Paraíso, Avenida JK do bairro Jardim das Acácias/Loteamento Jardim das Oliveiras, Loteamento Jardim Primavera, Rua do Pequizeiro, Centro, Rua do Barbatimão, Rua do Ingá, Rua do Tamboril, Rua da Emburana, Rua da Mutamba, Rua da Sucupira, Rua das Acácias, Rua do Angico, Rua do Baru, Rua do Jambo, Rua do Mogno, Rua do Oitizeiro, Rua do Pau Ferro, Rua Jequitibá, Rua Pau Brasil do bairro Jardim das Acácias, Rua Rio Ponta D’Água do bairro Jardim das Acácias/Loteamento Vereda Tropical, Rua Cajueiro, Rua Pequizeiros, Rua Rio das Pedras do bairro Loteamento Vereda Tropical, do município de Luís Eduardo Magalhães. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem os serviços de melhoramento na rede elétrica com segurança.
A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.
Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamento sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
Ligue para o 0800 071 0800 ou consulte o site www.coelba.com.br e obtenha maiores informações.
Meu velho e saudoso pai, Ubirajara dos Santos Sampaio, deve estar se revirando no túmulo. Homem determinado, agricultor, formou seis filhos plantando trigo e milho em uma pequena área de 120 hectares, criando porcos e galinhas. Como filho mais velho, lembro, ainda do seu semblante iluminado, quando passei no vestibular para a faculdade de jornalismo.
O ônibus me deixou a uma légua da fazendinha e quando menos espero vejo o Velho numa Chevrolet mod. 1948, entrando na esquina da estrada velha do Faxinal. Não o cumprimentei. Apenas informei: “Passei, Pai”. E o seu sorriso e o seu abraço foi a maior recompensa que tive em toda a minha vida.
Durante 4 anos, eu e meu Pai, passamos por apertos para a obtenção do diploma, apesar do salário que eu ganhava, nem sempre pontual, já na redação da Zero Hora, a partir do 2º ano da faculdade.
Ainda na faculdade, sobreveio a regulamentação da profissão e como ainda não era formado, ganhei um registro provisório no Ministério do Trabalho, de número 216/RS. Anos depois, atualizei o registro com o diploma e ganhei o registro definitivo no Ministério.
Pois bem: um deputado federal desempregado conseguiu, num cursinho realizado por um tal Sindicato de Salvador, neste final de semana em Luís Eduardo Magalhães, um registro no Ministério do Trabalho. Fez em duas horas o que eu levei 16 anos para fazer, a maior parte desse tempo sustentado pela generosidade do seu Ubirajara.
O Deputado dispensou os 16 anos de estudo, incluindo 4 de faculdade, e mais 45 anos de exercício da profissão e resolveu ser jornalista porque perdeu as sinecuras do Legislativo.
Gregorio Duvivier, humorista, ator, roteirista, 28 anos, inteligente, resume bem as dúvidas dos brasileiros, frente às urnas:
“Não voto feliz em nenhum dos dois candidatos. Não importa quem ganhe, já começa endividado -e vai quitar a dívida com dinheiro público. Ambos contraíram empréstimos milionários com empreiteiras, bancos, com a Friboi (sim, a Friboi doou a mesma quantia para os dois candidatos – não quis correr riscos) e fizeram acordo com os setores mais reacionários da sociedade.
Ambos os governos -não se enganem- vão ser ruralistas, fundamentalistas e corruptos. Seu dinheiro, eleitor, já está comprometido.
Por essas e outras, poderia votar nulo – mas a militância de jipe e os comentaristas de portal não me dão essa opção. Se quem defende causas humanitárias e direitos civis é tachado de petista, não me resta outra opção senão aceitar essa pecha”.
Como confessei hoje ao “polígrota” Fernando Machado, a par disso temo também pelo aparelhamento da Justiça. Ao final de 4 anos, qualquer um dos dois, Aécio ou Dilma, terão 7 ou 8 ministros simpatizantes da causa no Supremo. E aí é meio caminho andado para o empastelamento do Estado de Direito e remédio eficaz para a impunidade dos apaniguados. Que a deusa Themis nos salve de mais esta.
Com 45%, a presidente Dilma Rousseff está empatada tecnicamente com o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, que obteve 44% das intenções de voto, de acordo com pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira pelo Vox Populi.
Indecisos somam 5%, mesmo índice de brancos e nulos. Considerando apenas os votos válidos, novo empate dentro da margem de erro de 2% para mais ou para menos: Dilma tem 51% e Aécio 49%. O nível de confiança é de 95%.
O Vox Populi entrevistou 2 mil pessoas em 147 municípios no sábado (11) e no domingo (12).
Parque Fioravante Galvani realiza projeto de educomunicação em LEM
Novas vozes a favor do respeito à natureza já são ouvidas em toda região. O programa “Alô Cerrado”, promovido pelo Parque Fioravante Galvani (PFG), tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade sobre a riqueza e os problemas que afligem o bioma cerrado.
O programa é inteiramente produzido por 20 alunos, de 10 a 14 anos, da Escola Municipal de Educação Integral São Francisco, na zona rural da cidade. Cada edição tem duração de 30 minutos e é transmitido no segundo sábado de cada mês, às 18h, pela Rádio Cultura FM.
O primeiro programa foi sobre o assunto queimadas. As próximas edições, programadas para acontecer de outubro a janeiro, abordarão os temas: lixo, poluição das águas e do solo, caça e desmatamento. As pautas foram escolhidas pelas próprias crianças durante uma visita ao PFG.
A iniciativa é classificada como um projeto de “educomunicação”, que reúne comunicação e educação. “O programa pretende, por meio das crianças, convidar a população para uma reflexão; a problemática ambiental é responsabilidade de todos e podemos fazer a nossa parte”, explica Gabrielle Rosa, Bióloga do PFG.
O “Alô Cerrado” foi ao ar pela primeira vez em 2009 e teve cinco programas gravados. Agora, o projeto foi retomado com recursos da Cooproeste por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Confira as datas de transmissão das próximas edições:
“Não reconheço em Aécio Neves alguém que possa dar lição de ética. O povo sabe que tem santo e diabo em todos os partidos. No meu e no dos outros. Ninguém ganha eleição dizendo “sou honesto”. Até por que ninguém acredita”.
Como eu sempre digo, neste baile da política não dançam inocentes.
A pesquisa dinâmica – tracking – tem pouco valor científico, porque é feita através de telefonemas aos eleitores e não existe uma rígida classificação da representatividade da consulta (renda, escolaridade, idade, etc). Aquelas que foram realizadas pelo Comitê de Dilma Rousseff indicavam vitória no primeiro turno. Deram errado. Agora estão indicando Dilma até 8 pontos na frente de Aécio. Pode dar errado de novo, assim como IBOPE e Datafolha erraram ao dar Marina no segundo turno e insistirem em mostrar Paulo Souto como vencedor na Bahia. O PT nem divulga essas pesquisas, até porque não estão registradas no TSE.
No Whatsapp, um grupo chamado “Política Livre” tem concentrado as atenções de muita gente envolvida com o meio na região. O Presidente do PT de Luís Eduardo encontrou até um novo tipo de blogueiro reticente com as suas ações, o Fernando Machado, do ZDA. Veja a imagem e tire suas conclusões.
Por essas e outras, pulei fora desse grupo: vai que eu seja incluído entre os “polígrotas de meia tigela”.
Algo me diz – e olhe lá que não tenho os superpoderes de Madame Almerinda – que entre os dias 27 e 29 de outubro será decretado um duríssimo racionamento de energia em todo o País, seja quem for o eleito. Quem assumir, no primeiro dia do ano, terá que administrar com extrema habilidade, racionamento, tarifas até 20% mais altas e as consequências políticas dessa trozoba toda.
Se as chuvas forem ruins nas regiões produtoras que dispõem de irrigação, a falta de energia poderá comprometer a operação.
Por seu turno, São Paulo deverá enfrentar também um cruel racionamento de água, que já existe de verdade, mas que é sempre negado pelo governo do Estado.
São treze empreiteiras envolvidas em superfaturamento de 20% das obras. Cinco diretorias e três partidos são acusados pelos delatores. Com PT ou PSDB no poder vamos ver quem vai para a cadeia. O orçamento da Estatal em 2013 foi de quase 67 bilhões de reais. Para 2015 estão previstos investimentos de R$84 bilhões. Se fosse mantido o esquema de 20%, R$16,8 bilhões estariam em bolsos de corruptos.
Para nível de comparação com os números do escândalo Lavajato, podemos citar que em 2015 o Orçamento do Governo Federal prevê que a Saúde contará com R$ 109,2 bilhões, crescimento de 8,9% em relação a 2014. Um adicional de quase R$ 10 bilhões em relação ao exigido pela Constituição Federal. Para Educação serão destinados R$ 101,3 bilhões (+9,65). O montante é quase o dobro do previsto pela Constituição, ou seja, adicional de R$ 49,9 bilhões.
Clique na imagem para ampliar. Infográfico de O Globo.
Ibope e Datafolha registraram novas pesquisas sobre a corrida presidencial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A data prevista para a divulgação pelos dois institutos é o dia 15 de outubro.
O Ibope já está nas ruas para novo levantamento encomendado pela TV Globo. Além de avaliar as intenções de voto para a Presidência da República no segundo turno, a pesquisa também trará informações sobre a rejeição dos candidatos e a avaliação do atual governo.
Serão entrevistados 3.010 eleitores. O protocolo do levantamento é BR-01097/2014. O Ibope também registrou pesquisas de intenção de voto para governador nos Estados do Rio Grande do Norte e de Goiás.
Há outra pesquisa do Ibope para presidente, também contratada pela TV Globo, prevista para ser divulgada a partir de 16 de outubro. Serão entrevistados 2.002 eleitores e o protocolo do levantamento é BR-01101/2014.
O Datafolha vai às ruas nesta terça-feira, 14, e na quarta-feira, 15, para um levantamento nacional encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo o registro no TSE, serão entrevistados 9.260 eleitores. O protocolo do levantamento é BR-01098/2014. A data prevista para a divulgação dos resultados é 15 de outubro. O Datafolha também registrou pesquisas de intenção de voto para governador nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Instituto Vox Populi registrou, por seu turno, pesquisa para a Rede Record, com entrevistas a campo sábado e domingo. Os resultados deverão ser divulgados amanhã ou quarta-feira.
Debate
Nesta terça, realiza-se o primeiro debate entre os dois candidatos à Presidência, na rede Band, que deve durar mais de uma hora, sem eleição prévia de temas e sem participação de jornalistas. Só o debate puro entre os dois candidatos, com perguntas, réplicas e tréplicas.
Os candidatos à presidência vão usar os debates do segundo turno para buscar a prefência dos eleitores indecisos. É o que aponta o cientista político Fernando Abrucio, em análise no Programa Canal Livre.
A corrida do segundo turno começa na Band. Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) se encontrarão às 22h desta terça-feira. O duelo entre o tucano e a petista será transmitido ao vivo também pelo Portal da Band.
O especialista alerta para as pesquisas de intenção de voto. As últimas divulgadas pelo Ibope e Datafolha mostram um empate técnico entre Aécio (que aparece com 51%) e Dilma (que tem 49%). Por isso, a escolha dos eleitores que não estão 100% certos deve decidir as eleições.
A nova fronteira agrícola brasileira formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, mais conhecida como MATOPIBA, deve ter alta de 21,4% na produção de grãos em um período de 11 safras, mais precisamente entre os ciclos 2013/2014 e 2023/2024. A região vem ganhando destaque na produção de grãos no Brasil há pelo menos duas safras. Na safra 2014/2015 a região deve representar 9,94% da produção de grãos nacional.
As perspectivas são do estudo “Projeções do Agronegócio – Brasil 2013/2014 a 2023/2024 – Projeções de Longo Prazo”, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e divulgadas em setembro.
Segundo as projeções, a produção na região do MATOPIBA deverá saltar de 18,623 milhões de toneladas verificados na safra 2013/2014 para 22,607 milhões de toneladas no ciclo 2023/2024. Apenas na safra 2014/2015 são aguardadas 20,368 milhões de toneladas.
Mais de 8 milhões de hectares
Já a área deverá saltar de 7,2 milhões de hectares para 8,4 milhões de hectares, um aumento de 16,3% neste período.
“As áreas que vêm sendo ocupadas nesses estados têm algumas características essenciais para a agricultura moderna. São planas e extensas, solos potencialmente produtivos, disponibilidade de água, e clima propício com dias longos e com elevada intensidade de sol. A limitação maior, no entanto, são as precárias condições de logística, especialmente transporte terrestre, portuário, comunicação e, em algumas áreas, ausência de serviços financeiros”, pontua o estudo “Projeções do Agronegócio – Brasil 2013/2014 a 2023/2024 – Projeções de Longo Prazo”, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Apenas na Bahia são esperados um aumento de 3,229 milhões de toneladas de soja para 4,388 milhões de toneladas entre as safra 2013/2014 e 2023/2024. Safra 2014/2015
Conforme o primeiro Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos 2014/2015, divulgado na semana passada pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), o Tocantins deverá colher entre 3,734 milhões de toneladas e 3,877 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015. Já o Maranhão entre 4,222 milhões e 4,577 milhões de toneladas, o Piauí entre 2,888 milhões e 3,015 milhões de toneladas, enquanto a Bahia entre 8,222 milhões e 8,779 milhões de toneladas de grãos.
Nesta segunda-feira (13), as equipes do consórcio da obra de esgoto de Barreiras estarão no bairro Renato Gonçalves, onde será interditada provisoriamente as ruas Rui Barbosa e Vasco da Gama, onde será realizados os ramais prediais (estrutura que liga a caixa de passagem, na calçada, até a rede coletora).
Também será paralisado o trânsito em outros quatro bairros para a execução dos ramais prediais. Na Vila Brasil, na rua Rosalvo Boaventura; na Santa Luzia, ruas Napoleão Macedo e Alvorada, e no Bandeirantes, rua Glauber Rocha. Para o assentamento da rede coletora, no bairro Bandeirantes, também ficam interditados trechos das ruas Glauber Rocha e Presidente João Figueiredo.
Na rua São Jorge, na Vila Brasil, será realizada recomposição do asfalto no trecho danificado pelas intervenções da obra de esgoto. Nas ruas Glauber Rocha, Sérgio Vieira de Melo e Presidente João Figueiredo, no bairro Bandeirantes, as equipes realizam intervenções para assentamento da rede coletora.
As equipes da obra continuam nos imóveis do Jardim Ouro Branco, nas ruas Antônio Coité Filho e Chile, onde vêm apoiando os moradores na execução das suas ligações intradomiciliares, que vão ligar os esgotos domésticos dos imóveis até a caixa de passagem, localizada nas calçadas. Após a conclusão do serviço, estes imóveis já começam a ser efetivamente ligados à rede e os moradores beneficiados com a coleta e tratamento dos seus esgotos domésticos.
A secretária Alessandra Hillman, uma professora, e o secretário de Governo, Carlos Alberto Koch
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Educação realizou na última sexta-feira, 10, uma grande festa no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo dos Gerais para homenagear os professores da rede municipal de ensino.
A celebração contou com sorteio de prêmios, almoço e show musical com a dupla Nando e Lucas e marca os festejos pelo Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro. A programação contou ainda com a palestra do doutor em educação Valdir Nogueira, natural de Santa Catarina que abordou em sua palestra o tema “O professor como potencialidade e a escola como possibilidade”. Participaram da comemoração o secretário de Governo, Carlos Alberto Koch, a secretária de Educação, Alessandra Hillmann, a chefe de gabinete Rosa Maria Sthalke e o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Gilmar Rocha.
Apenas um post do blog de O Expresso já alcançou 107 compartilhamentos, no Facebook, com 1.635 clicks diretos na página e com publicação em 50 grupos, num alcance de 14.872 leitores, que deverão ser adicionados aos leitores habituais da publicação. Trata-se da penalização sofrida pela Monsanto em relação à redução de produtividade de algodão transgênico. A estatística é informada pelo próprio Facebook.
Some-se a isso, igualmente, um número expressivo de republicações no Twitter e outras mídias sociais usadas por O Expresso.
Alguns assuntos tratados por O Expresso, como aqueles relacionados com política, agronegócio, economia e infraestrutura, desprezados por outros veículos, tem alcançado enorme repercussão, o que o caracteriza como a leitura de melhor qualificação na região.
O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, reunirá produtores de soja e milho de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais em seminário, no dia 4 de novembro, em São Paulo.
O evento apresentará os resultados de quatro anos do programa e os desafios para continuar crescendo no País. O Soja Plus está presente no primeiro produtor nacional de soja, Mato Grosso, no quinto maior, Mato Grosso do Sul, no sexto, Minas Gerais, e no sétimo, Bahia.
Instituído em 2011 por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), o Soja Plus é simples, voluntário e adequado à realidade do produtor nacional, além de todas as atividades e materiais serem gratuitos. Por isso, o programa tem tido boa aceitação.
No Mato Grosso, a parceria entre a Abiove e a Aprosoja é com o Senar-MT, a Famato e o Instituto Algodão Social (IAS). No Mato Grosso do Sul, os parceiros são Senar-MS, Famasul/Aprosoja MS. Na Bahia, o trabalho com a Abiove é desenvolvido com a Associação de Agricultores e Irrigantes (Aiba). Em Minas Gerais, os coordenadores são o Sistema Faemg e a Universidade Federal de Viçosa.
Representantes dessas instituições participarão do Seminário Soja Plus 2014: Gestão da Propriedade Faz a Diferença. Três produtores que participam do Soja Plus serão premiados pela excelência em gestão de suas propriedades.
Os palestrantes convidados são Carlo Lovatelli, presidente-executivo da Abiove, Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja-MT, Marcelo Duarte, diretor da Aprosoja- MT, Maurício Saito, presidente da Aprosoja-MS, Ivanir Maia, diretor de relações institucionais da Aiba, Pierre Vilela, superintendente do sistema Inaes/Faemg, e Manoel Pereira, presidente do Conselho da Abiove.
Números do Soja Plus – No MT e no MS, 2.415 produtores rurais receberam capacitação teórica em 137 cursos, de 2011 a 2014. Foram realizados 20 dias de campo no MT, dos quais participaram 3.820 produtores e gerentes de fazendas.
A metodologia de trabalho do Soja Plus está alicerçada em cinco módulos de gestão aplicada à propriedade rural:
1) qualidade de vida no trabalho: saúde e segurança ocupacionais;
2) melhores práticas de produção e adequação ambiental;
3) viabilidade financeira e econômica;
4) qualidade do produto;
5) responsabilidade social.
O Soja Plus oferece capacitação gratuita nas fazendas para melhorar a gestão por intermédio de visitas técnicas. Além da assistência técnica in loco, o produtor rural que participa do Soja Plus recebe um conjunto de ferramentas para auxiliá-lo nos trabalhos de rotina da fazenda. Exemplo: manual de compilação de legislação; kit de primeiros socorros; vídeos sobre diálogo diário de segurança; manual de procedimentos seguros em oficinas mecânicas; manual de construções rurais; manual sobre o novo Código Florestal; plano de emergência da propriedade; kit com placas de sinalização de saúde e segurança; blocos de controle de entrega de EPI e documentos.
A herança maldita de FHC não foi administrada por PT. Após uma década de boas chuvas, Dilma pode entregar o País pior do que pegou.
O risco de um apagão em 2015 beira os 23% quando os níveis aceitáveis não passam dos 5%. A informação vem do Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O motivo principal pontuado pelo relatório seria a estiagem.
Mesmo que chova a média anual, os reservatórios brasileiros chegarão ao período seco, no segundo trimestre, com 40% da capacidade. Na Bahia, ao menos 140 municípios estão em estado de emergência decretado pelo governo federal por conta da seca.
Atualmente as regiões Sudeste e Centro Oeste tem apenas 23,6% de sua capacidade e o Nordeste, 19,87%. A situação é um pouco melhor no Norte, com 38,9%, e a região Sul com 89,29%.
No rio São Francisco, Sobradinho que é responsável pela geração de quase 60% da energia da Região, está com 27% da capacidade, enquanto a produção de Três Marias (responsável por mais de 30% da energia da Região) está próximo de zero.
É importante ressaltar que o Sudeste/Centro Oeste tem 202 MW/mês de potência instalada, enquanto o Sul tem apenas 19,8 MW mês de capacidade instalada. O Nordeste tem 51,8 e o Norte, 14,8. Isso significa que se as chuvas não forem abundantes no Sudeste/Centro Oeste e na grande bacia do São Francisco estaremos com sérios problemas de energia, apesar das gerações alternativas, como eólicas e térmicas.
Previsão da catástrofe vem de 2013
Em janeiro de 2013, já se anunciava que o nível abaixo do normal na maioria dos reservatórios do país faz com que quase um quarto da energia distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e consumida em todo o país seja proveniente de usinas termelétricas, de acordo com reportagem da Agência Brasil. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), pelo menos 60 usinas termelétricas estão despachando energia, por meio do SIN, de todos os tipos de fontes: eólica, a carvão, a óleo diesel e combustível, nuclear e a gás natural.
De acordo com o ONS, o despacho térmico atualmente chega a 12,9 mil megawatts (MW), o equivalente a 24% da demanda total do país.
Situação é trágica, diz Aécio Neves
O candidato oposicionista diz, segundo a Agência Brasil, “que a situação do setor elétrico brasileiro é trágica. O custo dos equívocos do governo para os cidadãos brasileiros, por meio de aportes do Tesouro, é imenso. O dinheiro poderia estar indo para saúde, educação e segurança pública, além de outros investimentos, mas acabou sendo usado para tapar um buraco causado pelo governo. Essa política de usar dinheiro do Tesouro para forçar a queda das tarifas não deu certo e causou instabilidade para o sistema. O que precisa ser feito é ampliar a oferta, com o uso de energia eólica, por exemplo, mas só isso não é suficiente. Vamos estudar outras maneiras para melhorar a situação desse setor importantíssimo para a economia.”
Em outras palavras, o Candidato, se eleito for, vai cair no meio do furacão do apagão energético, sem uma solução anunciada em plano de governo. De maneira tão inadvertida, como Dilma Rousseff deixou o problema andar sem tomar uma medida radical, que seria o racionamento e a flutuação das tarifas.
Nota da Redação: o vídeo dos gols de Chapecoense 5 X Internacional O deixou de ser publicado por ser muito pesado e ultrapassar os parâmetros deste blog. (rsrsrs).
O Internacional reassumiu a vice-liderança do Brasileirão ao derrotar o Fluminense por 2×1 no Beira Rio. Agora tem 50 pontos. O São Paulo perdeu para o Atlético Mineiro e está com 49. O Grêmio, que perdeu ontem para o Palmeiras, permanece com 46. O Cruzeiro perdeu no Maracanã para o Flamengo e agora só tem 6 pontos de diferença para o Internacional. Renascem as esperanças coloradas depois de sofrer uma goleada da Chapecoense, que por sinal deixou o Bahia mais perto da zona do rebaixamento, ganhando de 0x1 em Salvador.
Às 20 horas publicaremos a rodada completa, com a classificação. Infográfico do portal Lancenet.
Mensagem recebida via conversa off-line do Facebook:
Amigos Petistas, a orientação do partido em relação à campanha via internet é a seguinte: Devemos evitar responder ou postar qualquer coisa sobre o Aécio. Pois isso leva o nome dele para o topo do Google. Em contrapartida, devemos curtir tudo de positivo em relação à Dilma e comentar, mesmo que seja uma mensagem curta: Dilma 13!!! O objetivo é levar o nome dela ao topo do Google. Espalhem apenas para os amigos partidários em mensagem reservada. Vamos virar esse jogo! Estamos planejando a maior mudança de capa do facebook da história! Hoje as 23h todo mundo que vota na Dilma vai postar uma foto na capa do facebook e colocar a legenda: Vou com a Dilma Para ter sonhos ainda maiores, para ter planos ainda melhores, para seguir mudando hoje, amanhã e sempre. REPASSE A IDÉIA! HOJE AS 23H SERÁ A MUDANÇA!
Que bobagem! O que elege presidente é voto na urna. Citações no Google só fazem sucesso entre nerds desocupados.
Baiano Omisso Branco Nulo da Silva, este é o nome mais votado nas urnas em 5 de outubro. Poderia se eleger governador, com 3.652.167 milhões de abstenções; 93.192 a mais que Rui Costa; 1.211.758 a mais que Paulo Souto e 3.219.788 a mais que Lídice da Mata.
Ainda bem que o volume de abstenções é parecido no País. Caso contrário, já iam começar as piadas, nas mídias sociais, sobre o tradicional vontade de trabalhar do baiano.
A primeira pesquisa ISTOÉ\Sensus realizada depois do primeiro turno da sucessão presidencial mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%. Uma diferença de 17,6 pontos percentuais.
O levantamento feito entre a quarta-feira 7 e a sexta-feira 10 é o primeiro a captar parte dos efeitos provocados pelas revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal.
“Além do crescimento da candidatura de Aécio Neves, observa-se um forte aumento na rejeição da presidenta Dilma Rousseff”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus.
Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. “O tamanho da rejeição à candidatura de Dilma, torna praticamente impossível a reeleição da presidenta”, diz Guedes.
A pesquisa também capta, segundo o diretor do Sensus, os apoios políticos que Aécio recebeu durante a semana, entre eles o do PSB, PV e PPS. O Instituto realizou 2.000 entrevistas, em cinco regiões, 24 Estados e 136 municípios do País.
Assim como nos anos anteriores, a Bahia não vai aderir ao horário de verão em 2014, que tem início à meia noite do dia 19 de outubro e vai até o dia 22 de fevereiro de 2015. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (10).
De acordo com o governo, a decisão pela não participação no horário de verão ficou definida após avaliação que levou em consideração não apenas a “rejeição” de grande parte da população em adiantar os relógios como também a baixa economia de energia que a adesão ao horário alternativo gera. Os demais estados das regiões Norte e Nordeste também ficaram de fora do horário de verão.
Apenas os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, adiantarão os relógios em uma hora. A medida tem o objetivo de diminuir o consumo de energia nos horários de maior consumo, conforme expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A última vez que a Bahia aderiu ao horário de verão foi em 2011, após ter ficado oito anos sem participar. Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o estado economizou 105 megawatts no ano, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida no período.
Um grave acidente vitimou, hoje pela manhã, 3 pessoas, na BR 020, a 125 km de Luís Eduardo Magalhães, próximo a fazenda Carol Farms. Juarez Fernandes, Alionardo Onorato Rocha, 46 anos; Alípio Luís Fernandes, 54 anos; e Luís Ribeiro da Costa, internado em estado grave, no Hospital do Oeste, viajavam em um VW Fox com destino ao Piauí, quando ao realizar uma ultrapassagem chocaram-se, no acostamento com um bi-trem carregado de sal que se dirigia a Goiânia.
O choque foi tão violento que as vítimas ficaram presas nas ferragens e o motor separou-se do automóvel. As carretas do bi-trem tombaram e o cavalo-motor também sofreu danos de monta. Segundo companheiros de viagem, que seguiam em outro carro atrás do VW Fox, o carreteiro tomou o acostamento para ceder lugar ao veículo pequeno. Mas o motorista vitimado teve a mesma ideia e também tomou o acostamento, vindo a colidir frontalmente.
Os bombeiros de Posse, Goiás, retiraram as vítimas das ferragens. A SAMU 192 de LEM transportou o ferido e a PRF fez o laudo técnico da colisão. Com fotos de Sigi Vilares.
Neste exato momento, 12h55, hora de Brasília, um Boeing 787-9 Dreamliner da Virgin Atlantic Airlines sobrevoa em baixa altitude a região da Liverpool, oeste da Inglaterra, com problemas ainda não declarado. O Boeing 787-9 Dreamliner é o modelo mais novo do fabricante norte-americano e tem encontrado diversos problemas no sistema elétrico e baterias. A informação é do site fligthradar.com que acompanha todos os aviões em voo no mundo através dos transponders de bordo.
Eu sou nordestino, meus filhos são nordestinos, meus pais são nordestinos e votamos todos em Aécio Neves !
É o tal do coxinha nordestino. No caso, coxão nordestino! Para quem votou com Dilma durante mais de três anos e o irmão, Geddel Vieira Lima foi diretor da Caixa durante tempo igual, Lúcio estaria cuspindo no prato que comeu?
O prefeito ACM Neto (DEM) assegurou nessa sexta-feira (10), durante coletiva para tratar da campanha do presidenciável tucano Aécio Neves, que, caso seu candidato seja eleito presidente, as portas estarão abertas para o governo baiano liderado pelo PT.
” Todos os programas serão mantidos. Aécio assegura recursos para o estado. As portas estarão abertas para todas as demandas da Bahia”, assinalou Neto.
Ou o prefeito de Salvador teve um ataque de otimismo ou não entende nada de política. A Bahia vai ficar na seca mesmo se Aécio foi eleito.Quem diz que Aécio colocaria azeitona na empada petista, tendo em vista outra eleição duríssima em 2018? Se Aécio ganhar, é óbvio que os programas federais para a Bahia serão interrompidos.